miss A – Colors

miss a

Depois de pouco mais de um ano a JYPEnt. faz o retorno de um dos grupos mais estáveis e consistentes do kpop, mas não de maneira silenciosa. miss A estreou um reality show online, o “Real miss A”, e também foi criado um fancafe oficial. Além disso, o grupo foi totalmente envolvido pelo anúncio do namoro de Suzy e Lee Min Ho e bateu de frente com retornos poderosos, como EXO, Crayon Pop e o anúncio de Big Bang. Tais fatos de modo algum atrapalharam Min, Fei, Jia e Suzy, pelo contrário, só trouxeram o toque final para “Colors”, um álbum vivo, colorido, recheado de diferentes influências musicais, porém coeso e delicioso de se ouvir.

 O mini álbum

São seis músicas que variam desde a trap music, passando pelo hip hop, rock e influências do soul. As letras reforçam a ideia de mulheres fortes e independentes advinda desde os trabalhos iniciais do miss A e as quatro vozes estão equilibradas, sem uma integrante se sobressaindo em relação a outra.

한걸음 (One Step) abre bem os trabalhos, servindo de ponte para as próximas músicas. Essa canção retro neo soul serve perfeitamente de base para questionamentos femininos acerca de um relacionamento, onde a outra parte não demonstra muito interesse, deixando as interlocutoras, no caso, confusas e sensíveis.

Love Song é a música mais ousada do álbum (e a melhor na minha opinião). A batida é essencialmente trap music, o refrão, apesar de apenas repetir o nome da música, vem num crescente acertado, para ser completamente quebrado por um solo de violino. Uma pena o mundo do pop em geral estar tão mal acostumado a batidas fáceis e letras sem sentido, porque esta música poderia muito bem ser trabalhada como single, mas ela é tão diferente (e isso a torna ótima) que seria uma aposta muito arriscada para JYP.

녹아 (Melting) É a música mais sexy do álbum, tanto em termos de melodia (não se enganem com o instrumental simples), quanto em questão de letra:

 “Não há necessidade de pensar
seja corajoso
não pense
porque você é o único que eu quero
sinto que estou derretendo, me sinto tão bem!”

jia 4

I Caught Ya tem uma leve pegada rock, com guitarras discretas, porém envolventes. A letra foi escrita por Suzy e é simplesmente o. melhor. fora. que uma garota poderia dar em alguém. A primeira vez que escutei essa música, imaginei-a sendo performada ao vivo, com banda e vocais de apoio, e me arrepiei só de imaginar. Depois pensei que todo o mini álbum tem um alto potencial para ser um show ao vivo inesquecível. Uma pena que o kpop está tão engessado na fórmula de playback, ou quando no máximo o instrumental pré-gravado de base, e coreografias, isso limita muito não só a produção de um álbum, como também as apresentações e os shows.

Em Stuck Min, quem escreveu a letra dessa música, relata por meio de experiências pessoais as armadilhas de um amor. Essa balada de meio tempo, muito bem executada com piano, instrumentos de sopro e a harmonia de vozes utilizada durante toda a música para mim não tem um fim, nem finaliza o álbum. Entendi isso como “esperem sempre por miss A, temos muito a mostrar ainda”. E assim espero.

다른 남자 말고 (Only You)

Imagem de Amostra do You Tube

Produzida por Black Eyed Pilseung (o mesmo de Touch My Body, de Sistar), começa no ritmo de trap music, que é totalmente quebrado no refrão. Muita gente se incomodou com isso, dizendo que o refrão simplesmente boia na música, já eu penso o contrário: se a música fosse inteiramente uma batida só, seria monótona e esquecível. E se a música apenas apresentasse um rap como diferencial, ela seria como todas as outras milhares músicas do kpop.

Miss A

O videoclipe é divertido, apesar de ser o ponto de vista de um vizinho curioso e malicioso, por isso tem um toque sensual. Mostra as garotas se arrumando para sair, o que implica que possivelmente poderão encontrar um amor. Mas não, a única pessoa desejada é ele, é sempre para ele que elas estão apontando. Dessa forma, videoclipe e a letra da música combinam perfeitamente.

miss_A_Min_Colors4

Acho que é chover no molhado quando digo que as quatro estão lindíssimas. São e sempre foram muito bonitas, mas Min foi a que chamou mais atenção, por ter saído do seu visual de sempre (cabelo chanel curtíssimo e franja) e adotado um corte mais longo. Muitas pessoas chegaram a afirmar, inclusive, que ela teria feito cirurgia plástica. Bom, se ela fez ou não algum procedimento cirúrgico eu não sei, apenas entendo que o novo penteado (nada diferente ou exótico, frise-se) além de potencializar a linda mulher que Min é, também serviu para mostrar quanto um corte de cabelo muda uma pessoa.

Conclusão

“Colors” notadamente é o contrapeso de Hush, o último trabalho delas, que era sexy, um pouco sombrio e muito envolvente. Aliás, esse mini álbum só vem provar como miss A se encaixa muito bem em vários estilos, sem perder a essências de mulheres objetivas e que sabem muito bem o que querem. Dessa forma, seja na divertida Breath, seja na sexy Hush, seja na forte GoodBye Baby, ou em qualquer outro estilo, as garotas do miss A se encaixarão sem dificuldades. E taí o diferencial delas para os girlgroups mais novos: enquanto estes acham que o kpop é dualmente dividido entre conceitos sexy ou inocente, miss A e outros grupos com mais anos de experiência mostram que o espectro é muito mais rico e com muitas facetas a serem exploradas.

O único defeito de Colors é ser um mini álbum. Quando você está completamente envolvido pelas músicas, elas acabam e deixam aquela sensação inquietante de quero mais. Então, Park Jin Young, por favor, não demore mais outro ano para trazer miss A de novo ao cenário musical. Obrigada!

miss a 2

Sobre Maíra

Kpopper e dorameira desde 2010. Costumo escutar muitas coisas, então considero que pertenço a vários fandons sem participar de nenhum efetivamente.

There are 4 comments

  1. Misaki

    Quando ouvi a primeira música, não me chamou tanto atenção… mas logo percebi que não parava de cantar ><' Realmente busquei as outras, da pra perceber que são boas de se ouvir *–* O álbum todo é perfeito Miss A merece!

  2. Carol B.

    Eu amei esse álbum ele é perfeito ♥
    Minhas músicas preferidas são Only You e Love Song, e que dessa vez as meninas não demorem muito para voltar, elas estão de parabéns ^^

Poste o seu comentário