The Moon That Embraces The Sun

tmtets

Título: 해를 품은 달/ Haereul Poomeul Dal/ The Moon Embracing The Sun/ The Sun And The Moon
Gênero: romance, fantasia, histórico
Episódios: 20
Emissora:
MBC
Ano: 2012

Eu percebi que o kpopNOW não tem muitos reviews de dramas épicos, daí resolvi fazer um, com muito carinho! É fato esse gênero não ser um dos que mais chama a atenção de quem está começando a assistir às produções coreanas, porém, depois que se vê o primeiro, é impossível não viciar. Em minha humilde opinião, as histórias de tempos passados acabam sendo mais interessantes, pois misturam, além de elementos conhecidos, como triângulo amoroso, ciúmes, intrigas, entre outros, ingredientes bem legais, tais como rainhas e reis (quem não gosta de uma história envolvendo uma realeza?), magia, lutas (cenas muito bem coreografadas), o que dá um toque mais charmoso e atraente à história. E, convenhamos, observar as roupas, as palavras diferentes, as edificações é muito encantador!

Se por ventura você, querido(a) leitor(a), ainda não assistiu a nenhum drama de época, você NE-CES-SI-TA começar por The Moon That Embraces The Sun. É uma história muito bem contada, muito bem explicada, sem buracos, cheia de reviravoltas e de personagens adoráveis (existem personagens muito maus também, o que só garante que encarar os vinte episódios não será tedioso).

A história se passa na Era Joseon (1392-1897), época na qual o rei era o sol. A xamã Ah Ri presencia um assassinato e se torna uma pessoa perigosa, que pode frustrar os planos maléficos da Rainha Viúva e do ministro Yoon Dae Hyung. Em fuga, a xamã acaba sendo ajudada por uma jovem senhora grávida, Shin Jung Kyung, e, em retribuição, Ah Ri jura proteger a criança que a senhora está esperando. Ah Ri é capturada e, sabendo que vai morrer, pede para a sua amiga, e também xamã, Jang Nok Young, cuidar da criança, mas não consegue dizer especificamente quem é.

TMTETS 1

Em cima, da esquerda para direita: Yeo Jin Goo (príncipe Lee Hwon); Kim Yoo Jung (princesa herdeira Yeo Jin Goo). Embaixo, da esquerda para direita: Kim So Hyun (Yoon Bo Kyung); Lee Min Ho (príncipe Yang Myung).

Já com treze anos de idade, a jovem Heo Yeon Woo, que havia ido ao palácio com a sua mãe acompanhar a graduação do irmão, distrai-se com uma borboleta e acaba conhecendo Lee Hwon, simplesmente o príncipe herdeiro, o futuro rei da nação. Os dois se apaixonam e ela, por ser filha de um ministro, pode se candidatar à posição de princesa herdeira. Por ser muito inteligente (e com uma manobra muito bem pensada pelo príncipe Lee Hwon), consegue entrar na família real.

Entretanto, nem tudo são flores: o meio-irmão do príncipe Lee Hwon, o príncipe Yang Myung (que não está na linha sucessória para ocupar o trono, porque é filho de uma concubina) também gosta da Heo Yeon Woo. E existia outra candidata à posição de princesa herdeira, Yoon Bo Kyung, filha do funesto ministro preferido da Rainha Viúva Yoon Dae Hyung, inicialmente a mais cotada para conseguir ser a princesa.

Ao saber que a candidata de seu gosto não havia sido aprovada à colocação de princesa herdeira, a Rainha Viúva então decide dar um fim em Heo Yeon Woo e para isso, pede para a xamã Jang Nok Young usar magia negra para matá-la. Daí a xamã entende que, há treze anos atrás, sua amiga Ah Ri pediu para ela salvar ninguém menos Heo Yeon Woo e entra numa situação difícil: não matá-la importaria no fim do Sungsuchung, a divisão do palácio responsável pelos rituais xamânicos e apoiada apenas pela Rainha Viúva, porém, acabar com a vida da menina significaria a quebra da promessa feita anos atrás à amiga.

Com magia e boa estratégia (num estilo bem shakespeariano), Jang Nok Young consegue fazer com que todos acreditem que Heo Yeo Woo está morta. Apesar de viva, a garota está sem memória e é levada para longe, acreditando ter poderes para se tornar futuramente uma xamã.

tmtets 2

Em cima, da esquerda para direita: Kim Soo Hyun (“O Sol Alcançando A Lua”, Rei Lee Hwon); Han Ga In (“A Lua Abraçando O Sol”, Talismã Wol/Heo Yeo Woo). Embaixo, da esquerda para direita: Kim Min Seo (“A Segunda Lua”, Rainha Yoon Bo Kyung); Jung Il Woo (“Ofuscado Pelo Sol”, príncipe Yang Myung).

Oito anos depois, Heo Yeo Woo volta ao palácio, agora como a xamã Wol (“lua” em coreano), para cuidar do já empossado rei Lee Hwon. Ele não consegue consumar o casamento com Yoon Bo Kyung, por causa de sua saúde debilitada. O fato de não produzir herdeiros é uma estratégia que poderá ser usada pelos ministros num possível golpe para tirá-lo do poder e colocar o outro príncipe, Yang Myung.

A presença de Wol/Heo Yeo Woo faz o rei Lee Hwon melhorar de saúde, contudo traz também muitos problemas: o que ou quem teria causado a “morte” da princesa herdeira? Em quem exatamente o rei pode confiar? Fez bem a xamã Jang Nok Young deixar Heo Yeo Woo voltar ao palácio?

The Moon That Embraces The Sun contou com uma produção cuidadosa, dá para perceber o estudo bem feito para confecção de cada detalhe: roupas, calçados, joias e penteados de cada personagem, até a composição de cada cenário. Além disso, a trilha sonora é linda, daquelas que te deixam com os olhos marejados só de escutar a primeira nota de qualquer música.

Imagem de Amostra do You Tube

Curiosidades:

– O drama foi baseado no livro homônimo, de Jung Eun Gwol, lançado em 29 de dezembro de 2005 (sem tradução para inglês ou português);

– Inicialmente, o ator Joo Won foi cotado para o papel do príncipe Yang Myung, mas, por estar com uma agenda muito lotada, acabou desistindo. O ator Jung Il Woo o substituiu;

o2sol

– Também por conta da falta de tempo, o ator Kim Jeong Hoon desistiu do papel de Heo Yeom (irmão da Heo Yeo Woo), sendo substituído por Song Jae Hee;

professor

– Falando no personagem Heo Yeom, a primeira fase dele foi interpretada pelo Im Si Wan, integrante do ZE:A;

zea

– O próprio Kim Soo Hyun canta uma das músicas da trilha sonora de The Moon That Embraces The Sun, a belíssima The One And The Only You;

Imagem de Amostra do You Tube

– Lua e Sol, figuras usadas a fim de designar aqueles destinados para ser rainha e rei, são a representação do equilíbrio, são yin e yang.

ALQAOS 5

À esquerda, os grampos de cabelo Fênix simbolizam a lua branca que abraça o sol. É possível ver tal simbologia ainda na sala do trono, no desenho do biombo, O Sol Vermelho, A Lua Branca e os Cinco Montes (peça realmente usada durante a Dinastia Joseon) e nas roupas dos personagens principais: Lee Hwon, já rei, usa vermelho e Yeo Woo, branco, enquanto ainda é uma talismã.

#SpolierDoBem: preparem os lencinhos para o episódio 5 (intitulado “Fallen Moon”). É MUITO triste. O final também é, mas não tão emocionante como esse capítulo.

Espero que vocês tenham gostado do review e aceitem minha sugestão de assistir a esse dorama lindo! ^^

02tmoon

Sobre Maíra

Kpopper e dorameira desde 2010.
Costumo escutar muitas coisas, então considero que pertenço a vários fandons sem participar de nenhum efetivamente.

There are 15 comments

  1. Poli

    Ótima review sobre esse drama perfeito! The Moon that Embraces the Sun é daqueles dramas que te leva numa montanha-russa de emoções lol e você tá sempre ou sorrindo muito ou chorando muito. o

  2. Hanha²

    Unnie, parabéns!achei o melhor post até agora dos q vc fez, eu acharia difícil explicar este dorama, mas vc fez direitinho…e gostei tb das curiosidades e do spoilerdobem ;)
    xauxixa

    1. Maíra

      ashuahsuahsuahsuhaushaushuahsuahsuhauhsuhuahsa

      eu fico rindo com os nomes q vcs assinam, sinceramente!

      obrigada pelo comentário, foi um dos reviews q mais deu trabalho pra escrever tb, acredite.

      e aí, gostou do dorama? =)

          1. Hana

            Maíra Unnie! O dorama é liiiindo! Esse foi o primeiro dorama que eu não me decepcionei no final. o/ O melhor, é que ele tem um desenrolar que não faz com que fique cansativo. E o review tá muito bom!

  3. 탄미리수

    Amei o review, não vi ainda esse dorama. Mas ele vai entrar para a minha longa lista que estou pondo em dia.rs
    Uma curiosidade, será que tem algum dorama que não seja na Dinastia Joseon? Tudo bem que durou 5 séculos,foi a última e é pelo visto uma época bem vista, mas não rolou nada na Goryeo?

Poste o seu comentário