The Taste of Money

Taste of Money Poster

Quando vi que o diretor Im Sangsoo teve lançado um filme no ano passado, me animei em procurar para assistir, pois tinha gostado muito do trabalho anterior do mesmo, o bom filme The Housemaid, premiado em Cannes, na França. Assim sendo, fui assistir O Gosto do Dinheiro (The Taste of Money/ Donui Mat) com uma expectativa relativamente boa, potencializada após eu conferir fotos e trailers do filme. Esse pode ter sido meu maior erro.

Introdução

O dinheiro, ah, o dinheiro, uma coisa capaz de fazer muitas pessoas felizes, e muitas outras tristes. Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras…Bem, The Taste of Money é um filme muito interessante com uma temática utilizada em outros filmes, porém até então um pouco inédita no cinema coreano (um pouco, pois há filmes anteriores que tratam essa temática, mas ela não sendo a principal). O cast é bem diversificado, contando com os conhecidos Kim Kangwoo (quem assistiu o drama Haeundae Lovers vai reconhecer facilmente o protagonista) e Yoon Yuhjung (que foi protagonista no filme anterior do diretor, o já citado The Housemaid), além de Baek Yoonsik (que participou de Tazza: The High Rollers) e Kim Hyojin (que dispensa qualquer apresentação aqui). Temos também a participação do ator ocidental (e crítico de cinema) Darcy Paquet, figura interessante e que tem feito muitos trabalhos em filmes e dramas coreanos. O filme tem locações na Coréia do Sul e nas Filipinas.

História

Youngjak (Kangwoo) tem trabalhado durante dez anos para Yoon (Yoonsik), presidente de uma grande empresa coreana, e vive com a família do mesmo, sua esposa Geum (Yuhjung), que assume o papel de dona da família, uma matriarca suprema (o que é interessante, já que isso não é uma coisa muito normal em termos de Coreia), seu filho Yoonchoel (On Joowan) e a filha muito linda que eu casava fácil Nami (Hyojin). Durante esse tempo, Youngjak sempre fora um empregado fiel e justo, estando alheio em certo ponto com as falcatruas e ocorriam na família, era um funcionário exemplar (vemos isso na primeira cena do longa, quando o Yoon pede pro empregado pegar um pouco do dinheiro para si, coisa que ele não faz) mas tudo isso vem abaixo quando ele flagra o seu chefe com uma das empregadas da família, a filipina Eva (que tem um papel muito importante no desenrolar da história).

Continuando, Youngjak tem que conviver com a pressão da matriarca da família (que o “força” a ter relações sexuais com ela), do Yoon (que fica usando o coitado como confidente, pedindo opiniões e outras coisas) e até da Nami (que logo de cara se interessa por ele, e o mané fica na inércia até certa parte do filme). Nisso, tem uma trama paralela sobre lavagem de dinheiro (e quanto dinheiro, iriam precisar de muitas Brastemp pra lavar tudo aquilo) que serve como plano de fundo para muitos assuntos discutidos no longa, além, claro, da história que envolve a empregada Eva (que não irei contar, assistam).

Taste of Money

Considerações

The Taste of Money é um bom filme. Mas também é apenas isso. O jogo de atores que possui é responsável pela qualidade que o longa tem, e o roteiro também é muito interessante, mas poderia ser algo muito melhor aproveitado. As quase duas horas de duração poderiam ter sido muito melhor trabalhadas, o que seria uma coisa um tanto quanto difícil, pois todas as cenas que o longa possui se encaixam e fazem o filme ser o que é. Yoon Yuhjung tem uma performance incrível nesse filme, no mesmo nível que em ‘The Housemaid’, assim também como Kim Kangwoo e Baek Yoonsik. Kim Hyojin interpreta bem, embora sua personagem tenha requerido pouco nesse filme, e esse é um dos pontos que eu mudaria no desenrolar do longa.

O longa possui muitas cenas impróprias para menores, quase todas envolvendo orgias e relações sexuais (a cena entre o Youngjak e a matriarca é tão bem feita que parece real), e uma quase relação (que poderia ter sido um dos pontos-clímax do filme). As locações foram bem realizadas, com uma boa fotografia, e o jogo de luz e sombra utilizado em muitas cenas está no padrão do cinema coreano.

O filme foi lançado em DVD e Blu-ray em todo o mundo, o que felizmente está ocorrendo com muitos filmes coreanos, principalmente os que estão sendo premiados e/ou apresentados no festival de Cannes.

Imagem de Amostra do You Tube

Ficha Técnica

Título: The Taste of Money
Título romanizado: Donui Mat
Título coreano: 돈의 맛
Diretor: Im Sangsoo
Roteiro: Im Sangsoo
Atores: Kim Kangwoo, Youn Yuhjung, Baek Yoonsik, Kim Hyojin, Darcy Paquet
Fotografia: Kim Woohyung
Data de Lançamento: 17 de Maio de 2012
Duração: 115 minutos
País: Coreia do Sul
Idioma: Coreano (Legendas em inglês no DVD e Blu-ray)

Sobre Marinho

Biólogo, Recifense, amante de filmes, livros, seriados e música, além das maravilhas da natureza. Conheci o Kpop em 2005 mas só fui me interessar mesmo no final de 2010.

There are 8 comments

    1. Marinho Guimarães

      “The Taste of Money é um bom filme. Mas também é apenas isso.”
      Utilizei isso pois eu assisti o filme com um hype monstruoso, o trailer, infelizmente, engana demais.

Poste o seu comentário