Capital Scandal

Capital-Scandal-Poster2“Mesmo a nação sendo devastada, não é sempre primavera para os apaixonados?”

Primeiramente, vocês devem saber que a história se passa nos anos 30, quando a Coreia se chamava Chosun e estava sob domínio do Japão.

Na Yeo Kyung (Han Ji Min) é uma jovem professora e dona de uma livraria que tem como maior sonho ver a Coreia se tornar independente. Sua forma de se vestir e agir eram, muitas vezes, tachadas como antiquadas pelas outras pessoas.

cs1-74

Na Yeo Kyung

Yeo Kyung odiava homens como Sun Woo Wan (Kang Ji Hwan), que eram desinteressados sobre a situação política que o país passava. Woo Wan, é um homem rico e charmoso, que vivia enganando as mulheres para se dar bem. No entanto, não estava muito interessado nos negócios da família, e dirigia uma revista junto com outros três amigos.

Yeo Kyung e Woo Wan acabam se esbarrando e se estranhando algumas vezes, o que resulta em um ódio mútuo entre eles. Certa vez, bêbado, os amigos de Woo Wan o desafiam a seduzir a mulher mais difícil da capital e, sem saber que ela era Yeo Kyung, ele aceita a aposta. Depois de descobrir quem era seu alvo, Woo Wan se vê desesperado em conquistar a orgulhosa Yeo Kyung, nem que, para isso, tenha que lutar contra os japoneses.

CapitalScandal-KangJiHwan

Sun Woo Wan

Woo Wan era muito próximo de Cha Song Joo (Han Go Eun), uma famosa gisaeng* e dona de um bordel de alta classe. Song Joo era uma mulher forte e muito confiante, além de integrar uma Organização pró-independência que agia de forma violenta em prol da liberdade da Coreia. Organização esta que Yeo Kyung passaria a integrar nos primeiros episódios.

*Gisaeng eram mulheres oficializadas para entreter artisticamente os homens, geralmente, de alta classe, mas também podiam ser prostitutas.

untitled3xw6-1

Cha Song Joo

Para fechar com chave-de-ouro o elenco principal, o estoico Lee Su Hyun (Ryu Jin) retorna à capital coreana, onde se estabelece como governador das forças de segurança, trabalhando para a polícia japonesa. Su Hyun costumava ser um ativista pela independência, mas após alguns acontecimentos do passado, se tornara um oficial japonês.

Esses acontecimentos desencadearam, também, uma rivalidade entre ele e Woo Wan. Além disso, Song Joo e Su Hyun eram conhecidos do passado, e seu retorno trás a tona sentimentos que ficaram reprimidos durante todos esses anos. Na verdade, eu só fui simpatizar com o personagem mesmo na segunda metade, pois até então não via muita funcionalidade no seu papel.

Su Hyun

Lee Su Hyun

A relação entre Woo Wan e Yeo Kyung era movida pela aposta. No entanto não é necessário assistir o drama para prever que a aposta vai dando espaço para sentimentos reais. O relacionamento deles era muito cômico, mas foi perdendo esse lado à medida que ia se tornando mais sincero. Destaque ao ator Kang Ji Hwan, que interpretou Woo Wan com maestria. Com todas suas frescuras e manias, o personagem foi muito cativante.

capital-scandal3O drama teve dois tópicos principais: a aposta de Woo Wan e o consequente relacionamento dele com Yeo Kyung, e a luta pela independência que a Organização secreta travava contra a polícia japonesa. Os dois foram bem amarrados e construídos, mas, irrefutavelmente, o segundo me chamou bem mais atenção.

Esses quatro personagens principais tinham ideais e personalidades diferentes, mas mesmo assim, conseguiam se relacionar de forma harmônica e interessante, principalmente se tratando de amor e amizade. Esse fator foi, também, o que impediam eles de aceitarem seus sentimentos, pois não queriam abrir mão de seus princípios.

Achei o drama bem maduro, pois não ficamos sufocados com briguinhas amorosas e ataques de ciúmes. Além disso, teve um ritmo muito bom, pois nos momentos em que eu achava que o drama estava meio arrastado, alguma coisa surpreendente acontecia e o mesmo voltava a ficar mais frenético.

Desapontei-me um pouco com Yeo Kyung, mas isso foi culpa minha por depositar altas expectativas na personagem. Pensei que ela seria uma grande ativista, capaz de tudo para ver seu país livre, mas ela se mostrou ser bem mais frágil e inocente. No entanto, essas expectativas acabaram se mostrando realidade na Song Joo, que considero a personagem mais fascinante do drama.

CapitalScandal5Pela época que o drama passa, eu já esperava que ele não fosse retratar a independência da Coreia. Mas fiquei decepcionada com algumas pontas soltas que não foram concluídas. Por exemplo, depois de toda a luta da Organização, não sabemos quais foram as consequências disso na sociedade. Nem mesmo como os personagens passariam a viver depois dos acontecimentos, ou como a polícia japonesa reagiu.

Essas e outras perguntas não foram respondidas, fazendo parecer que toda a luta da Organização foi em vão, ou então, um mero detalhe do drama.

Fazia tempo que não me prendia tanto a uma OST quanto a de Capital Scandal. A música tema, que leva o mesmo título do drama, interpretada por Eru, e “Beacuse Of You” da Jun So Young são responsáveis por isso. Vale a pena conferir o MV da música:

Eru – Capital Scandal

Imagem de Amostra do You Tube

O Melhor: A trama envolvendo a luta da Organização pela independência me prendeu mais que qualquer outra história ou personagem.

O Pior: As pontas soltas deixadas no final que desmereceram tudo o que o drama construíra até então.

Considerações Finais:

Capital Scandal é um drama viciante e diferente, principalmente pela época em que ele se passa e pela situação social e política do país, onde nos prendemos à uma história de lutas e conquistas. Apesar de voltar para um lado mais real e sério, Woo Wan e Yeo Kyung trazem o melhor da comédia romântica, enquanto somos mergulhados em melodrama ao acompanhar a vida de Su Hyun e Song Joo. E é essa combinação de fatores que faz de Capital Scandal um drama excelente; mas infelizmente suas falhas não conseguiram passar despercebidas, faltando pouco para ele me conquistar por completo.

capital scandal-yeo kyung et wan

Informações Gerais:
Título: 경성스캔들 / Capital Scandal
Também conhecido como: Scandal in Old Seoul; Scandal in the Capital; Modern Romance
Episódios: 16
Gênero: Comédia, Romance
Emissora: KBS2
Período de exibição: de Junho a Agosto de 2007

Sobre Camila

Estudante de engenharia que adora escrever, SONE, tenho um grupo cover, e adoro animes. Mas foi pela minha paixão por dramas asiáticos que vim parar aqui :) @milabonadio

Poste o seu comentário