Dating Agency: Cyrano

dac3

Dating Agency: Cyrano, que inicialmente iria se chamar Flower Boy Dating Agency, é o quarto drama da linha Oh! Boy, exibida pela tvN, que sucedeu os aclamados Flower Boy Ramiun Shop, Shut Up Flower Boy Band e Flower Boy Next Door.

Tudo começa quando Seo Byung Hoon (Lee Jong Hyuk) perde seu melhor amigo em um acidente e decide salvar um velho teatro que lhe pertencia. Para conseguir dinheiro para isso, ele cria a agência de namoro Cyrano, onde clientes pagam para ajudá-los a conquistarem alguém que eles gostem.

Byung Hoon é um diretor de teatro que abandona sua função por um tempo para se dedicar à agência Cyrano. Ele é uma pessoa racional, calculista e de coração frio, mas nunca esqueceu seu primeiro amor.

Junto de Byung Hoon, fazem parte da agência Cyrano, Moo Jin (Hong Jong Hyun) e Ah Rang (Jo Yoon Woo). Moo Jin é um jovem reservado e especialista em eletrônicos. Ah Rang é um estudante simpático e sorridente, e que deseja se tornar um ator.

Logo no começo do drama, e de uma forma inusitada, Gong Min Young (Choi SooYoung, do SNSD) entra para o equipe da agência Cyrano. Ela é uma jovem espirituosa e passional. E, apesar de ter sido rejeitada muitas vezes no passado, continua positiva em relação ao amor. Sem contar que ela fala o que pensa e é muito intrometida.

tumblr_mpnlrz8QVc1qeywzjo1_1280

Min Young e Byung Hoon protagonizam o casal principal, mas, diferente dos outros dramas Oh! Boy é ela quem se apaixona primeiro e corre atrás dele, mesmo quando ele a rejeita.

Completando os flower boys do drama, entra Cha Seung Pyo (Lee Chun Hee), ou como todos o chamavam, Mestre. O Mestre era dono de um restaurante situado em frente à agência Cyrano e mantinha uma amizade com os membros. Com a entrada de Min Young na agência, ele começa a se apaixonar por ela e cria um triângulo amoroso.

Moo Jin, Mestre, Min Young, Byung Hoo e Ah Rang

Moo Jin, Mestre, Min Young, Byung Hoon e Ah Rang

Ao contrário do esperado, Dating Agency: Cyrano não focou no triângulo amoroso entre Min Younh, Byung Hoon e o Mestre. Esse núcleo foi, apenas, uma história paralela entre as diversas histórias do drama, não tornando-a maçante e desgastante.

Logo, o drama esteve mais focado nos casos dos clientes da agência Cyrano. Podemos considerar que foram cinco casos, com cenários, roteiro e personagens diferentes. Dessa forma, o drama manteve um ritmo elevado e bem diferenciado, considerando que o enredo estava sempre sendo modificado. Além disso, alguns dos casos tinham uma relação mais profunda com membros da agência, fazendo com que pudéssemos conhecer melhor todos os personagens.

O drama teve pequenas falhas que não considero exatamente pontos negativos, apenas como elementos que não foram devidamente construídos. Um exemplo disso são os flashbacks que, apesar de terem sido fundamentais e exibidos na medida certa, não foram sempre claros. Além disso, boa parte do drama se passa sem conhecermos o passado de Min Young, ainda mais se comparado com o destaque em Byung Hoon. Para uma protagonista, ela teve sua história pouco explorado e somente algumas informações foram reveladas mais para o final do drama.

No entanto, o drama pecou em um ponto muito comum que geralmente acaba passando despercebido. Foi o caso da personagem Yoon Yi Sul (Kim Jung Hwa) que interpretava o primeiro amor de Byung Hoon. A existência da personagem é importante, não posso negar, mas seu papel acabou servindo para empacar o drama e impedir o desenvolvimento da história. A personagem não conseguiu seguir o ritmo frenético de Danting Agency: Cyrano, ficando deslocada perante os demais personagens. Ela podia facilmente ser removida de boa parte dos episódios ou ter uma função mais ajustada com as características do mesmo.

Outro elemento que se diferenciou dos outros dramas Oh! Boy foi o final. Enquanto nos outros o final foi romântico e previsível, o final de Dating Agency: Cyrano, mais especificamente os dois últimos episódios, abandonou a comédia romântica vista até então, e mais parecia um drama de ação.

A mudança do gênero provocou um choque, pois foi repentina e inesperada, e até um pouco fantasiosa. Mas desconsiderando esse último item, foi bem construída e proporcionou um final mais dinâmico.

Por ser rico em histórias, o drama também é rico em cenários e personalidades coadjuvantes que, mesmo por poucos capítulos, podiam mostrar seu trabalho. Destaque para o segundo e terceiro casos da agência, que foram os que mais me agradaram, tanto pela sinopse quanto pelos personagens.

DatingAgency_Review-00013

Não poderia deixar de comentar a atuação da Sooyoung. Não esperava nada muito dramático ou exemplar da cantora, mas foi uma atuação convincente e agradável. Também me agradou muito a atuação do Lee Jong Hyuk que não conhecia, mas me motivou a conhecer outros trabalhos do ator.

Duas músicas da OST de Dating Agency: Cyrano me conquistaram completamente: “That One Person is You” interpretada pela Jessica do SNSD, e “A Certain Heart Fluttering”, interpretada por RA.D. Mas não deixem de conferir a divertida “Chance!” do Pepper Tones, que é tema de abertura do drama e possui até uma versão instrumental em Bossanova!

Jessica – That One Person Is You

Imagem de Amostra do You Tube

RA.D – A Certain Heart Fluttering

Imagem de Amostra do You Tube

O Melhor: várias histórias em um único drama é ponto mais forte, sem dúvida, mas o melhor foi vê-las muito bem trabalhadas em torno da história principal trazendo um diferencial notável ao roteiro.

O Pior: Nada no drama me incomodou demais de forma que chamasse minha atenção, se já não estivesse assistindo com um olhar mais crítico pensando num review. Portanto, as críticas negativas a Danting Agency: Cyrano vão para, como já citei, a forma como foi explorada certos personagens. Uns mais descartáveis que recebiam mais atenção que deveriam, como a Yoon Yi Sul, e, outros, como a Min Young a qual teve seu passado mais explorado apenas nos episódios finais.

Considerações Finais:
A presença de nomes conhecidos pouco me influenciou na decisão de assistir a esse drama. Desde Flower Boy Ramiun Shop, os dramas Oh! Boy me conquistaram e, a cada novo lançamento, me surpreendo mais com a qualidade dessa franquia. E, justamente por ansiar por cada novo drama, minhas expectativas estavam altas para Dating Agency: Cyrano.

Já tinha algum tempo que não assistia um drama que conseguisse me surpreender em tantos aspectos, principalmente com roteiro e produção técnica, me conquistando de uma forma que se tornou meu drama Oh! Boy preferido, até então. A produção fez jus a qualidade impecável dos dramas da tvN, que vêm crescendo cada vez mais, e batendo de frente com as grandes emissoras como a KBS, MBC e a SBS.

Além disso, vejo que os produtores do drama não se acomodaram com o fato de estarem trabalhando com um elenco renomado e com a certa audiência garantida proveniente disto e do nome “flower boy” que o drama carrega. Pelo contrário, fizeram disso apenas uma porta de entrada para o público que, sem dúvida, dificilmente abandonaria um drama que considero ótimo e, até arriscaria dizer, um dos melhores do ano.

groupmeeting

PS: Fizeram parte do elenco provisório nomes como Lee Chung Ah (Flower Boy Ramiun Shop), Gong Yo (Coffee Prince, BIG), Lee Taemin (SHINee), Jung Yu Mi (Que Sera, Sera), entre outros.

PS2: O drama é uma adaptação do filme Cyrano Dating Agency (2010) estrelado por Uhm Tae Woong, Lee Min Jung, Choi Daniel e Park Shin Hye.

PS3: Para quem assistiu, comente aqui qual caso da agência Cyrano você mais gostou e por quê.

Sobre Camila

Estudante de engenharia que adora escrever, SONE, tenho um grupo cover, e adoro animes. Mas foi pela minha paixão por dramas asiáticos que vim parar aqui :) @milabonadio

There are 5 comments

  1. Alice

    Eu assisti o drama todo em três dias , e com legenda em espanhol (não sei espanhol muito bem kk ) pelo youtube , mas apesar da dificuldade eu amei, e o final foi emocionante . A Soo teve uma ótima interpretação . Não vejo a hora do próximo drama dela ^ ^

Poste o seu comentário