Secret Garden

secret garden 2

Olá leitores do KpopNow! Algum tempo atrás algumas pessoas pediram review de Secret Garden no ask, então resolvi trazer hoje para vocês.

Para começar, vou apresentar os personagens principais: Kim Joo Won (Hyun Bin) e Gil Da Rim (Ha Ji Won). Neste drama somos iniciados a uma história bem clichê: Joo Won é um herdeiro de uma grande companhia, podre de rico, esnobe e frio. Da Rim trabalha como dublê, não tem muito dinheiro e é muito independente. Joo Won tinha muita facilidade em desvendar as mulheres, mas ao conhecer Da Rim se depara com uma pessoa imprevisível, convicta de seus princípios e que, diferente das outras, não está interessada no seu status social ou dinheiro.

Se já não tivesse lido a sinopse antes não iria parecer uma história muito original ou que fosse fugir dessa famosa fórmula mágica. No entanto, devido a alguns acontecimentos, Joo Won e Da Rim acabam indo parar em um lugar chamado Jardim Secreto, onde uma senhora lhes oferece duas garrafas de uma bebida artesanal; eles bebem e vão dormir. Ao acordarem no outro dia, percebem que algo muito estranho acontecera: as almas de Joo Won e Da Rim haviam trocado de corpo.

secret garden 7

O ocorrido acaba aproximando eles, que passam por diversas situações engraçadas e comoventes que dão corpo ao drama. Além disso, eles passam a viver a vida um do outro, permitindo Da Rim conhecer o mundo sofisticado de Joo Won, e este leva um choque de realidade ao descobrir como é a vida dela.

Além disso, temos Oska (Yoon Sang Hyun), primo de Joo Won, que é um famoso cantor cuja carreira está prestes a decair. Oska e Joo Won vivem brigando e competindo por tudo, mas apesar de não demonstrarem, sentem um grande afeto um pelo outro.

Oska tinha uma paixão antiga por Yoon Seul (Kim Sa Rang), uma diretora de de televisão, mas que não acabou bem. Apesar de Oska nunca ter superado o fim do relacionamento, Yoon Seul tenta se aproximar de Joo Won para poder conseguir um casamento bem sucedido.

secret garden 8

Durante boa parte do drama Yoon Seul faz o papel da vilã, no entanto, vai cedendo esse papel à mãe de Joo Won, que não aceita que o filho se relacione com uma mulher da classe de Da Rim. É uma personagem com propósito bem comum em muitos dramas, e não vale a pena ser muito citada.

Pode-se dizer que o drama focou-se no quadrado Joo Won, Da Rim, Oska e Yoon Seul e na troca de corpos do casal principal. Isso manteve o drama em um ritmo bom e com um enredo dinâmico.

Um ponto que me incomodou muito é que, apesar de Da Rim ser uma mulher forte e determinada, ela vivia pedindo desculpas por tudo, e se deixava inferiorizar pelas diversas vezes em que Joo Won a humilhava. Havia também uma dualidade em Joo Won: quando não estava rebaixando Ra Im ele tentava bancar o herói para protegê-la

secret garden 3

Secret Garden teve um elenco secundário muito bem construído. Destaque para a melhor amiga de Da Rim, Im Ah Young (Yoo In Na), o diretor da escola de ação que Da Rim trabalhava,  Im Jong Soo (Lee Philip) e um talentoso músico chamado  Han Tae Sun (Lee Jong Suk), que Oska queria treinar como tentativa de alavancar sua carreira.

Os episódios finais são bem mais dramáticos e românticos, e também nos é apresentado um motivo “plausível” para a troca de corpos entre Joo Won e Da Rim e uma relação entre eles para que isso tivesse ocorrido. Por isso, o drama teve um bom desfecho, uma vez que não deixou pontas soltas ao mesmo tempo em que obteve sucesso em trazer um final satisfatório, mesmo que óbvio.

Apesar de não ter uma música preferida ou que chame mais atenção entre as demais da OST de Secret Garden, todas as músicas são cativantes. Destaque para “You Are Me Everything” da Jung Ha Yoon, “Here I Am” por 4MEN e Mi (e interpretadas por Oska em um dos episódios), “Reason”, também por 4MEN, a premiada “That Womam” por Baek Ji Young, “That Man” por Hyun Bin e “Appear” por Kim Bum Soo.

Kim Bum Soo – Appear

Imagem de Amostra do You Tube

O Melhor: apesar de achar que o casal principal não conseguiria sustentar o drama sozinho, Da Rim e Joo Won se tornaram o elemento mais cativante sendo responsáveis pelas cenas mais divertidas e emocionantes.

O Pior: a dualidade de Da Rim que era forte e seguia seus princípios, mas que se rebaixava perante as ordens e comentários maldosos de Joo Won.

Considerações Finais
Um homem rico e insensível e uma mulher pobre e independente é o casal mais comum entre os dramas que eu assisti. O interessante em Secret Garden é ver esses papéis trocados e, assim, poder enxergar esse tipo de personagem ser explorado por outra perspectiva. Isso faz de Secret Garden mais que uma drama que me proporcionou bons momentos com risos e comoções, mas que, de certa forma, renovou aos meus olhos uma fórmula de casal protagonista já meio desgastada. 

secret garden 10

Informações Gerais:
Título: 시크릿 가든 / Secret Garden
Gênero: Comédia, Romance, Fantasia
Episódios: 20
Emissora: SBS
Data de Transmissão: de Novembro de 2010 a Janeiro de 2011

Principais Premiações:

Mnet Asian Music Awards 2011
– Melhor OST a Baek Ji Young por “That Woman”

Grimae Awards 2011
– Melhores diretores de câmera
– Melhor atriz a Ha Ji Won
– Melhor diretor de iluminação 

Korea Drama Awards 2011
– Drama do ano
– Melhor roteirista a Kim Eun Sook

Seoul International Drama Awards 2011 – Categoria Drama Hallyu
– Melhor diretor a Shin Woo Chul
– Melhor roteirista a Kim Eun Sook
– Melhor OST a Baek Ji Young com “That Woman”

Paeksang Arts Awards 2011 – Categoria Televisão
– Ator do Ano a Hyun Bin
– Melhor roteirista a Kim Eun Sook
– Drama do Ano
– Melhor atriz estreante a Yoo In Na

SBS Drama Awards 2011
– Prêmio Top Excelência a Hyun Bin e Ha Ji Won
– Prêmio de popularidade a Hyun Bin e Ha Ji Won
– Drama mais popular
– Melhor Casal a  Hyun Bin e Ha Ji Won
– Beijo mais romântico a Hyun Bin

Bônus: o grupo Big Bang fez uma paródia muito divertida de Secret Garden, confira uma das minhas cenas preferidas:
Imagem de Amostra do You Tube

Sobre Camila

Estudante de engenharia que adora escrever, SONE, tenho um grupo cover, e adoro animes. Mas foi pela minha paixão por dramas asiáticos que vim parar aqui :) @milabonadio

There are 17 comments

  1. Maria Eduarda

    Eu odiei esse dorama do início ao fim e se quer sei dizer o motivo que me fez assisti-lo até o final! Eu vi ótimos comentários e etc mas o dorama é um completa porcaria, pelo menos na minha opinião! Não recomendo a ninguém pois os atores são velhos, feios, chatos, estranhos, problemáticos e dai pra pior! Aquelas roupas ridículas dele, que ele justificava serem feitas a mão por uma alfaiate italiano, como se isso fizesse algum sentido, era insuportável. E ela sendo se deixando levar por ele como se em algum momento ele pudesse ter sido cativante me enoja! Por fim, esse é um dos piores doramas que eu já assisti na minha vida e só sugeriria ele pra alguém se eu quisesse me vingar da pessoa, matando ela de tédio.

      1. Luiz

        Pela glória do Senhor ñ foi vc que fez essa review Maria Eduarda… Pq eu NUNCA que aceitaria a opinião de uma pessoa que julga a qualidade de um programa de TV baseado em coisas como roupas dos personagens e aparência dos atores..

        1. Maria Eduarda

          Não é só nisso que eu usei para julgar esse, péssimo, dorama. Eu odiei a história, os diálogos, os personagens, etc. Eu odiei todo o dorama e só fiz questão de comentar pois como eu pode ter pessoa que tb venham a detestar esse dorama e eu só me dei o trabalho de ve-lo pois como nessa review eu li muitos outros comentários positivos! E por fim não achei que o drama merecia qualquer tipo de elogio! A história de troca de corpos é chata, o motivo por trás de toda essa troca tb, a mãe do principal era simplesmente pernóstica e insuportável, era muito melosa, o fato do diretor da escola de ação tb ser a fim da principal extremamente previsível! O que eu quis com o meu comentário foi dar uma perspectiva, real, de quem de fato não suportou esse melodrama ridículo!!!! Eu só quero que pessoas que possam ter o gosto parecido com o meu não gastem seu tempo assistindo um drama que podem odiar pq em todas, ou quase todas, as reviwes desse drama são com comentários positivos e/ou elogiosos pra algo que, na minha opinião não valeu se quer um minuto do meu tempo e só assistir na esperança que pudesse melhorar devido a essas mesmas críticas positivas!

          1. Nellael

            Então ainda bem que eu vi o dorama antes de ver seu comentário. Eu costumo me deixar levar pelas opiniões dos outros, ai eu não ia ter assistido.
            Dei muita risada, chorei e até mesmo me senti dentro do dorama, porque tanto a atuação como o ambiente foram excelentes.
            Eu não me arrependi de ter assistido.
            E infelizmente, em opiniões não existem perspectivas “reais”. Opiniões são apenas opiniões, o que fica de verdade são as escolhas de quem você quer influenciar.

          2. SECRET

            Então vc pegava o seu dinheiro e viajava pra Coreia do Sul,e pagava todo mundo pra fazer o drama do jeitinho que vc quiser,aí os telespectadores iriam falar se ficou bom ou ruim,porque me poupe,né? Falar que não gostou daquilo ou isso todo mundo fala,mas se importar com a aparencia,com os ficurinos,com os dialogos…Vc faz melhor?Pois eu acho que não.E antes de vc me responder eu já falo beleza,todo mundo tem sua opinião,e isso é otimo,mas hostilazar o trabalhos dos atores e de toda a equipe que fez o drama,é de gente que quer demais,e não faz melhor.E sim,é de toda a equipe,poisse vc fala mal de uma pessoa do drama,vc esta falando.Se vc não esta contende com esse tipo de genêro,então por que não vai assistir as novelas da globo?Acho que vc vai encontrar todo o que vc queria.

    1. Lidia

      Oi moça, tá boa? KKKKKKKKKK Adorei seu comentário, quantos anos você tem? KKKKKK mas gente. Tudo bem você não curtir Secrect Garden mas dizer que ele é ruim porque os atores são velhos (oi???) e usam roupas feias (Oi???????). Gostei bastante de SG, apesar de algumas coisas desnecessárias na reta final do Drama.

      Muita gente falou super bem de Flower boy ramyun shop, já eu não gostei e digo porque: O drama tava divertido mas do meio pro final as coisas não saíram direito, achei a mudança de personalidade de Cha muito brusca, a falta de atitude do Choi e o melodrama do final foi desnecessário arrastou a trama e o final ficou vago entre outras coisas. No começo tava até legalzinho, e por isso eu não recomendo.

      Viu? É assim que se dá uma opinião.

      Toma toddy que passa, kissu <3

    1. Aline Vitelli

      Aii, bate! o/ Foi o meu primeiro dorama coreano também (2011)!! *-* Eu e minha amiga simplesmente nos acabamos de tanto rir assistindo! Apesar de ter sido muito mais divertido nos primeiros episódios e depois ter seguido mais pelo drama (aliás como na maioria dos doramas que já assisti) esse dorama conseguiu me prender desde o início até o fim e sempre querendo ver um eisódio atrás do outro de tanto que me deixava curiosa. Tem seus pontos negativos, claro, como qualquer dorama (como a submissão exagerada da Gil Da Rim em certos momentos) mas não deixa de ser um dorama muito bom e recomendo pra quem quer fugir um pouco dos dramas colegiais da vida (nada contra, adoro também) ^^
      PS: A OST é muito boa mesmo, escuto até hoje! *-* Ótimo review, adorei! =)
      Essa paródia do Big Bang é muito zuera! ri pacas kkkkk

  2. Bárbara

    Pra mim, esse é o melhor dorama que vi até hoje. Talvez seja porque só vi 5, mas mesmo assim, Secret Garden é muito especial para mim, amei do início ao fim <3 Aliás, alguém poderia me indicar doramas "bons" por favor?

    1. Camila

      Olha, uns doramas no estilo Secret Garden que você pode gostar: Boys Before Flowers, You’re Beautiful, My Girlfriend is a Gumiho, Personal Taste, Coffee Prince, Heartstrings, Protect the Boss, Flower Boy Ramiun Shop… vish, tem um monte! Dá uma olhada na seção de reviews do site também (:

  3. Caroliny Oliveira

    Secret Garden é um drama muito bom… Gosto dos personagens, gosto do humor que o drama tem, gosto da mistura dos dois universos… Eu não gostei da forma que Joo Won e Da Rim tratavam os filhos… Apesar de se encaixar perfeitamente no perfil dela, o jeito de falar, achei ter um pouco demais de insensibilidade… Só não curti isso mesmo…

  4. Vilma Regina

    o melhor dorama que eu já assisit, esta no topo da minha lista,. Mas respeito a sua opinião, afina não da pra se agradar a todos, e afina de contas com tantos detalhes que vc colocou eu realmente ficaria muito curiosa para ver. Beijos

  5. MAIS UMA DORAMEIRA RS

    olá sei que já faz tempo que vcs postaram sobre SG tipo tem 2 anos desde o ultimo comentario rsrs, mas tbm quero dar minha opinião. olha tenho muitos doramas no curriculum mas SG foi um dos meus primeiros, tenho muito carinho por ele, mas… não é de forma alguma um dos melhores, eu demorei muito passar pela primeira fase só fui gostar mesmo depois da troca de corpos, ai sim ficou bom, é uma história muito divertida e dramática (chorei rios na fase final) mesmo não sendo na MINHA opinião tão bom, eu ainda recomendo, vale a pena assistir pelo menos uma vez na vida rs

Poste o seu comentário