[Perfil] O fenômeno KARA

Kara

Kara é um grupo feminino que estreou em 2007 pela DSP Media com quatro integrantes e que entrou em hiatus por tempo indeterminado em 2016, após três das quatro integrantes terem decidido não renovar seus contratos com a DSP Media.

Integrantes

Atuais integrantes:

  • Heo Youngji
  • Park Gyuri
  • Han Seungyeon
  • Goo Hara

Ex-integrantes:

  • Kim Sung Hee
  • Jung Yong Joo(Nicole)
  • Kang Ji Young

Fã-clube: Kamilia (Junção de “Kara” com a palavra latina “família”).

Cor oficial: Pêssego pérola.

Viva-com-alegriaO significado do nome “KARA” não tem nada a ver com a palavra “cara”, ok ?! O nome do grupo se deve a palavra grega para alegria, que é “chara”.

 

Estréia(2007)

KARA Break It'

Em 29 de Março de 2007 KARA se apresentava pela primeira vez no programa M!Countdown com sua música de estréia “Break It”. A música “Break It” faz parte do primeiro álbum do grupo, intitulado “The First Blooming”, que possui um conceito R&B bem maduro e feminino, e um pouco fofo em algumas partes.

Imagem de Amostra do You Tube

Por mais que a qualidade seja ótima, o grupo não fez muito sucesso e algumas pessoas até dizem que foi um fracasso, mas isso é besteira. Levando em consideração o Kpop de dez anos atrás, mesmo que as garotas do KARA não tenham feito sucesso no início, elas arrasaram nas promoções, no clipe, em tudo.

Em Agosto do mesmo ano foi lançado um Reality Show chamado “Kara Self-Camera”, mostrando o dia a dia das integrantes do grupo. A sua primeira temporada estreou em 8 de Agosto de 2007 e teve 15 episódios, terminando em 12 de Dezembro de 2007.

Mudança na formação do grupo e volta aos palcos(2008)

kara pretty girlEm 2008, infelizmente,  Sung Hee deixa o grupo por pressão dos pais, para que ela pudesse focar em seus estudos e no seu futuro, deixando os fãs de corações partidos.

Com a saída da Sung Hee, a formação do grupo foi alterada e duas novas integrantes foram adicionadas ao KARA, sendo elas a fofa Goo Hara e a delicada Kang Ji Young.

Sung Hee ♥

Sung Hee ♥

Goo Hara (^_^)

Goo Hara ♥

Kang Ji Young S2

Kang Ji Young ♥

 

 

 

 

 

 

 

 

No mesmo ano o grupo retornou aos palcos com o mini álbum “Rock U”, onde elas mostram uma imagem um pouco diferente da sua estreia, com um estilo fofo e descontraído, realmente brilhante e muito fofo. “Rock U” é uma música muito, muito, muito fofa e grudenta, sério !

Imagem de Amostra do You Tube

No dia 18 de agosto foi lançada a segunda temporada de “Kara Self-Camera”, onde novamente mostrava o dia a dia do grupo e das novas integrantes de forma descontraída e alegre. Um novo mini álbum intitulado “Pretty Girl” foi lançado em novembro de 2008 junto com o clipe da música “Pretty Girl”, novamente mostrando um lado fofo e alegre do KARA, e novamente arrebentando corações por aí.

Imagem de Amostra do You Tube

Primeiro lugar nos charts(2009)

Honey kara

No dia 16 de fevereiro o grupo retornou com a música “Honey”, porém as garotas se apresentaram no palco do programa Music Bank no dia 13 de Fevereiro. “Honey” mostra um lado mais sério e elegante do grupo e foi o primeiro single do KARA a fazer um sucesso estrondoso, rendeu o 1° lugar por três semanas não consecutivas no programa musical M!Countdown, também o prêmio Mutizen no programa Inkigayo e o prêmio de “Melhor Dança” no Mnet Asian Music Awards 2009.

Imagem de Amostra do You Tube

Em Março, as garotas protagonizaram a 4ª temporada do Idol Show, da MBC e o reality show MTV Meta Friends, que mostrou um grupo de fãs recebendo uma chance de se tornarem amigos das integrantes do KARA. No dia 28 de julho o single “Wanna” foi lançado, se tornando umas das músicas mais vendidas digitalmente daquele ano. A música possui um estilo moderno e contagiante e o clipe é sem dúvidas muito divertido.

Imagem de Amostra do You Tube

O clipe foi lançado em conjunto com o álbum “Revolution” que também foi um sucesso de vendas, aumentando assim a popularidade do KARA. Nesse mesmo mês as garotas chegaram ao primeiro lugar no programa Inkigayo.

Devido ao grande sucesso do grupo as garotas apareciam em tudo o que é comerciais, revistas e programas de Tv e em 2009 as garotas tiveram mais trabalhos publicitários e destaque do que os dois anos passados juntos. Em novembro desse mesmo ano o grupo estreou o reality show “Kara Bakery”, que acompanhou as integrantes do KARA enquanto elas tentavam planejar e anunciar a sua própria padaria. O programa teve um total de 8 episódios e foi transmitido até o início de 2010. Todos os lucros da padaria foram doados para a caridade.

Estréia no Japão e mais sucesso (2010)

KARA - LUPIN

No dia 22 de fevereiro de 2010 foi lançado o clipe da música “Lupin” junto com o mini álbum de mesmo nome. A faixa título possui um conceito sombrio e maduro, bem diferente de tudo o que o KARA tinha feito até então. Assim que o clipe foi lançado ele já bateu o recorde do grupo com 90 mil visualizações em apenas duas horas no YouTube. Suas promoções renderam ao grupo o primeiro lugar no programa M!Countdown, no Music Bank por três semanas concecutivas e no Inkigayo, ganhando o primeiro lugar em todos os lugares em que passava, seja Tv, rádio, Naver, qualquer lugar, aumentando incrivelmente a popularidade das garotas.

Imagem de Amostra do You Tube

A estreia oficial japonesa foi no dia 11 de agosto com o clipe da versão japonesa da música “Mister”. As garotas mais uma vez surpreenderam os fãs com mais um clipe super legal e contagiante. A música ficou em quinto lugar nos charts da Oricon e foi bastante popular no Japão. O single se tornou a música mais baixada de todos os tempos por um artista coreano no Japão, com downloads superior a 2 milhões até Março de 2012.

Imagem de Amostra do You Tube

Em Setembro foi lançado o álbum 「KARA: Best 2007-2010」, uma compilação de várias músicas coreanas do KARA. O álbum ficou em segundo lugar na parada de Álbuns Diários da Oricon, vendendo no total 18.223 cópias no primeiro dia de lançamento. No dia 3 de novembro o grupo recebeu um certificado de ouro pela RIAJ por ser o primeiro grupo coreano desde a década de 1990 a lançar um álbum todo em coreano que foi capaz de vender mais que 100 mil cópias no Japão, além de receberem também um disco de platina por ter alcançado vendas superiores á 250.000 cópias, em 2011.

No dia 10 de novembro foi lançado o mini álbum “Jumping” e um clipe com o mesmo nome, que foi promovido simultaneamente na Coreia do Sul e no Japão. A música “Jumping” possui um estilo moderno e agitado, bem diferenciado entre os grupos femininos da época e a faixa faz parte do quarto mini álbum coreano do grupo. No dia 10 de Dezembro, as garotas foram vitoriosas pela quarta vez no programa Music Bank e 2 dias depois receberam o prêmio Mutizen no 600º episódio do programa Inkigayo. No Japão, a música estreou em quinto lugar no Daily Singles Chart da Oricon, depois subiu para a segunda posição, atrás apenas do grupo Arashi.

Imagem de Amostra do You Tube

O primeiro álbum japonês do KARA, “Girl’s Talk”, foi lançado no dia 24 de novembro e vendeu 107 mil cópias em uma semana e alcançou a segunda posição na Oricon, tornando “Girl’s Talk” o primeiro álbum de um grupo de garotas não japonesas no Japão em 6 anos e 9 meses à vender mais de 100 mil cópias em sua primeira semana, o álbum foi certificado com dupla platina pela RIAJ no dia 18 de novembro, com vendas superiores a meio milhão no Japão. Ainda em 2010, o grupo foi escolhido como o “Melhor Artista Novato” de acordo com o site japonês Recochoku e no dia 20 de Dezembro a Oricon anunciou também o grupo como “Melhor Artista Novato de 2010“, tornando o sucesso das garotas ainda maior.

Renovação de contratos e novo álbum de sucesso(2011)

Jet Coaster Love KARA

 

Estava para ser lançado o single japonês Jet Coaster Love no dia 23 de março de 2011 no Japão , mas em respeito as vítimas do Sismo e tsunami de Tohoku que ocorreu no dia 11 de março, abalando o país, o lançamento foi adiado e no dia 06 de abril o single foi finalmente lançado alcançando o primeiro lugar na Oricon. Ainda na primeira semana de lançamento as garotas também alcançaram a primeira posição na sessão de Singles semanal, vendendo 122,820 cópias durante a semana, fazendo também com que o single estreasse na sexta posição na Billboard Japan Hot 100. A música “Jet Coaster Love” possui um conceito alegre e sofisticado, sem falar do quão grudenta é a música, uma das melhores músicas do KARA. Devido ao grande abalo sísmico que destruiu centenas de vidas no Japão, grande parte do lucro que o grupo ganhou com a promoção do novo single foi doado ás instituições de suporte ás vítimas do Sismo e tsunami de Tohoku. Ainda em abril, o grupo recebeu dois certificados da RIAJ, um pelas vendas físicas e o outro pelos downloads para toques de celular.

Imagem de Amostra do You Tube

No dia 16 de junho foi lançado o clipe de “Go! Go! Summer“, o novo single do grupo. Esse foi o segundo single do KARA a ultrapassar a marca de 100.000 cópias vendidas ainda na primeira semana de lançamento no Japão, além ser nomeado para o Japan Record Awards, para o prêmio de Melhor Música. O grupo ainda ficou na segunda posição na Oricon na sessão de Singles Semanal, e em quarto lugar na sessão de Singles Mensal, alcançando a marca de 189,064 cópias vendidas em seu primeiro mês. No fim do ano de 2011, “Go! Go! Summer” ficou em oitavo lugar na parada de “Singles Mais Vendidos do Ano“, da Billboard Japan.

Imagem de Amostra do You Tube

Após as promoções no Japão em 2011, surgiram rumores sobre abusos trabalhistas por parte da DSP Media. De acordo com esses rumores a empresa aparentemente não estaria pagando o salário das garotas corretamente e isso faria com que as garotas eventualmente abandonassem não somente a empresa, como também o grupo, mas felizmente tudo isso foi resolvido e as garotas renovaram seus contratos até o início de 2014, garantindo com que futuramente passassem a receber o salário correto.

No dia 5 de Setembro foi lançado o clipe de “Step” e no dia 6 de setembro o álbum “Step” foi disponibilizado para vendas digitais e físicas. Assim que começaram as promoções do álbum, as garotas ficaram na primeira posição no programa M!Countdown e também no programa Music Bank.

Imagem de Amostra do You Tube

O quinto single japonês do grupo, “Winter Magic“, foi lançado no dia 12 de Outubro e vendeu mais de 78,148 cópias em seu primeiro dia, alcançando a segunda posição das paradas musicais na semana.

Imagem de Amostra do You Tube

Mais um álbum japonês foi lançado no dia 16 de Novembro, “Supergirl“, só na pré-venda o álbum vendeu mais de 360.000 cópias. No dia do lançamento o grupo alcançou pela primeira vez o primeiro lugar na sessão diária de Álbuns na Oricon, vendendo mais de 73,076 cópias. Ainda na primeira semana de lançamento, o grupo recebeu um disco de platina após vender mais de 259,602 cópias até o sexto dia após o lançamento do álbum, fazendo com que o álbum também ficasse em primeiro lugar na sessão semanal de Álbuns na Oricon. Durante as promoções do grupo, KARA foi nomeado o “Grupo Feminino Estrangeiro Mais Vendido” no Japão em 2011, pela Oricon, superando o grupo Girls’ Generation, que estreava no Japão esse ano vendendo 232,000 cópias em sua primeira semana de estreia.

Turnê “KARASIA 2012” e o dobro de popularidade(2012)

kara Pandora

No dia 18 de Fevereiro, o grupo deu início a sua primeira turnê desde a sua estreia, KARASIA Tour, que começou com um show no Estádio Olímpico de Seul, onde também teve seu segundo show no dia seguinte. Antes da segunda etapa da turnê, o grupo lançou duas novas músicas dia 21 de março: “Speed Up” e “Girls Power“. Durante os preparativos para o novo single e também para a segunda etapa da turnê, a Nicole acabou sofrendo uma lesão na perna, tendo que se apresentar com a perna engessada . Algumas semanas antes da turnê japonesa começar, o grupo se apresentou no MBC Korean Music Festival na cidade de Bangkok, na Tailândia, onde a Nicole ainda precisou se apresentar com a perna engessada, mas felizmente ela conseguiu se recuperar a tempo antes da turnê no Japão.

Clipe de Speed Up 

Imagem de Amostra do You Tube

Clipe de Girls Power

Imagem de Amostra do You Tube

No dia 14 de Abril, o grupo deu início a sua primeira turnê japonesa, a KARASIA Tour, na cidade de Yokohama, no Japão, foram mais de 150.000 pessoas em cada um dos locais da turnê. Durante o KARASIA Tour, as integrantes apresentaram suas canções solos originais, que foram disponibilizadas para venda no mesmo ano, no álbum “KARA Solo Collection“, em ambas versões coreana e japonesa. KARASIA Tour teve fim no dia 27 de Maio, na cidade de Saitama.

No dia 22 de Agosto foi lançado o quinto mini álbum coreano do grupo intitulado “Pandora“, e o clipe de sua faixa título “Pandora” foi lançado no dia 21 de agosto. Durante as promoções o grupo ficou em primeiro lugar no programa coreano Music Bank.

Imagem de Amostra do You Tube

No dia 17 de Outubro foi lançado o single “Electric Boy“. O single vendeu 28,604 cópias no primeiro dia e ficou em primeiro lugar na sessão diária de Singles da Oricon, e no segundo lugar na sessão semanal, ultrapassando 57,942 cópias vendidas ainda na primeira semana de lançamento. No mesmo ano a música “Electric Boy” foi incluída na terceira edição japonesa do game Just Dance Wii(Just Dance 2).

Imagem de Amostra do You Tube

KARASIA 2013, Concerto no Tokyo Dome e volta aos charts(2013)

Kara Fantastic Girls

No dia 6 de Janeiro de 2013, o grupo realizou seu primeiro concerto no Tokyo Dome, no Japão, sendo o primeiro artista feminino coreano a se apresentar na maior casa de concertos do Japão. Os ingressos do show esgotaram em apenas cinco minutos e compareceram mais de 45,000 pessoas. No dia 27 de março o single “Bye Bye Happy Days!” foi lançado, alcançando o topo da parada diária de singles da Oricon, vendendo 25,552 cópias no dia do lançamento. O grupo também ficou em segundo lugar na parada da Billboard Hot 100 Japan e na Billboard Japan Hot Singles Sales Chart e permaneceu 7 semanas concecutivas nas paradas, vendendo no total 78,000 cópias no Japão. 

Imagem de Amostra do You Tube

No dia 23 de junho, KARA realizou seu segundo fanmeeting japonês chamado “Kamilia School” na Yokohama Arena, compareceram um total de 24.000 fãs. As integrantes do Kara se transformaram em professoras e dividiram o evento em três sessões educacionais com foco em música, arte e linguagem. E no dia 24 de julho foi lançado o single “Thank You Summer Love“. Como já de costume o single ficou no topo dos charts musicais, ficando na segunda posição na Oricon e em primeiro na Billboard Hot 100 Japan pela primeira vez. No dia 28 de Agosto foi lançado digitalmente o quarto álbum japonês do KARA, “Fantastic Girls“. O álbum contém uma edição especial CD+DVD, na qual seu DVD possui o fan-meeting Kamilia School.

No dia 1 de setembro foi lançado o novo álbum do grupo, “Full Bloom“, sendo a música “Damaged Lady” a faixa principal. Durante as promoções de “Damaged Lady”, o grupo ganhou seu primeiro e único prêmio de canção número um, no programa Show Champion, da MBC

Em 19 de outubro, KARA recebeu o “Prêmio de Melhor Grupo Feminino” no Korean Entertainment 10th Anniversary Awards. Elas foram nomeadas ao lado de f(x), Sistar, 2NE1 e Girls Generation. Em 8 de Outubro, o grupo iniciou a sua segunda turnê japonesa, KARASIA 2013, em Yokohama. No dia 24 de Novembro a turnê teve seu fim na cidade de Kobe, onde o grupo infelizmente realizou o seu último concerto como um quinteto.

Nova formação e Hiatus(2014-2016)

kara cupid

nicole-jiyoung-dejan-kara

Vou…chorei…morri ! (*_*) ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Infelizmente, para a tristeza de todos os fãs, “Kamilias” e fãs de Kpop, foi anunciado que Nicole sairia do grupo devido à expiração de seu contrato com a DSP Media e em seguida, no dia 15 de janeiro, foi anunciado que a integrante mais jovem do grupo, Jiyoung, também deixaria o grupo depois de seu contrato ter expirado em abril de 2014.

Em maio de 2014, DSP Media lançou um reality show de TV chamado “Kara Project“, que gira em torno de sete garotas que vão competir para se tornarem futuras integrantes do KARA. No dia 1º de julho, os resultados da votação ao vivo iniciado em 6:45 (KST) oficializaram Heo Youngji como a nova integrante do grupo, com uma pontuação total de 49.591 votos.

Nasci de novo ! Haha

Nasci de novo ! Haha ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Um drama do grupo, intitulado Secret Love, foi exibido pela primeira vez no dia 13 de junho de 2014, no DRAMAcube e passou por seis semanas. O drama gira em torno das histórias de amor de cada integrante, incluindo Nicole e Ji Young, que haviam gravado seus episódios antes de saírem oficialmente do KARA.

No dia 18 de agosto o grupo lançou seu novo mini álbum, “Day & Night“, na Coréia do Sul antes de ir para sua terceira turnê japonesa que teve início no dia 24 de outubro de 2014. As garotas voltaram aos palcos com a sua nova música “Mamma Mia” sendo promovida na Coreia do Sul. A música “Mamma Mia” também foi lançada como o seu 11º single japonês. 

Imagem de Amostra do You Tube

No dia 15 de março de 2015  o grupo lançou um triplo single japonês, “Summer-gic/Sunshine Miracle/Sunny Days“. Ele alcançou a primeira posição na sessão diária de Singles da Oricon, vendendo mais de 28.000 cópias e depois foi classificada como número dois na sessão semanal de Singles da Oricon vendendo um total 52.496 cópias. No dia 26 de maio de 2015 foi lançado o sétimo mini álbum intitulado “In Love“, sendo “Cupid” a faixa principal. Em setembro do mesmo ano foi feita mais uma turnê no Japão.

Imagem de Amostra do You Tube

No dia 15 de janeiro de 2016, a DSP Media, para o desgosto dos fãs, infelizmente anunciou que os contratos de Gyuri, Seungyeon e Hara haviam expirado e elas decidiram não renová-los, sendo assim, elas deixaram a empresa. A empresa também anunciou que Youngji permaneceria com eles por enquanto pois seu contrato não havia expirado, e que ela continuará sua carreira musical como uma artista solo. Devido a esses acontecimentos, se espalhou na mídia a notícia de que o grupo havia terminado, PORÉM no dia 14 de abril de 2016 Gyuri comentou que houve uma má interpretação da mídia sobre o término do grupo, ela disse as seguintes palavras, “O KARA não acabou, apenas por estarmos em diferentes empresas, nossas atividades juntas como grupo se tornarão mais escassas. Mas, além do KARA, eu quero estar ativa individualmente. Por ter começado como uma atriz mirim, eu  gostaria de tentar mais a fundo na atuação do que cantar”. Ou seja, para a alegria dos fãs, o KARA ainda não acabou, apenas está em hiatus.

E fim…por enquanto ! ♥

Bom, essa é a história(resumida) do KARA, um dos melhores e mais famosos grupos de Kpop de todos os tempos. Sem dúvidas as garotas tem milhares de fãs espalhados pelo mundo inteiro, principalmente na Coreia do Sul e no Japão. Se um dia o grupo voltar a ativa, podem ter certeza, vai ser sucesso absoluto!


Com informações da: Wikipedia e Kpoppers States.

Espero que tenham gostado do post!

Escreva aí nos comentários o que acha do KARA e se há algum grupo no qual gostaria de ver a biografia aqui no site também. Até mais ! 

There are 14 comments

  1. Ana

    Gosto muito do Kara, foi uma pena o que aconteceu, mas hoje elas não tem nem metade da popularidade que tinham quando estavam no auge, os últimos lançamentos do grupo forsm praticamente ignorados na Coreia. O grupo fenômeno agora é outro.

  2. Eujimim

    Lendo esse post deu tanta saudade, queria tanto ver o grupo ativo novamente. Kara sem duvida é um grande grupo, e deixaram um grande legado na Coreia e no Japão. Acho legal mostrarem um pouco da historia do grupo pois muitos capopeiros novatos nem davam bola pro grupo nos últimos anos, e isso é um crime pq o grupo só lança hino atras de hino. Só senti falta de vcs falarem mais de MR pq é o sigle do grupo q mais vendeu. Gostei bastante do post e agradeço por fazerem um post especialmente sobre o grupo.

  3. 4everEunji

    Estamos esperando informações/posts/whatever sobre a Jessica… Não fizeram questão de divulgar os DOIS teasers que antecederam o lançamento do novo trabalho dela e, agora, aparentemente, ignoram completamente sua nova música… Acho ridículo esse posicionamento. Caso haja um erro na minha percepção, de antemão, peço desculpas, mas, é o que está parecendo… =/

  4. Ambre Y

    Estou um pouco decepcionada som o site, pelo fato de vocês estarem ignorando o debut solo da Jessica, achava que esse era o melhor site de notícias sobre kpop =(

  5. Paula

    Obrigada pelo post, adorei! Fiquei toda nostálgica, já que o Kara foi o primeiro grupo feminino que eu gostei. Depois odiei e depois gostei de novo (?) mas foi primeiro que eu vi.
    O Kara foi um dos mais populares grupos da Coréia apesar de terem muitos haters por lá, mas é inegável que foram um dos maiores. Vazem falta.

    Não foi só o debut da Jessica que site “ignorou”, também deixaram de postar várias notícias. Talvez eles não estejam tendo tempo.
    Para pra pensar antes de reclamar.

  6. cris

    A unica formação que eu não acompanhei foi a primeira com a sung hee. Mas acho que eu não ia curtir mt o estilo delas nessa epoca.
    Bom, sobre o disband que a gyuri deu a entender que não foi um disband, eu quero só ver o que vai dar isso.
    Acompanho as meninas por paginas de fas do kara e felizmente elas continuam mantendo contato, o que é um bom sinal.
    Espero um album japones com a formacao com as 5 membros, pq eu n sei se a DSP liberaria a YoungJi pra participar de um single ou qualquer coisa do tipo com as ex integrantes.

    obs: eu sou mt azarada msm viu. Tem tanto post pra esse fas de snsd irem reclamar e eles aparecem justo no unico post q realmente me interessava. Afff

    1. cris

      ah, esqueci de comentar que o autor tem bom gosto viu. Pq essa capa do ultimo cd japones de KARA é uma das minhas preferidas. Adoro essa foto e olha q eu nem sou mt fã da youngiji hahahahha

    2. Terry

      Uh jeg kan da lige nå at være med her!Er ikke den store kaffedrikker, men deres the er virkelig skøn! Der er ikke noget bedre en bare at sidde og hygge og kigge ned på Vestergade.. Helt sikkert et af ynleingsstedgrne i Odense :D

Poste o seu comentário