Kpop Now! Entrevista: Staff do ShineeWorldBr!

Olá queridos leitores do Kpop Now! Estamos de volta com mais uma entrevista animadíssima e, dessa vez eu conversei com a equipe do SHINeeWorld Br. As meninas são extremamente fofas e simpáticas, a amizade delas é linda. Elas vão nos contar histórias engraçadas pelas quais passaram e também falarão um pouco da vida delas e como é ser uma pessoa normal e administrar um trabalho de fã para fã ao mesmo tempo.

Sem mais delongas conheçam a equipe, começando pelo desenho fofíssimo da Raquel,

Nós somos as Sailor Shawols! E vamos punir você em nome do SHINee Planet!

Thaís Brenda: Vamos lançar a pergunta base, quando e como conheceram o grupo?

Deh: Foi mais ou menos em 2009, na época em que eles promoviam “Juliette“, mas acho que me fixei mais neles em 2010. Uma amiga minha sempre me mostrava muitos grupos de kpop e graças a ela conheci o SHINee. Porém mais importante do que estar com eles desde o início é estar até o fim, creio eu.

Vivi: Foi depois que eles terminaram as promoções de Hello, lá pra Outubro de 2010, acho. Um colega meu queria montar um grupo de dança e estrear com Lucifer, aí me chamou. Eu não conhecia nada de k-pop, ele me mostrou uma foto deles na época de Replay e os achei feios LOL Mas gostei bastante das músicas, então fui atrás de mais.

Pri: Foi realmente como um milagre pra mim! No começo de 2011, estava trabalhando em um lugar muito sem graça D: Então, às escondidas, eu ficava no Tumblr. Certo dia vi um post com a foto de um “japinha” muito gato! Cheguei em casa, fui procurar saber quem era, e era ninguém menos que Jonghyun!

Lenne: Conheci o SHINee, em 2011, através de um amigo que me mostrou um vídeo da coreografia de lúcifer, fiquei encantada com a sincronia, o ritmo, e perguntei para ele mais sobre o vídeo e quem eram eles, e ele me mandou mais links, e daí fui de Stand By Me, Hello, Raplay, e cada vez mais me apaixonando por SHINee e entrando no Mundo K-Pop.

Nic: Conheci o K-Pop em 2006, estava procurando uns vídeos no YouTube então achei um do DBSK com a BoA, Tri-Angle. Comecei a procurar coisas sobre eles, conheci mais sobre a SME, passei a acompanhar as noticias através de fóruns. Ai soube que iam debutar um grupo novo, o SHINee. Fui ver o Inkigayo na época e acabei vendo a performance de debut, e comecei a gostar bastante do grupo.

Ciça: Conheci no finalzinho de 2009/início de 2010 por uma amiga. Ela me mostrou os mvs de Ring Ding Dong e Hello e assisti parte de um episódio de Hello Baby. Fiquei interessada neles. Depois de assistir todos os episódios de Hello Baby fiquei apaixonada pelos meninos e comecei a procurar mais sobre eles.

Mª Raquel: Eu fiquei conhecendo kpop em 2009, quando minha amiga mostrou a versão japonesa de ‘Rising Sun’ do DBSK. Muito tempo depois, em 2010, eu fui pesquisar sobre outros grupos e vi a previa de ‘Ring Ding Dong’ no canal da SM no Youtube.

Nana: Eu conheci o SHINee no dia 23 de março de 2010, até então eu gostava muito do DBSK e estava assistindo alguns vídeos deles e vi nos relacionados um vídeo do Xiah Junsu, era um solo dele com a participação do Key. Eu achei o Key lindo nesse vídeo e fui procurar informações sobre ele e descobri que ele era do SHINee. No mesmo dia eu vi o MV de ‘Ring Ding Dong’, ‘Replay’ e ‘A.MI.GO’, foi amor a primeira vista, no outro dia eu já tinha a discografia completa.

Xia Junsu + Key – XIATIC

Imagem de Amostra do You Tube

Thaís Brenda: Entrando agora num assunto delicado, BIAS, qual o de cada uma?

Mª Raquel: Taemin. Ele chamou minha atenção no começo por ser fofinho e esforçou para cantar bem também, mas continuou meu bias, pois ele tinha bastante destaque na dança e por sua voz estar mudando. Mas eu amo todos e pelo menos uma vez já tive vontade de mudar de bias pra todos os outros haha!

Nana : O meu é o Key, pois foi com ele que tudo começou, se eu não tivesse visto ele naquele vídeo, talvez eu não fosse shawol como eu sou hoje. Mas eu amo o Onew também, vivo nesse dilema eterno.

Vivi: O primeiro clipe deles que eu vi foi Lucifer, e me apaixonei perdidamente pelo Key. Muita gente não gosta do moicano semi raspado, mas, quando eu vi, fiquei admirada que existisse alguém que fosse capaz de andar de cabeça erguida com um cabelo assim. Aí eu fui pesquisar mais e vi uma frase dele, “Eu não quero ser o melhor, só quero ser alguém que eu não tenha vergonha de ser”. E aí pronto, ele é meu preferido eternamente. Adoro tudo o que ele faz, todas as bizarrices fashion! Gosto de dizer que é como um deus pra mim. Mas amo MUITO todos os 5, cada um é incrível ao seu jeito! Jonghyun e Onew ficam tentando roubar o posto do Key.

Pri: É uma história engraçada! Quando conheci SHINee, me encantei pelo Jjong. Quando vi Ring Ding Dong, meu coração palpitou quando vi o Key com aquele cabelo maravilhoso e os olhos com lápis. Porém, fui assistir Hello Baby, e descobri que o homem dos meus sonhos era Choi Minho! Desde então, não há quem possa disputar meu coração com ele! É um amor louco, minhas amigas me zoam tanto por isso! Amo todos, e abaixo de Minho estão Onew e Jjong.

Ciça: Amo todos,  porém em Hello Baby vi que o meus bias era o Onew., mais pelo jeito dele, me identifiquei bastante [além dele ser muito fofo e lindo, por favor]. Daí de tempos em tempos Jonghyun ‘tenta roubar’ o posto de biased, mas acho que não dá.

Nic: No início eu era louca pelo Key, adorava a presença de palco dele e o seu estilo, mas depois de conhecer cada um melhor e me apaixonar mais ainda pela voz e jeito do Onew, fiquei com o segundo mesmo, desenvolvi o hábito de geralmente gostar dos vocalistas dos grupos, não consigo evitar isso até hoje.

Deh: Acho que tá até meio estampado na minha testa o quanto eu tenho uma preferência pelo Taemin. Ele é um dançarino incrível que começou no grupo como um brotinho de 14 anos e agora é um homenzinho (porque continua parecendo criança). Mas amo todos eles de uma forma tão… diferente.

Lenne: Eu amo todos, mas, tenho que confessar que o Key é meu Bias por vários fatores em comum.

SHINee – Lucifer

Imagem de Amostra do You Tube

Thaís Brenda: Mudando o rumo pra algo ruim, vocês têm muitos problemas com fãs mal educados/nervosinhos no site?

Deh: Problemas não, mas infelizmente me irrito com comentários perguntando sobre “quando eles vêm pro Brasil?” ou coisas do tipo. Infelizmente não se sabe nem se eles vão pisar em solo brasileiro e não temos nenhum contato oficial com a SMEnt.

Mª Raquel: Nós estávamos legendando o drama ‘To the Beautiful You’ junto com o EXO Planet. Como os episódios não tinham data fixa pra sair, algumas pessoas ficavam deixando comentários do tipo “quando sai o próximo?”. Até chegaram a compartilhar outros sites no próprio post, e isso foi um pouco desagradável. Não acho que era por maldade e mais por impaciência. O máximo que a gente faz é rir, tipo quando aparece uma pergunta absurda como pedir o msn do Key e etc.

Nana: Ás vezes confundem, acham que nós somos eles e perguntam quando iremos fazer show no Brasil. Já mandaram até declarações de amor.

Pri: Eu cuido mais do fórum e felizmente não temos problemas assim. Todos os nossos leitores são muito educados, muito legais e nos ajudam muito! Temos os melhores leitores do mundo.

Nic: É claro que há aqueles comentários desagradáveis feitos por fãs ciumentos quanto tem alguma notícia deles com algum grupo feminino, por exemplo. Mas geralmente não é um problema, desde que não seja ofensivo. E agradecer sempre é bom, não é? É meio desestimulante ver uma entrevista enorme feita com tanto amor e carinho, como as da Vivi, e com poucos comentários lol.

Thaís Brenda: O grupo já teve seus momentos difíceis, qual vocês acham que foi a maior barra que o grupo enfrentou?

Nana: O namoro do Jonghyun foi algo que me marcou por que eu achei um tanto absurdo a reação das fãs ao saberem que ele estava em um relacionamento.

Deh: Foi uma época difícil, porque uma parte dos fãs era contra, outra parte queria protegê-los da parte “do contra” e quem sofreu com tudo isso foram eles. E 2011 foi um ano um tanto difícil, eles ficaram sem promover nada na Coreia o ano todo e internacionalmente eram criticados por apenas fazer versão das músicas já lançadas. Eu vejo na letra de “Honesty” que foi composta pelo Jonghyun e pelo Minho que eles pedem desculpas pela ausência deles e por todas as dores que as fãs sofreram enquanto eles estavam fora.

Mª Raquel: O mais triste pra mim foi quando o Jjong machucou a perna e não pode dançar no primeiro show deles em Seul, ele até chorou e pediu desculpas pros fãs, foi muito emocionante.

Lenne: Quando Taemin Sofreu bullying na Escola.

Vivi: quando o Jonghyun se separou da Shin Se Kyung. Foi um dia depois do showcase em Abbey Road, do qual ele só participou em uma música por “estar doente”. Até hoje fico achando que ele estava triste demais pra se apresentar. Quando ele machucou o tornozelo por causa do assédio de fãs, também. Passou um tempão sem dançar nos shows e dava pra ver que ele ficava chateado.

Pri: Quando Minho se machucou durante a gravação do Dream Team. Por ser meu Bias, senti em mim toda a dor que ele sentiu. Ao ver o vídeo, fiquei muito triste. Imaginava o quanto ele podia estar triste, porque teria que ficar um tempo pra se recuperar.

Nic: Certamente foi nas vezes em que eles se machucaram. Como o Minho, que por ser tão bom em esportes acabava se excedendo no Dream Team. Ver ele ter de performar sentado logo no retorno do grupo, e se esforçando para dar o seu melhor foi um momento muito difícil. Por serem artistas, precisam colocar o trabalho em primeiro lugar, e isso geralmente prejudica muito com o bem estar dos integrantes.

Ciça: Quando o Taemin desmaiou no palco e quando o Onew foi pro hospital em 2011. Eu fiquei muito preocupada porque achava que por estarem se esforçando demais, eles ficavam fracos a ponto de nem terem mais saúde e ânimo. Quando o Onew foi pro hospital ano passado, talvez por eu não pesquisar tanto eu não tinha tantas informações sobre ele, e fiquei muito triste. Eu nem me recordo mais, pois mesmo acontecendo essas coisas ruins, vejo que eles conseguem superar com o apoio da família, amigos e fãs.

Thaís Brenda: Então, voltando pra felicidade, qual a melhor memória que vocês têm deles?

Deh: Escolho dois momentos: o primeiro show deles e o retorno com Sherlock.

Mª Raquel: ‘Sherlock’, nós estávamos esperando há uns três meses pelo álbum novo coreano. Quando um coreógrafo da SM postou na internet uma foto dos cinco juntos a gente sabia que eles iam voltar, os cinco juntinhos foi muito emocionante.

Nana: O primeiro show deles. Conseguir fazer um show nessas proporções é a consagração de um artista, ainda mais que o primeiro show não foi na Coreia, foi no Japão. E também e retorno de ‘Sherlock’ e o musical do Key.

Vivi: O showcase em Abbey Road, pra comemorar a estreia no Japão. Eu sou uma pequena fã de Beatles, então significou muito pra mim eles estarem lá.

Pri: Bom, essa é uma pergunta difícil. Mas vou dizer a participação deles no Hello Baby. Porque me fez sentir tão próxima deles, da intimidade deles. Me fez conhecer melhor cada um, então acho que não vou esquecer HB.

Lenne: O momento que mais me mexeu foi o 1ºConcerto no Japão, Chorei ao ver a apresentação em casa, comecei a pensar em tudo que eles passaram desde Trainner e aonde estão chegando, vendo eles felizes e emocionados por estarem lá de fato me faz não esquecer.

Ciça: Foram 2 momentos pra mim: o primeiro foi quando eles usaram aqueles pijamas em Hello Baby para entreter o bebê Yoogeun no ep. 3. O segundo foi ter os assistido num vídeo da SMTown em Paris ano passado. Ver a reação deles se apresentando para os fãs internacionais não tem preço pra mim.

Nic: Nunca vou esquecer a primeira vez que eles ganharam em um programa, com Love Like Oxygen, além de ser a minha música favorita, representou muito tanto para os fãs quanto para eles, como se fosse um sonho se tornando realidade. Ganharem de um grupo como o FT Island. Lembro até hoje da cara do Taemin de “Nós ganhamos, ganhamos mesmo.” E o Jonghyun chorando com o Key, dois bebês. Taemin agradeceu, mesmo sendo maknae, ele foi certamente um dos mais fortes naquela hora.

Thaís Brenda: Como a equipe foi formada?

Nic: O blog do SWBr surgiu em 2010, o fórum já existia, eu e a Nana não somos as fundadoras do SWBr. Na época, eu fazia parte de um fansub junto dos fundadores do blog. Um dia, fui chamada pra ajudar um deles na tradução de uma notícia.

Sempre que precisavam e eu estava disponível, com o tempo fui fazendo várias coisas até que sem perceber já estava na equipe. Devido à ausência dos fundadores, acabei por tomar conta do blog.

Cuidei do blog sozinha por alguns meses, até a Nana surgir e mudar a minha vida, me ajudando com tudo brilhantemente. Logo depois abrimos as inscrições e veio a amante de Pokémons Vivi, depois Deh/Pri/Rach juntas, que permanecem firmes e fortes até hoje.

Aos poucos a equipe foi aumentando e tornou-se a família que é hoje, com a Ciça/Lenne. Não conheço ninguém pessoalmente, mas sinceramente gostaria de conhecer a todas e agradecer pela ajuda que deram e dão ao SWBr e por ocuparem um lugar tão carinhoso e especial no meu coração, e particularmente à Nana, que ajudou a transformar um simples blog no maravilhoso e enorme site que é hoje.

Nessa parte da conversa a Nana nos avisou que o site estava próximo de atingir a marca de 500 mil visitantes, uma vitória e tanto. Parabéns meninas!

Thaís Brenda: Escolher bias é difícil, mas quando se tratam de álbum, videoclipe e música. Citem um de cada que vocês prefiram.

Mª Raquel: Meu álbum preferido é o ‘Hello’, apesar de gostar muito das musicas mais R&B. O videoclipe coreano favorito seria ‘Hello’ também, mas contando os japoneses seria ‘Juliette’ versão japonesa. Música favorita é ‘A-Yo’, que é de ‘Hello’ também.

Nana: Meu álbum favorito é o ‘SHINee World’, considero uma obra-prima. Videoclipe coreano é ‘Ring Ding Dong’ e japonês o ‘Replay’. Música é ‘Seesaw’ que é do ‘The First’.

Deh: Música depende muito do meu humor, mas num geral é ‘A-Yo’ também. Álbum e videoclipe eu fico com ‘Lucifer’, acho o álbum bem “sob medida” tanto pras baladas quanto pras músicas animadas, e o videoclipe (Lucifer) porque eu sou apaixonada por todos os visuais deles e pela coreografia apesar de ser um clipe bem simples.

Vivi: Eu devo ser uma das poucas pessoas que acha esse tipo de pergunta fácil! Meu álbum favorito é o The First, todas as músicas são muito bem trabalhadas e eles estão divinos cantando. O MV é Juliette japonesa, porque acho que captura bem o estilo do SHINee. E a música é START, do The First. A música em si é muito boa e a letra fala de começar os seus projetos, sonhos, não simplesmente ficar parado achando que vai dar tudo errado. É uma mensagem muito especial, pra mim.

Pri: Amo todas as músicas, todos os álbuns e todos os MVS! Mas se for pra nomear digo que meu álbum favorito é o Hello, por conter muitas músicas românticas. É um álbum muito completo, na minha concepção. O conceito de Hello também é muito lindo, eles como garotos apaixonados assim como em Replay, mas a diferença é que estão mais maduros, amei esse conceito! E Hello também foi o primeiro álbum que eu comprei, então é muito especial pra mim!  Meu MV favorito é Ring Ding Dong/Hello/Replay versão japonesa… (e todos! rs) e música favorita Love’s Way, Romantic, A-Yo e Hello.

Lenne: “Hello” sem dúvidas. Hello é o álbum que me fez de fato conhecer o SHINee. A música que sempre está no meu coração é Life. MV: A.Mi.Go. quando vejo saio cantando e tentando fazer os passos tudinho trocados, o MV realmente me contagia.

Ciça: Álbum: atualmente o A.MI.GO  adoro as músicas dele, amo o photobook que vem junto. MV: ‘Replay – kimi wa boku no everything’ por vários motivos. Música: pela tradução, a A-Yo. quando a li achei inspiração para fazer as provas finais pro vestibular, mas também amo a SHINee Girl/Replay [ambas as versões] e Juliette coreana.

Nic: O meu álbum favorito é o Lucifer/Hello (Repaginado), todas as músicas são simplesmente maravilhosas, bem produzidas, e de grande variedade de estilos, desde baladas, como Quasimodo e Obsession a batidas mais fortes, como Shout Out e Ready Or Not. Quanto ao MV, o de Amigo é o meu favorito, tanto pela música quanto por ter uma história legal. Tenho várias músicas favoritas, Love Like Oxygen, Obsession, In My Room e Jojo.

Thaís Brenda: Porque SHINee e não outro grupo?

Deh: Pra mim eles têm aquele “Q” que eu não consigo ver em outros grupos, eles passam um sentimento de “nós 5 estamos juntos no palco, estamos completos” e isso é gratificante de ver como fã.

Nana: Eu nunca fui fã de outro grupo ou cantor como sou deles, eu tenho uma conexão muito forte com o estilo deles. Ás vezes eu estou brava ou triste por alguma coisa e vejo algo do grupo, e acabo esquecendo os problemas e rindo das coisas deles. O jeito como eles se complementam é algo que me deixa maravilhada.

Mª Raquel: Eles são um grupo maravilhoso e eu queria ajudar outras pessoas a conhece-los. Foi pelo site que eu descobri varias coisas sobre eles e virei ~mais~ fã. É uma forma de pagar de volta pelas coisas que eu aprendi com eles: o jeito como eles se esforçam, se cobram muito e fazem tudo com amor. Eu quero que outros os conheçam desse jeito.

Pri: Eu mesma me pergunto isso! Não só por trabalharmos num site, mas simplesmente o porquê de eu amá-los tanto. Há momentos que bate uma preguiça de postar, de atualizar as coisas. Mas aí eu penso “É por SHINee, é para o SHINee”! Eles me dão tanta força e coragem. Eles fazem tanto por nós fãs que me sinto na obrigação de fazer algo de volta! Eles têm algo muito especial, que me atrai pra eles.

Lenne: Quando conheci o SHINee tudo mudou, suas letras me faziam refletir, fez todos meus sonhos esquecidos retornarem, e me motivam a ir em frente. SHINee pra mim foi uma luz na escuridão. Quando se vê a história de cada pessoa, seus esforços nos fazem crer no impossível! Quando vi a divulgação para Shiny Fansubber eu me candidatei pois senti algo diferente, depois que passei a fazer parte, comecei a me sentir muito honrada por fazer parte de algo que sempre admirei.

Vivi: Esses meninos me passam uma sensação de honestidade, sabe? O aegyo e fanservice dos outros grupos me incomoda. Todos eles são extremamente esforçados, dá pra ver o crescimento, especialmente no Taemin e no Minho. Na época em que os conheci, eu estava em depressão, aí fui cegada pelo brilho. As coisas não ficaram bem de repente, mas eu pensava no esforço e na alegria de cada um e queria continuar seguindo em frente. Até hoje, saber que eles estão vivos e se esforçando é o que me dá forças.

Ciça: Como a Vivi disse, eles são verdadeiros, quando estão cansados mostram que estão cansados mesmo, não tentam ser super-homens mas conseguem brilhar dando o suor e sangue pelos sonhos deles. E quando sorriem mesmo estando exaustos ou tristes, fico admirada por esse esforço. Ver pessoas assim me inspira pra como quero ser no futuro e queria poder ser capaz de fazer algo para recompensar esse amor deles. Daí surgiu a oportunidade de entrar no SWBr e realmente amei.

Nic: O K-pop mudou muito de uns anos para cá, o SHINee conseguiu superar muitas barreiras e se tornar um dos principais grupos ídolos. Atualmente há o surgimento de muitos grupos efêmeros, o que criou a tese de que muitos não duram mais de 5 anos, e os meninos ano que vem completarão isso e, certamente passarão por muitos outros aniversários. Por ser um grupo forte, talentoso, carismático, posso afirmar que de todos que debutaram de 2008 para cá, eles são meu grupo masculino favorito, o que me fez agarrar ao SWBr desde a primeira vez, e não conseguir soltar nunca mais, fazendo o possível para torná-lo cada vez mais forte e uma fonte confiável para todos os fãs brasileiros.

Thaís Brenda: Vocês são fãs de mais algum grupo de kpop? Tem preferência por grupos femininos ou masculinos?

Deh: Fã mesmo, do tipo que eu sou com o SHINee, só com f(x), mas adoro grupos como Girls Generation, miss A, coisas que tenham coreografias animadas. Mas não tenho uma preferência entre feminino ou masculino, gosto de grupos como B2ST, TVXQ.

Nana: Eu tenho preferência por grupos masculinos, mas gosto de alguns femininos também. Atualmente meus grupos favoritos além do SHINee são, EXO, f(x),EXID, BTOB, B2AST, BoA, K.Will e TVXQ.

Mª Raquel: Eu gosto muito de f(x) elas estão quase empatadas com SHINee pra mim. Além delas eu gosto de SNSD, TVXQ, da BoA, Super Junior (SM biased lol)… E acho que prefiro grupos femininos.

Vivi: Curto f(x), EXO, B1A4 e Secret. Não acho que eu tenha preferência por um dos sexos, mas não gosto da falta de variedade entre as meninas.

Pri: Tenho preferência por boy groups, acho que os grupos femininos são todos muito iguais. Gosto muito de Big Bang. Também gosto de ouvir um pouco de SuJu, Shinwa, Nu’est. O único grupo feminino que realmente amo a ponto de me incluir no fandom, é 2NE1. Justamente por ser diferente dos grupos femininos atuais, tanto que minha inspiração é a Park Bom.

Lenne: Gosto de SNSD, f(x), SuJu, Girl’s Day, BoA, Yiruma, After School, TVXQ e outros.

Ciça: Sou E.L.F, curto CNBlue, B.A.P, f[x], MBLAQ, FT. Island, Orange Caramel, BoA, 2NE1, TVXQ, UKiss, EXO-M.

Nic: BoA, Jay Park, G.NA, Epik High, Davichi, K.Will, SNSD, Secret, Sistar, T-ara, Big Bang, DBSK. SME é sem dúvidas a minha agência ídolo favorita, gosto muito dos artistas de lá.

Thaís Brenda: Fora do kpop, o que toca na playlist de vocês?

Mª Raquel: Beyoncé e Jessie J, mas na verdade faz bem tempo que não ouço nada fora de kpop.

Nic: Não tenho mais o hábito de escutar música ocidental como antes, mas adorava Green Day e Linkin Park.

Pri: Backstreet Boys, Nickelback, Maron 5, nessa linha.

Deh: Eu gosto de muitas coisas, cantoras como Lady Gaga, Britney, Rihanna, Namie Amuro, Utada Hikaru e tudo mais, mas minha musa inspiradora é a Ayumi Hamasaki. Ela é maravilhosa, tanto como artista como pessoa, eu sinto por ela a mesma coisa que sinto pelo SHINee. E acho uma coincidência que a época em que eu conheci a Ayumi era a época em que o SHINee debutou na Coreia, em Maio de 2008.

Lenne: Gosto do O-Zone, Nickelback, Fujita Maiko, Shakira, Lady Gaga AC/DC, Yui.

Nana: Ciara, Beyoncé, Cheryl Cole, Little Mix, Usher, Nicki Minaj, Shy’M, Marina & The Diamonds e Jessie J estão sempre na minha playlist.

Vivi: Minha diva, musa e Deusa é a Jolin Tsai, uma cantora taiwanesa. Minhas inspirações pra vida são ela e o SHINee! Também gosto de Franz Ferdinand, Justin Timberlake, Maroon 5, Kylie Minogue e alguns Vocaloids, tipo KAITO e Kagamine Len.

Ciça: Jonas Brothers; amo Puffy AmiYumi, o Hangeng, Marisa Monte, Bruno Mars e O Fantasma da Ópera.

Thaís Brenda: Sobre os couples, vocês curtem algum?

Mª Raquel: Eu gosto muito de 2min. Eles são muito próximos e o Minho cuida muito bem do Taemin. Só que tem gente que vê os membros em um casal, e eu gosto de um monte: JongTae, OnKey, TaeKey JongHo, mas eu não vejo eles como um casal de verdade, gosto de ver a amizade entre eles.

Pri: Pergunta polêmica! Não consigo vê-los como yaoi. Couple pra mim é algo muito mais fraternal. É a amizade, o carinho, o cuidado de uns com os outros. Assim, gosto muito de 2Min. Não sei por que, acho que são muito fofos. Depois que vi uma entrevista do Minho falando sobre o Taemin, aí que me derreti mesmo.

Deh: Gosto muito da interação entro o Taemin e o Minho, porque acho eles muito amores juntos e, amo a relação de bullying entre o Jonghyun e o Minho, é maravilhosa mas só por diversão mesmo, não sou muito adepta a couples.

Nana: Eu não shippo nenhum, não sou adepta a couples, mas eu gosto da interação entre eles, o quão próximo eles são, mas não vejo nenhum deles como um casal.

Vivi: Eu curto a amizade especial de alguns. O único couple pra mim é Onkey, porque todo mundo faz eles de um jeito bem legal, o Onew sendo o nerd desastrado e o Key sendo o cara cheio de estilo e que está acima de todos nós. Mas eles de verdade mal interagem assim, então é só em fanfics mesmo!

Ciça: Na verdade acho que é só fanservice, mesmo que algumas vezes pareça algo mais sério acredito que seja apenas pela amizade próxima.

Lenne: Levo mais para o lado da amizade. Acho que não deve ser levado a sério que realmente haja algo ali, mas fica muito fofo. Falando sério, é bonito de ver a relação de amizade, quanto a Couple fica só na cabeça quando achamos algo duvidoso, mais não para me fazer acreditar.

Nic: Não curto nenhum couple, alguns normalmente são mais próximos, então se sentem mais à vontade em demonstrar uma relação mais confortável em público, os fãs geralmente confundem as coisas.

Thaís Brenda: O que vocês acharam de Dazzling Girl’?

Nana: Vou definir em uma palavra: ALEGRE. As apresentações são bem animadas, são contagiantes, você sai pulando e cantando sem perceber.

Deh: Orgulho. Porque é o primeiro single original deles no Japão, é todo um conceito novo e além de estar maravilhoso vendeu bem, eles fizeram do jeito ideal.

Mª Raquel: Eu amei, a música e o conceito, eles estão muito alegres no videoclipe também.

Vivi: Eu adoro as promoções japonesas! Dazzling Girl, em especial, é uma fofura! As fotos estão todas muito lindas e eles podem dançar com o maior sorriso do mundo, diferente de Lucifer… Acho que todas as shawols ficam felizes de vê-los dançando sorrindo!

Pri: Fiquei muito empolgada! É o 1º single originalmente japonês e foi muito bem feito! A música é ótima, a batida contagia. É o tipo de música que faz você ficar murmurando o dia todo! A coreografia é muito legal, e sou muito crítica nesse aspecto.

Lenne: Dazzlin Girl é uma música bem alegre, que contagia, e seu PV realmente está muito Fofo e harmonioso. Esse foi o PV mais sorridente que já vi eles fazendo com uma felicidade estampada.

Ciça: Adoro o ritmo da música e o PV, achei que eles estavam bem espontâneos e sorridentes assim como a história do clipe, a cara ‘deles’. A letra é fácil e viciante.

Nic: Gostei bastante da música, você já vicia mesmo escutando apenas uma vez. Gosto de como eles produzem o SHINee no Japão! É algo renovado, que agrada ao público, é assim que deve ser! A coreografia de DG é tão legal, bem animada.

Thaís Brenda: Qual a opinião de vocês sobre a administração da SME?

Deh: Acho que depois de perceber que o SHINee é um tanto popular no Japão (principalmente com esse single inédito) eles começaram a “cuidar” mais do SHINee, tipo, esteticamente?! Comparando a produção de ‘Lucifer’ para “Sherlock” você pode ver o quanto foi mais investido.

Mª Raquel: É ruim vê-los focarem demais nas promoções japonesas por que não são tão legais quanto as coreanas: eles tem menos aparições na TV e elas são cortadas, os álbuns são mais caros, enfim. Só tenho a reclamação que eles ficam tirando o videoclipe de “Dazzling Girl” do Youtube e não colocam logo no canal oficial.

Vivi: A EMI, empresa que cuida deles no Japão, sabe fazer uma distribuição melhor de versos entre os membros. E eles aparecem em mil revistas, outro ponto bom. Acho que a SM foi bem esperta em mandá-los pra atividades individuais esse ano!

Pri: Como disse anteriormente, acho que a SM agencia muito bem deles. Dão um treinamento maravilhoso, lapidam cada um. Minha única objeção é a agenda deles, que acaba se tornando muito exaustiva. Entendo que não é culpa totalmente da SM, afinal, SHINee por fazer muito sucesso, precisa responder à essa procura.

Ciça: Acho que eles estão sendo bem administrados sim, se comparar com k-groups antigos da SM eles estão bem. E concordo com a Pri no quesito da rotina cheia de programas para fazer, às vezes eles ficam tão cansados que atrapalham algumas apresentações.

Lenne: De início ao vê-los falando indiretamente e mudando de assunto em entrevistas sempre achei a SM injusta, mas creio que agora que estão mais maduros a SM sabe o
que cada um faz melhor. Eu ficava e ainda fico chocada quando perguntam aos meninos: ‘e o que vocês fazem em suas férias?’ Eles: Eu treino mais!

Thaís Brenda: Vocês acham que em algum momento o talento dos meninos é deixado de lado para usarem mais da aparência?

Deh: Taemin? Quando o SHINee debutou, obviamente, mesmo sendo fã reconheço que ele não tinha uma voz muito boa, mas ele era só um menino de 14 anos que ainda estava passando por mudanças, mas agora, ele tem uma voz incrível que poderia ser mais explorada além da aparência dele (principalmente quando o vestem de menina). Minho também pode cantar, óbvio que ele não pode sair por aí dando um agudo que nem a IU, mas ele já provou que pode cantar muito bem.

Nana: Antes eu achava que deixavam o Taemin um pouco de lado, mas depois do ‘Immortal Song 2’ ele conseguiu provar que consegue cantar tão bem quando os outros.

Taemin em ‘Immortal Song 2’

Imagem de Amostra do You Tube

Mª Raquel: Acho que tem apresentações que focam no físico deles ou na aparência como internet War ou o solo antigo do Minho, ‘Oh My God’. Mas essas são dos shows, são fanservice. Nas apresentações promocionais, eles sempre mostram a força vocal e o foco principal que é a dança com coreografias complexas e ensaiadas milimetricamente.

Vivi: não acho que o talento seja deixado de lado, mas a exposição grande do Taemin nos 3 primeiros clipes japoneses são com certeza porque ele é mais popular lá.

Pri: De forma alguma! Os talentos de cada um vêm sendo cada vez mais explorados. Gosto da SM por isso. SHINee é um grupo completo, onde todos cantam bem, todos dançam bem, todos são lindos. E é nítido como eles se esforçam para se superarem.

Ciça: Acho que algumas pessoas consideram mais a aparência deles do que o talento em si.  Creio que o Jonghyun, por ser o vocalista principal apareça mais que os outros. Mas acho que a aparência deles, de certa forma é um talento deles e ter uma ‘boa aparência’ é fundamental para se manter bem na mídia.

Lenne: Não, tanto que se eles tivessem deixado o talento deles de lado e usado apenas a aparência não teriam chegado aonde estão hoje. Concordo com você Vivi nos três primeiros clipes japoneses ele é mostrado bastante, mais não tirando o talento que cada um possui.

Nic: Hoje em dia isso é uma estratégia bastante usada. O primeiro contato de muitos, usando como exemplo os fãs brasileiros, pelo o coreano ser uma língua diferente das que eles já conheciam, acabam por gostar primeiro do grupo pela aparência. Sempre tem aquele integrante que é o ‘visual’ do grupo, mais usado em propagandas e outras coisas. Acho que a SME sabe explorar isso quando a convém, mas não acho que seja usado muito no SHINee. Cada um faz uma atividade diferente, dependendo do seu talento individual.

Thaís Brenda: Sobre os trabalhos externos, vocês estão gostando?

Deh: Acho ótimo, mostra outros lados e talentos deles. Esse ano o Minho atuou em um sitcom e em um drama, do primeiro trabalho dele atuando para o drama “For You in Full Blossom” existe uma diferença monstro no quanto ele melhorou. E também me orgulho muito do Key ter participado de um musical, é uma forma de valorizar tanto a atuação quanto o vocal dele, e o melhor: ao vivo.

Mª Raquel: Eu gostei muito de “To The Beautiful You”, dá pra ver como o Minho evoluiu desde sua outra aparição na TV. E eu realmente amei o Taemin no “Immortal Song”. Ele foi bem melhor do que eu, e muita gente achávamos que ia.

Nana: Eu adoro os dramas e musicais, é algo diferente do que estamos acostumadas, eu me surpreendi com a atuação do Minho e assisti o sitcom e especial de final (Pianist) e dá pra ver que ele melhorou muito atuando, o Onew já fez dois musicais, porem eu não acompanhei e agora o Key que vai entrar em cartaz novamente com “Catch Me if You Can”. Eles todos deram o seu melhor para conseguir transmitir a cada emoção em sua atuações.

Key em ‘Catch me if You Can’

Imagem de Amostra do You Tube

Pri: As atividades são muito importantes. Creio que assim eles têm mais liberdade para mostrarem suas identidades. E é óbvio, que os 5 possuem o mesmo objetivo que é o SHINee, mas individualmente possuem ambições também. Minho está extremamente feliz por poder se aperfeiçoar como ator. Taemin cantando no Immortal Song, mostrando suas habilidades.

Vivi: Dá muito orgulho especialmente porque eles sempre vão atrás de fazer coisas desafiadoras, tipo o Minho atuar, o Taemin e o Key cantarem. Mas o Onew em musicais e o Jonhyun no IS2 também me deixam felizes de vê-los ter a oportunidade de mostrar o que sabem fazer sozinhos! Aliás, a exposição que o Key fez em um museu conta como atividade extra-SHINee? Porque eu me enchi de orgulho quando ele fez aquilo!

Lenne: Quando vemos que eles irão fazer um musical/drama dá pra ver que mesmo com trabalho e o cansaço eles sempre estão felizes, afinal é um sonho que cada um deles tem, e que estão realizando. Quando os vejo felizes fazendo isso, automaticamente fico feliz também.

Ciça: Creio que as atividades individuais dos meninos são essenciais para manterem o nome do SHINee na mídia. Mostra como os meninos são multi-talentosos, têm experiências com outras coisas além da música.

Nic: Adoro essas atividades, podemos explorar mais o talento dos meninos! Minho, atuando, de ‘Pianist’ a ‘To the Beautiful You’ dá para perceber a melhora dele! Onew em musicais, em ‘Brothers Were Brave’, ele estava bem ansioso para saber como se sairia, mas ao incorporar o personagem que estava fazendo, se sentiu bem à vontade no palco. Taemin e Jonghyun no ‘Immortal Song’, conseguindo arrancar sorrisos e orgulho de todos aqueles artistas veteranos, lendas da música coreana, adorei ver todas as performances e como eles se saiam em cada uma delas, adaptando-se a canções bem diferentes das de hoje.

Thaís Brenda: Vocês fazem alguma coisa pra se manterem mais próximas dos leitores?

Deh: Sim, todas nós nos reunimos e cada uma foi falando o que seria bom perguntar para os leitores e assim melhorarmos nosso trabalho.

Nana: Já fizemos algumas pesquisas. E com base nas respondas procuramos melhorar o que não está tão bom, deixar o site interativo e interessante para os nossos leitores.

Mª Raquel: Além das pesquisas a gente sempre recebe perguntas pelo twitter, facebook e tenta responder aos comentários nos posts do site.

Vivi: Nós temos um fórum, uma página com o twitter de cada uma da equipe, mudamos o sistema de comentários para que todos possam saber quando estão falando com alguém da equipe. E fazemos pesquisas! Sempre aprendemos muito com elas!

Pri: Eu, particularmente, procuro conversar bastante com aqueles mais ativos. Busco nas redes sociais e tento criar mesmo uma amizade. No fórum, há uma área onde todos podem conversar à vontade. Também fazemos jogos e procuramos interagir bastante com os leitores.

Thaís Brenda: Muito bacana essa preocupação com a opinião dos leitores e uma busca pela melhora.

Mª Raquel: Sim, na ultima pesquisa teve muita resposta e a gente aprendeu um monte.

Nana: É um site feito por fãs para fãs, não é só para nós, então precisamos saber qual é a necessidade dos leitores, qual o motivo dele gostar mais do nosso site e continuar mantendo essa dinâmica.

Thaís Brenda: E o que vocês fazem além de administrar o site? Na vida pessoal, escola, cursos, trabalho.

Deh: No momento eu estou fazendo cursinho pré-vestibular, pretendo fazer faculdade ano que vem.

Nana: Eu estou no 1º semestre de publicidade e propaganda. É a minha segunda faculdade, fiz 3 semestres de Bacharelado Interdisciplinar com Ênfase em Relações Internacionais,  aquilo não era pra mim.

Mª Raquel: Eu também não gostava do meu curso e agora estou no cursinho pré-vestibular. Quero fazer Cinema de Animação, Design Gráfico ou Arquitetura no ano que vem, quase todo o tempo livre que tenho eu gasto desenhando.

Lenne: Eu estou na 2º Série do Ensino Médio. Não faço curso, mas, Trabalho no SWBr. Gosto de estudar Japonês sozinha, e de ver Dramas no computador, dançar.

Pri: Estou no último semestre da faculdade de Gestão financeira e Bancária. Mas amo moda, e por isso assino os artigos de moda do SWBr. Atualmente não estou trabalhando. Mas faço curso de inglês, além de estudar coreano. Meus hobbies são assistir doramas /animes, ouvir musica, dançar, cantar.

Ciça: Começei a faculdade de Desenho Industrial [depois do atraso da greve das federais], atualmente só faço curso e trabalho meio período.

Vivi: Faço faculdade de Sistemas e Mídias Digitais; trabalho como game designer em uma bolsa do meu curso, escrevo fanfics e contos; estudo mandarim, coreano e vou estudar japonês também! De hobbies, eu leio livros e mangás, especialmente os da Arina Tanemura, minha mangaká favorita. Meu hobbie principal é jogar videogame! Sou fã de Pokémon e Harvest Moon!

Nic: Estou finalizando o 3º ano. Ainda não trabalho, mas mal posso esperar para começar, quero ser independente. [I don’t need a man tantantan \missA -n] No meu tempo livre sempre vejo drama /filmes asiáticos, jogo, ouço música, toco teclado.

Thaís Brenda: Meninas nossa entrevista está chegando ao final. Para quem não conhece SHINee muito bem por onde vocês recomendam que comece?

Mª Raquel: O primeiro clipe que eu mostraria seria “Dazzling Girl” já que é como eles estão “evoluídos”. Ou a versão dança de Sherlock, por que a dança e as coreografias deles sempre me chamaram muito a atenção. E um álbum seria ‘Hello’ por ter muitos estilos diferentes. E se quiser conhecê-los por suas personalidades, eu indicaria assistir ‘Hello Baby’.

Deh: Eu acho o SHINee um grupo “conceitual”, de acordo com o que está mais em alta no momento (como o próprio ‘slogan’ deles diz, uma banda contemporânea) então eu recomendaria pra quem gosta de um visual mais suave e R&B, ouvir o primeiro álbum deles ‘The SHINee World’. Pra quem gosta de algo mais ‘apaixonado’, recomendo os mini álbuns ‘Replay’ e ‘Romeo’, e pra quem gosta de música mais animada, ‘Lucifer’.

Nana: Acho que por Sherlock, é uma musica bem legal além de ser um clipe visualmente bonito e que consegue chamar a atenção por sua coreografia.

Vivi: Primeiro assista Dazzling Girl (se for menina) ou Sherlock (se for menino), pra ver se gosta do estilo de música deles. Depois corra atrás de Hello Baby, pra se apaixonar perdidamente por esses cinco meninos maravilhosos, e também ter os olhos cegados pelo brilho deles!

Ciça: Sugiro ver todos os MVs, os programas mais famosos que eles participaram ‘Hello Baby’ e ‘Yunhanam’ e está num bom começo.

Pri: Pelo SWBr! Na verdade, recomendo porque temos a preocupação de expor cada detalhe! Ouça as músicas das atuais promoções. Assim, mantenha-se atualizado através dos nossos perfis nas redes sociais.

Lenne: ‘Stranger’ (para os meninos) e ‘Best Place’ (se for menina) . Mas se realmente querem ter informações, ver, e ficar sempre por dentro do que o SHINee faz, e poder ver o quanto o grupo cresce a cada dia acesse: www.shineeworldbrasil.com

Nic: Indico que procure pelos videoclipes mais conhecidos, como Replay/Ring Ding Dong/Lucifer/Sherlock, algum certamente agradará o seu gosto! Dazzling Girl, também é uma boa pedida! Se quiser conhecer um pouco mais sobre eles, veja Hello Baby! Para mais informações brilhantes sobre o SHINee, acesse o SHINee World Brasil.

 Fim da entrevista!

Foi maravilhoso conversar com as meninas, a amizade delas é quase palpável. Sem comentários sobre a simpatia e boa vontade. Se vocês gostaram façam uma visitinha ao SWBr e vejam o quão lindo é o site.

Aproveitem e vejam na galeria abaixo as diversas fotos dos álbuns do SHINee que elas tem!

Também deixem nos comentários algumas dicas de melhorias, críticas e fã-sites que vocês gostariam de conhecer mais. Um abraço e até a próxima!

There are 25 comments

  1. Miih

    Omo!!! Se eu estou feliz por ler sobre o meu grupo favorito? Sim ou Claro? Eu adorei a entrevista, é tão relembrar como eu me apaixonei por SHINee.
    Adorei a entrevista, eu visito todo dia o site SHINee Word e é muito bom. Parabéns para as meninas e pela entrevista.

    Eu adorei :D

  2. Bia

    Sou shawol desde 2011, SHINee sem dúvidas é minha banda favorita de k-pop, e acompanho o site até hoje, fiquei muito feliz por saber que o KpopNow fez uma entrevista com o SWBr, afinal, entro quase todo dia no site XD As meninas são muito simpáticas ^^ algumas eu já conhecia pelo fórum >< nossa que coleção enorme *—* ainda vai demorar para minha coleção chegar a esse nível ;_; kkkk enfim adorei a entrevista

  3. Hyomin

    Gostei muito da entrevista. O site é muito lindo, tudo organizado, um paraiso pra quem é shawol assim como eu. Parabéns para as meninas, pelo maravilhoso site.

  4. Letícia Vasconcelos

    Eu sou uma mistura dessas garotas incríveis, HAAHHA. Depois de ler tudo eu conclui que tenho um pouquinho de cada delas, principalmente da Ciça e Mª Raquel, AHAHHA.

    Depois de SNSD e Super Junior empatados em primeiro, SHINee, TVXQ/JYJ e Big Bang vem empatadíssimos em segundos lugar no meu coração, por isso eu adorei poder ler mais sobre outras shawols *o*

    Parabéns a equipe do SHINee World BR e a do Kpop now õ/

  5. Fernanda

    Gostei muito da entrevista, realmente o site é bonito e muito bem organizado. Mas eu gostaria de sugerir que vocês fizessem uma entrevista falando sobre o Super Junior, e recomendaria o fan-site SuJubr, eu visito ele todo dia e o recomendo.

  6. Jade ~

    Gostei muito ~~ Eu entro todos os dias no site para saber novidades sobre eles, conheci o SHINee no meio de 2011 com Replay Jap. E como a Deh disse o mais importante que estar com eles desde o começo e estar ate o fim. Vi que me identifico muito com elas, elas são muito simpáticas e se importam muito com as Shawol’s ~~

  7. Stephanie Andrade

    Amei a entrevista, vejo diariamente o shinee world br, é muito com saber do esforço delas para fazer o site, darei ainda mais valor ao trabalho delas, obrigada…

  8. Moon Hail

    Amei a entrevista meninas, parabéns mesmo >< Chorei quando vocês relembraram as barras do grupo… Sério mesmo, muito triste. Depois de terminar de ler a entrevista, fui pensar qual foi meu momento mais feliz com o SHINee. E definitivamente com 1000 years, always by your side. Porque eu chorei muito. Só que de orgulho. Tudo que eles passaram para chegar até onde eles estão hoje… Como eles tem harmonia que muitos grupos seniors e bem mais famosos não tem (Dói o coração ao dizer isso, porque eu sou muito fã de alguns desses grupos que eu não vou mencionar o nome). Chorei sorrindo. Estou me sentindo tão sentimental agora quando o Jong KKkkk'k LOL #Parei.

  9. Bea

    Awn Shinee *-* Key é a minha vida, meu ultimate bias, como eu amo aquele homem gente! E o que eu mais gosto no Shinee é que as músicas são bem R&B, e eu sou completamente apaixonada por todas elas! Visito o SWBr todo dia e foi muito bom conhecer mais sobre as meninas, me fez gostar mais ainda do site! Parabens Thais, a entrevista ficou muito legal :D

  10. stabiledeh

    Eu sinto que deveria ter falado isso antes mas dçsljgfdslk sdds coragem ;; Obrigada pelo carinho pessoal, é muito bom ver que nosso trabalho é apreciado e que nossa entrevista foi bem recebida! E obrigada também kpop Now! por essa oportunidade (principalmente a Thais porque né ÇKJDSGDSKJDS horas de entrevista, não paramos de falar e a coitada tinha tanta coisa pra fazer DESCULPA DFSLÇFGSFÇFD A GENTE SE EMPOLGA ;;)

    E é isso ;; obrigada, do fundo do coração. Continuem com o ótimo trabalho de vocês!

    {{{PS: a Vivi é a Lua da minha vida ninguém pode roubar ela de mim 8(}}}

Poste o seu comentário