Sunny é criticada por fãs japoneses após foto no Instagram celebrando um feriado sul-coreano

sunny snsd

 

 

Sunny, do grupo Girls’ Generation, recebeu críticas dos fãs japoneses por causa de uma foto que publicou em seu Instagram em celebração ao 96º aniversário do Movimento Primeiro de Março.

O movimento, ocorrido em 1919, foi uma das primeiras demonstrações públicas da resistência coreana durante a ocupação do Império Coreano pelo Japão. A cantora publicou a foto da bandeira da Coreia do Sul com a mensagem: “Não há futuro para uma nação que se esqueceu de sua história”.

Com sua forte popularidade no Japão como integrante do Girls ‘Generation, a frase foi mal recebida e recebeu críticas negativas de seus seguidores japoneses, mas a cantora foi defendida por seus fãs coreanos.

Sunny não foi a única a apoiar o seu país, inúmeras celebridades também publicaram fotos da bandeira sul-coreana em diversas redes sociais. Infelizmente a questão entre Coreia do Sul e Japão é um assunto controverso entre a população dos dois países.

sunny-instagram

Fonte: Koreaboo

There are 36 comments

  1. Hime

    Ela não fez nada de errado, Coreia do Sul é a terra dela, sua nacionalidade, onde ela nasceu. Por que diabos os japoneses se sentiram tão ofendidos? Poxa vida, as pessoas são muito sensíveis.

    1. Tae

      Na verdade ela nasceu nos EUA, em Orange County, mas cresceu na Coreia. Mas os japoneses se sentiram assim porque eles não aceitam que os coreanos propaguem que eles cometeram crimes de guerra durante a ocupação, o que realmente aconteceu e foi pura crueldade. “Não há futuro para uma nação que se esqueceu de sua história”, acho que eles acham que a frase foi direcionada ao Japão, que não aceita a própria história.

      1. Gisely

        Exatamente, Tae. Tanto o governo como uma boa parte da povo japonês fecham os olhos para os crimes que cometeram no passado. E foi uma atrocidade o que cometeram por toda ásia. Não adianta uma pedido de desculpa oficial, quando não sente que cometeram crimes. Até hoje o governo japonês se recusa a paga indenização a mulheres coreanas que foram forçadas a se prostituirem na segunda guerra…
        Sunny está correta em levanta essa bandeira… e mesmo eu criticando muito GG nesse tempo, eu realmente fico feliz com esse post. Realmente cresceu o meu respeito por ela.

        1. Hime

          Exatamente, eles mataram várias mulheres chinesas na segunda Guerra mundial, foi bizarro. Pelo que eu vi o Japão e a China já se entenderam , agora com a Coreia do Sul o ressentimento é forte.

      2. Hime

        Ah sim, mas a família dela é coreana, nasceu com os costumes coreanos. Bem o Japão acabou com a China, mas nem por isso os chineses ficam de mimimi. Sei lá, acho isso desnecessário. O Brasil acabou com o Paraguai, mas nem por isso os Paraguaios se sentem ofendidos quando temos momentos patriotas, os tempos mudam!

        1. you2

          concordo com vc! e olha que o que Portugal fez com a gente foi pior do que o que japão fez pra coreia: roubaram nosso ouro, acabaram com nossas florestas, acabaram com nossos índios, na época em Portugal a frase: “você é um brasileiro!” era uma ofensa mais ou menos do tipo: “você é um merda!”, mataram nossos animais, escravizaram os negros e índios que também fazem parte do Brasil, mas mesmo assim não guardamos rancor e nem ressentimento.

          vejo um monte de japoneses (não todos) “idolatrando” americanos, sendo que eles jogaram a bomba nuclear em hiroshima e nagasaki durante a 2 guerra e tipo: eles não estão nem aí com o passado. vai se entender a rixa entre coreia do sul e japão né?

          1. Hime

            Eu não sei mas eles idolatravam falsamente, já que não existia exército japonês e eles dependiam dos EUA para se defender de qualquer ataque.

        2. cris

          realmente essa situação coreia x japão é tensa e só quem realmente mora por lá sabe o qual delicado é esse assunto. Mas eu concordo com vc Hime.
          O que eu acho chato é que por causa desse boom do kpop muita gente só defende os coreanos mas ngm fala das varias criticas racistas que eles vivem fazendo pros japoneses e outros países.
          Longe de mim dizer que o japão é inocente, mas a coreia ctz tb não é. Nenhum país é perfeito!

          1. Tae

            Não direi que a Coreia é santa, mas nesse caso ela não pediu para ser invadida e ter a sua população assassinada e usada.

          2. Gisely

            O único problema é não reconhecer… É o governo niponico se nega reconhecer o que fizeram. Ñ foi só na coreia mas na asia inteira. O passado ñ é apagado facilmente como algumas pessoas querem, é que muitas pessoas acham que é vitismismo, mas ñ é ñ. A recusa de boa parte da sociedade japonesa é algo alarmante… Eu só mestiça, estudei a historia japonêsa no japão. Os traumas são profundos de ambos lados… mas o que fizeram com muitas mulheres na asia inteira o exercito japones deveria responder sim. Foi desumano… É que poucas pessoas tem acesso aos relatos e eles ñ fora, traduzidos para muitas linguas,mpor isso falam de mimi sem saber. Acho sim que coreano é povo em sua maioria hipocrita e conservador, mas nesse caso eles estão correto ao relaciona com o japao dessa forma. O preconceitos é de ambos lado, e enquanto o governo japones continua com a sua postura isso vai continua por seculos e seculos.

          3. cris

            É complicado pra quem é ocidental e não tem contato com essas culturas analisar assim, mas eu imagino que os asiaticos devam ser bem orgulhosos, então não sei se o japao vai querer reconhecer os atos que praticou tão cedo.
            E o problema que eu vejo é que alem dessa guerra eles ainda tem outros problema com a coreia do sul como no caso daquelas ilhas lá, então eu acho que mt coisa vai ter que mudar pra que esses países tenham uma relação melhor.
            E eu n vejo nenhum problema na msg da sunny afinal ela é uma coreana msm que nao tenha nascido lá e tb nao me surpreende os japoneses terem reclamado pq deve ser dificil reconhecer que eles gostam de algo que vem da coreia do sul.
            O que me incomoda é ver gente só defendendo A ou B pq gosta de kpop. Voces msm ja disseram que esse assunto vai mt além de mera música.

    2. Ex Sone

      Só falta dizer que a Jessica e a Tiffany também são coreanas, né Hime?
      Se quer informar, informe direito. Já não é a primeira informação errada que você passa, o que é muito estranho vindo de alguém que defende as 8 integrantes e critica qualquer um que se diz ex sone.
      Eu esperava que no mínimo você fosse mais informada a respeito do grupo que defende com unhas e dentes, inclusive ignorando declarações das próprias.

      1. Hime

        Desculpa, depois me corrigi. Mas a família dela é tradicionalmente coreana ao contrário da família da Amber por exemplo que é bem mais ocidentalizada. Agora vir no tópico só pra criticar o erro do outro é tão ZzZzz SE FOSSE UMA “CRITICA CONSTRUTIVA” pelo menos. Credo gente, vocês estão se dando ao trabalho de fazer isso só por mim? Assim me sinto honrada.

  2. Manu

    Isso já foi há tanto tempo, creio que a grande maioria das pessoas envolvidas já morreram. Os japoneses cometeram atrocidades, isso é fato, mas não vejo muita utilidade em ficar chorando o leite derramado. O Japão hoje é um país pacifista, até mais que a Coréia do Sul, que teve uma guerra dentro de seu território, entre o Sul e Norte, onde mulheres foram estupradas e crianças foram mortas (existem documentários sobre o assunto) e eles não ficam relembrando esses fatos, talvez pq nesse caso os assassinos sejam coreanos. Falam, falam mal do Japão, mas na hora de ganhar dinheiro, vai todo mundo balançar a bunda no Tokyo Dome!

    1. Eunhae

      Mas ninguém falou mal do Japão em si, e sim de certos japoneses que sensibilizam com isso. Aliás, o povo asiático, principalmente os mais velhos, ainda são muito sensíveis em relação a fatos e tragédias históricas. Rancor dos mais velhos é até compreensível, mas rancor dos mais novos? Enfim, nem os japoneses e nem os coreanos estão errados em celebrar suas datas comemorativas e ter orgulho de sua nacionalidade, é só uma questão de entendimento mútuo.

    2. Tae

      Não relembram os fatos? E as famílias que até hoje estão separadas e dependem da boa vontade do governo por um encontro? E a guerra que pode voltar a qualquer momento? E se a Coreia do Norte de repente resolver voltar a atacar? A Coreia não se esqueceu da sua história, aqui não é uma questão de quem é melhor, mas sim que a Sunny está certa em parabenizar o seu país.

    3. Edson

      É verdade que dificilmente são citados os horrores praticados pelos dois exercito durante a guerra da Coreia, realmente o assunto tratado com maior frequência é a tristeza da separação territorial, mas muitas pessoas foram mortas, infelizmente.

    1. Liih

      Isso é uma polêmica? Para mim é uma notícia normal, por acaso ela está errada em comemorar uma data do país dela? Os fãs que fazem tudo relacionado a elas uma polêmica. E sua frase foi desnecessária. As Soshis ainda tem muitos fãs ao redor do mundo e elas ainda tem um sonho. Se você não gosta do grupo tudo bem, você não é obrigada a gostar, mas não deseje que o grupo se afunde, pois elas tem muitos fãs e um sonho bem grande ( que apesar delas já terem realizado, elas ainda querem permanecer no ramo ). Você sabe o sentimento de um fã VERDADEIRO que vê seu ultimate grupo se afundando? Você poderia ter um pouco de consideração com as pessoas.

      1. Saah

        Sempre que vem algo a tona com as Girls’ Generation não é bom, isso você acha isso elogio… aí é com você. Eu acho normal comemorar algo mas lê os outros comentários e vê o que tem por trás disso, não foi legal :) ela precisa saber que é uma figura pública e que esse tipo de reação iria acontecer.
        Fãs orientais pq a popularidade delas no ocidente decaiu bastante, enfim… cada fã com seu grupo. Tudo bem querida, eu sou assim também com SHINee e te entendo. Ficaria triste, mas nem por isso ia sair por aí criticando os outros. Tanto grupo que já se afundou e SNSD um dia vai acabar e sinto que está próximo (mais uns dois ou três anos, talvez)… todo grupo vai acabar um dia.
        E aqui é espaço pra opinião, então vou expor a minha: SNSD PRA MIM está se afundando. A última grande música foi The Boys, (nem vou citar disband), aparecem e surge o rumor de plágio, disso, daquilo, critica ali e aqui.
        E eu tenho consideração e gosto de kpop, mas não torno ele o centro de minha vida :)

        1. Liih

          Eu não estou falando dos comentários e sim do post em si. Ela não fez nada de mais em comemorar uma data comemorativa do país dela, MUITOS outros artistas fizeram isso também mas só ela foi criticada… isso é que eu não entende. As pessoas só criticam o que vem delas, e tudo por causa do que está acontecendo com o grupo. Todo grupo tem seus momentos ruins e eu confio nelas, eu acredito que elas podem ainda dar a volta por cima. Claro, nenhum grupo é para sempre, mas GG vai ter história SEMPRE no kpop. Elas, junto com 2ne1, SUJU, Big Bang e outros, fizeram o kpop ser conhecido no mundo inteiro. A fama do grupo não acaba de uma hora para outra. E bem~ No ocidente elas ainda tem MUITOS fãs. Se você ir em vários sites americanos e de outros países, você verá muitos fãs as apoiando e torcendo por elas. Um dos únicos países que vejo mais crítica é o Brasil mesmo, mas bem, eu não conheço todos os sites, então… E bem, para alguns a última música realmente boa foi the boys, mas para muitos outros elas fizeram muita música boa depois sim. Elas ganharam diversos prêmios com Mr.Mr, que nem foi tão lá essas coisas. Então eu acredito que se o próximo comeback delas for tão bom quanto, elas conseguem sim dar a volta por cima. O fato de GG estar se afundando é mais por causa dos fãs, porque elas continuam se esforçando para dar tudo delas em cima do palco e se elas não conseguem fazer isso é por causa do cansaço, já que a SM sobrecarrega elas demais. Mas isso vai de cada um né… Só espero que elas continuem indo longe e eu só quero o melhor para elas ^o^

  3. kota

    conheço esse assunto amplamente. sei o que o japao fez na coreia e na china, mas isso é uma coisa complicada para nos ocidentais. isso nao é rivalidade e sim odio puro. e sabendo disso me sinto triste, e mesmo gostando do japao. eles tem que asumir a responsabilidade dos erros passados, so que a coreia e china tb tem que recohecer q o japao fez compensaçoes e pediu perdao. esse essentimento so ganhou força nos ultimos anos por culpa dos politicos q tentam desviar a atençao dos problemas internos revivendo antigos odios. essa relaçao china, koreia e japao é conhecida em alguns meios como o ‘triangulo do odio’. acharia melhor q eles deixassem q o tempo curasse esas antigas feridas e as novas geraçoes pudesse viver em harmonia. agora n vejo nada demais a sunny comemorar esse dia tao importante pro seu país.

  4. Juju_ba

    Todo mundo enche a língua para falar de países asiáticos, e o Brasil?? Quem acha q Sunny esta certa não acha q o Brasil devia pagar uma indenização aos índios e aos afrodescendentes? Esses tb foram mortos estuprados, feitos de escravos (esses foram os que mais trabalharam pelo Brasil).
    Os negros construíram varios bens históricos em nosso país, e hj sofrem racismo e são colocados de lado na sociedade, talvez o q se paga na visitação desses bens históricos devia ser pago a familias descendentes de escravos?? Ou quem sabe os índios deviam viver em melhores condições, já q são o povo genuinamente brasileiro e foram reduzidos a quase nada.
    Japoneses devem ser como a maioria dos brasileiros, se sentem mal qdo escutam essas coisas, e tb acham ridículo e fingem q esta tudo bem!

    1. Hime

      Ainda há muito preconceito com os negros, mas não é só no Brasil é no mundo todo, com destaque para os EUA, a gente nunca segregou os negros de tal forma que eles fizeram(Banheiro só para os negros enfim gente, vocês que manjam de história vão lembrar das leis segregacionistas norte americanas). Acho que a culpa não é de nós Brasileiros hoje(acho que a culpa foi dos pt/franceses que vieram na época e exterminaram os índios e escravizaram os negros). Sobre os índios, as comunidades genuinamente indígenas hoje são menores de 2% o progresso já chegou nas maioria das tribos que a FUNAI protege, ou seja, houve um etnocídio, tanto é que MUITOS deles não aceitam ser chamados de puramente: índios. Eu sei disso porque meeeh, morei um tempão no Pará e lá tem muito disso. Agora só acho nhenhenhe os japoneses irem reclamar no insta da menina, oxi! Pra que isso? Os japoneses metem o pau na coreia do sul, mas ainda hoje, baba ovo dos EUA. Quem jogou duas bombas atômicas? Tá os Japas jogaram um avião kamikaze num porto norte americano, MAS GENTE, QUE REVIDA MAIS BRUTA, BOMBA ATÔMICA? Enfim, eu acho besteira ambos ficarem com ressentimentos!!! Como eu citei, os paraguaios não tem ressentimento com os Brasileiros.

    2. kota

      vc quer comparar os acontecimentos no brasil com o que o japao fez na coreia e china? filha vai estudar antes de falar besteira. se vc ver o que foi feito com os cidadaos desses dois países. vc imediatamente va perder a fe no ser humano. n acredita em mim? procure ai vc ficara horrorizada. e sobre racismo… aqui é o paraiso em comparaçao a outros lugares no mundo. isso ti garanto. fuis…

      1. Juju_ba

        Estude vc, se realmente acha q o q houve aqui não foi nada! Soh q olhar pelos outros é facil!
        Dar palpite na cultura dos outros eh facil, mas o sentimento de ser estuprado, escravizado, estar sofrendo,ser abusado deve ser o mesmo com todas as pessoas!
        Se vc realmente acha q o sofrimento aqui foi menor quem deveria estudar mais é vc.
        Esses povos até hj sofrem as consequencias do q houve aqui no brasil.
        E sobre a Sunny, eu acho q ela esta certíssima, e tb acho q devia ser o mesmo no brasil!!
        Pessoa pública ou não. Isso não vai fazer diferença na carreira dela.

        1. Bruno

          Parabéns pela resposta, sem dizer que dos índios que eram milhões sobraram menos de meio milhão. Sem dizer que os índios foram escravizados e que os europeus disseminaram muitas doenças, além da extinção de boa parte das tribos, línguas e de um grande aculturamento.

          Não quero dizer que aconteceu pouca coisa com os coreanos, mas querer diminuir o que aconteceu com os povos indígenas é muito grave.

  5. tx

    Sunny é uma pessoa publica e tem que ter cuidado com o que posta em suas redes sociais, qualquer coisa e motivo de critica, certa ou errado, qualquer coisa pode ou não ser bem recebida.

    Tal como os coreanos se sentiram “ofendidos” por causa daquela atriz ter dito uma frase num filme ai.

    Certo ou errada, ao meu ver ela cometeu um baita de um deslize.

Poste o seu comentário