Miss Granny

Miss_Granny-p2

Título: Miss Granny (em inglês) / Suspicious Woman (tradução direta) / 수상한 그녀 (em hangul)
Diretor: Hwang Dong-Hyuk
Data de lançamento: 22/Janeiro/2014
Duração: 124 minutos

Decidi fazer reviews de filmes, e nada melhor do que começar com uma boa comédia. Miss Granny foi lançado em 2014, mas ainda está chamando bastante atenção, ainda mais por ter ganho uma versão internacional, que eu comento depois.

Imagem de Amostra do You Tube

O filme conta a história de Oh Mal-Soon, uma senhora de 74 anos com personalidade forte e que já passou por muita coisa na vida. Ela é cheia de orgulho de seu filho, que criou com tanta dificuldade e cresceu pra ser um bom médico-professor. A história foca num milagre, feitiço, sonho, entenda como for, onde Mal-Soon aparenta ter 20 anos novamente. Ela acaba se metendo em algumas encrencas na tentativa de ajudar seu neto e tentar arrumar umas bagunças que fez ao longo da vida.

Um dos pontos que achei mais bacana foi o produtor se apaixonar pela jovem Oh Doo-ri (que é a Mal-Soon novinha, com outro nome pra disfarçar). Isso serviu pra mostrar o lado bom dela e tirar aquela imagem ruim que foram construindo da senhora no início do filme.

miss granny 3miss granny 2

Gostei bastante da representação da vida ativa da terceira idade, com uma cafeteria especializada neles, com caraoquê e tudo. Fora as cenas de flerte e a Ok-Ja chamando o senhor Park de oppa, nada paga esse romance adolescente de espirito. Os idosos sendo personagens importantes da trama, com história e tudo mais, não sendo apenas pai/mãe de alguém ajudou a trazer de volta alguns antigos atores muito bons. Na verdade, que barra deve ter sido para a galera mais nova, já que o filme está cheio de atores “velhos” já conhecidos e cheios de talento.

As referências às canções e personagens atuais ficaram muito bacanas, como a Suzy na propaganda do ponto de ônibus e a cena gravada dentro do ônibus, que meu deus, credo.

Outro ponto elogiável são os figurinos, os idosos não estão necessariamente mal vestidos, os adolescentes usam roupas normais, nada de pseudo-estilista inexistente. Fora a inspiração em Audrey Hepburn que trouxe os penteados, as roupas e as sombrinhas mais lindas de volta.

miss granny 11

Para as fãs de plantão, temos Jinyoung, do B1A4, interpretando Ji-Ha o neto da personagem principal. Não vou julgar a atuação dele nesse filme, pois foi um papel relativamente simples. O gatinho faz cara de cachorro abandonado, mostra a barriguinha, é alimentado na boca por sua amada e faz papel do guitarrista de uma banda de metal pesado. Dou um biscoito se você adivinhar quem acabou virando a vocalista da banda dele, e também a paixonite do menino.

miss granny 10

Já que comecei a falar de atuações vale elogiar Shin Eun-Kyung, que interpreta Oh Doo-ri, ela conseguiu encarnar muito bem o papel de idosa reclamona. A moça ficou muito engraçada e ao mesmo tempo natural, sem aquelas exageradas típicas de produções asiáticas, e também não deixou a peteca cair nas cenas tristes onde contava sobre seu passado como mãe solteira e viúva. Não é atoa que ela ganhou o prêmio de melhor atriz do ano no Baeksang Arts Awards 2014.

A cena final foi um choque pra mim, confesso que não esperava aquele ser aparecer como o motoqueiro selvagem de calça colada. Aquele cabelo jogado pra trás, com sorriso de lado e nossa senhora. Vou deixar vocês se surpreenderem também.

miss granny 12

Pra reclamar eu tenho a enrolação do final com “era uma vez”, que realmente podia ter acontecido sem esse trecho e com um desenvolver melhor. O produtor que ficou na mão, sem explicação. Custava fechar um casal entre ele e a ajudante? O coitado do Jinyoung, digo Ji-Ha que além de não poder namorar na vida real também ficou sozinho no filme. Também a trilha sonora que ficou basicamente por conta das canções da banda, podia ter algo a mais nas cenas impactantes, um instrumental bem trabalhado ou uma canção que não seja famosa por outro filme.

O desenvolver da história é mais ou menos, confesso que fiquei confusa no começo porque em dez minutos você ri e chora umas três vezes; não sabia mais qual era o sentimento certo. Mas você se entretém e nem parece que o filme tem duas horas de duração. Para as cenas de comédia eu dou 8 com tranquilidade, mas as de drama eu jogo 5, porque algumas foram desnecessárias e outras foram lançadas na hora errada.

O filme fez tanto sucesso que ganhou uma versão chinesa, e ninguém mais do que Luhan (ele mesmo do EX-EXO-M) interpreta o papel do neto da senhora. Não sei se é regra colocar um novinho famoso nesse personagem, mas ficou bom.

20 once again

O que eu tirei disso tudo? A idade e a gravidade vem pra todos e algumas pessoas simplesmente não sabem lidar com isso.

There are 5 comments

  1. Thaina

    Eu amei esse filme…e tenho curiosidade de saber quem é o ator que faz o vovô jovem,na cena final, aonde tem a versão chinesa? Queria ver :-p

    1. Thais Brenda

      Não vou dizer quem fez o vovô pra não dar spoiler haha mas ficou bacana. A versão chinesa eu achei faz tanto tempo, mas acho que foi no kickass também, só procuro em torrent, então deve ser lá.

Poste o seu comentário