Answer Me 1997

3

No começo da década de 1990 o Kpop começou a florescer na Coreia do Sul, e os primeiros grupos do gênero surgiram, assim como as primeiras grandes agências musicais. Pode-se dizer que grupos como H.O.T., S.E.S, Sechs Kies, G.O.D., Fly to the Sky, Fin. K.L., Baby V.O.X e Shinhwa foram os maiores nomes do kpop nos anos 90.

Mas calma, você não está lendo uma coluna de opinião. É que isso é a base da história do drama Answer Me 1997, que conta a história de seis amigos que viviam em uma cidade no interior da Coreia, Busan, no ano de 1997, e vivenciaram os primórdios do Kpop.

Sung Shi Won (Eun Ji, do A Pink) é a personagem principal, no entanto sua personalidade não era muito apropriada para esse cargo. Ela tem um temperamento muito forte e também é um pouco egoísta. Além disso, ela era obcecada pelo grupo H.O.T., principalmente pelo integrante Tony. Mas eu gostei da forma como a personagem fora construída, pois ela se mostrou bastante parecida com uma pessoa real.

Yoon Yoon Jae (Seo In Guk) era o melhor amigo de Shi Won e apaixonado por ela, mesmo ela implicando muito com ele. Na verdade, eles eram quase irmãos, pois seus pais eram muito amigos e, quando Yoon Jae se tornou órfão, os pais de Shi Won abrigaram-no. Yoon Jae, por um lado era meio lento em questões amorosas, mas por outro era o aluno mais inteligente da sala.

Outro integrante do grupo, Kang Jong Hee (Hoya, do INFINITE), escondia sua homossexualidade em segredo, o que fez Yoon Jae achar que ele gostava de Shin Won, quando, na verdade, ele gostava do próprio Yoon Jae.

Mo Yoo Jung (Shin So Yool) também era uma grande fã de H.O.T. e, também, do grupo rival Sechs Kies, o que desencadeou algumas brigas com sua melhor amiga Shi Won. Ela tinha uma personalidade mais comparável com a de uma protagonista, por ser mais adorável e estava sempre de bom humor e disposta a ajudar seus amigos, mesmo que precisasse se colocar em segundo plano.

1

Sung Jae, Jong Hee, Yoon Jae, Shi Won, Yoo Jung, Hak Chan

Do Hak Chan (Eun Ji Won) era um aluno transferido de Seul extremamente tímido e tinha muita dificuldade de se relacionar com as garotas. Porém, Yoo Jung foi se aproximando dele e acabaram formando um casal.

Bang Sung Jae (Lee Shi Un) era o personagem menos importante do grupo, ou seja, teve sua história menos desenvolvida. Ele era muito engraçado e, muitas vezes, inoportuno.

Também é importante ressaltar o personagem Yoon Tae Woong (Song Jong Ho), irmão de Yoon Jae, que começa a ter uma participação importante a partir da segunda metade do drama. Apesar de ser mais velho, ele também era muito apaixonado por Shi Won, trazendo um triângulo amoroso à trama. Além disso, o drama esconde o mistério de quem seria o marido de Shi Won, deixando no ar se seria Yoon Jae ou Tae Woong, fato que foi revelado somente no último episódio.

A verdade é que o drama não tem uma sinopse exata e o enredo se baseia em fatos do cotidiano, ao longo dos anos, dos seis amigos. Foi uma aposta arriscada, mas o drama conseguiu manter o ritmo o tempo todo.

Na realidade, o drama acontecia em 2012, onde os amigos estavam reunidos relembrando o passado, por isso a maioria dos episódios aconteceram nos anos de 1997 e 1998. Além disso, os episódios finais aconteceram entre os anos de 2000 a 2005.

A ordem cronológica em que o drama foi apresentado era um pouco confusa no começo, mas depois que se acostuma é mais fácil acompanhar e entender o que está acontecendo.

Pode-se dizer que Answer Me 1997 mostra o passado e suas consequências no futuro, o que constantemente me trazia dúvidas e ansiedade de prosseguir com os capítulos. Além disso, o final também foi baseado nessa ideia de responder as perguntas que fizera ao longo do drama e, apesar de não ser um episódio em especial, foi satisfatório.

5

Um fato que chamou muita atenção em Answer Me 1997, foi que o drama apresentou muitos elementos presentes na nossa realidade, principalmente do comportamento de fã. Como comprar ingressos para shows e CDs (mesmo que isso não seja a realidade da maioria dos fãs brasileiros), escrever e/ou ler fanfics, aprender coreografias das músicas, participar de fã-clubes, ir a encontros de fãs, etc. Também mostrou a realidade dos anos 90 em geral, como ouvir músicas em fitas, assistir filmes em VHS, usar a internet discada, brincar com um tamagotchi, entre outros.

Com um elenco composto por cantores é evidente que OST também contaria com a presença do deles. Os atores/cantores Seo In Guk e Eun Ji cantaram os duetos Just the Way We Love e All For You, os quais foram apresentados no programa M! Countdown em uma performance especial.

Seo In Guk e Eun Ji – All For You

Imagem de Amostra do You Tube

Bônus: Além disso, várias músicas do H.O.T. e do Sechs Kies tocaram ao longo do drama. Entre elas, We are the future, do H.O.T. foi a que me chamou mais atenção. A apresentação dessa música apareceu no drama e é um ótimo exemplo para compararmos as diferenças entre o kpop dos anos 90 e o atual.

H.O.T. – We Are The Future

Imagem de Amostra do You Tube

O Melhor: a forma como o drama retrata uma realidade, sem precisar buscar apelos surreais, que são bastante comuns em dramas.

O Pior: a cronologia diferenciada, apesar de ser um ponto positivo, não foi bem trabalha e ficou confusa, principalmente quando o drama foi retratado nos anos de 1997 e 1998.

Considerações Finais:

Mais uma vez a tvN me surpreendeu com a simplicidade que compõe seus dramas e na alta qualidade resultante. Assim, é difícil definir o que exatamente te agrada em Answer Me 1997. Ao mesmo tempo em que havia uma busca intensiva pela retratação da realidade, o drama apresentou aspectos ficcionistas, tão comum nos dramas, como o triângulo amoroso entre irmãos. Esse equilíbrio permitiu que o público pudesse compenetrar com a história e, ao mesmo tempo, receber aquilo que buscamos quando assistimos a um drama.

O elenco composto por idols e a referência a ex-grupos de kpop famosos pode ser um estímulo a acompanhar Answer Me 1997. Mas é o enredo simples e muito bem desenvolvido que vai segurar o público, pois ele não precisou se apoiar nisso para mergulhar o espectador em nostalgia e fazê-lo se identificar com os personagens.

Answer_Me_1997_1 (1)

Premiações:

2013 49th High PaekSang Arts Awards:
– Melhor atriz estreante à Jung Eun Ji

2012 1st K-Drama Star Awards:
– Melhor Casal a Seo In Guk e Jung Eun Ji
– Prêmio Rising Star a Seo In Guk
– Prêmio Rising Star a Jung Eun Ji
– Melhor OST para “All For You” (Seo In Guk e Eun Ji)

2012 4th Melon Music Awards:
– Melhor OST para “All For You” (Seo In Guk e Eun Ji)

2012 14th Mnet Asian Music Awards:
– Melhor OST para “All For You” (Seo In Guk e Eun Ji)

2012 5th Style Icon Awards:
– Top 10 Style Icons ao casal Seo In Guk and Jung Eun Ji

2012 5th Korea Drama Awards:
– Melhor ator estreante a Seo In Guk
– Melhor Casal a Seo In Guk and Jung Eun Ji

Sechs Kies X H.O.T.

Sechs Kies X H.O.T.

Curiosidades:

 Tony Ahn, ex-membro do H.O.T., faz participações especiais nos episódios 1, 3 e 6.

 A cantora G.Na também faz uma participação especial no episódio 15.

 Grande parte do elenco principal é natural da região de Busan, o que ajudou na autenticação do sotaque da região dos personagens.

 As músicas All For You e Just The Way We Love ficaram no topo das paradas de sites de música, como Gaon Single Chart e Billboard’s K-Pop Hot.

 O ator Eun Ji Won (Hak Chan) foi ex-membro do grupo Sechs Kies, onde era rapper e líder.

 Answer Me 1997 foi um dos dramas com maior audiência entre as emissoras pagas. Além disso, o último episódio recebeu a classificação mais alta de audiência entre os demais programas simultâneos.

 A segunda temporada foi confirmada para setembro de 2013 e se chamará Answer Me 1994.

Informações Gerais:

Título: Aswer Me 1997 / 응답하라 1997
Também conhecido como: Reply 1997 / Answer to 1997
Gênero: comédia, romance, colegial
Episódios: 16
Emissora: tvN
Período de exibição: de Julho a Setembro de 2012

Sobre Camila

Estudante de engenharia que adora escrever, SONE, tenho um grupo cover, e adoro animes. Mas foi pela minha paixão por dramas asiáticos que vim parar aqui :) @milabonadio

There are 21 comments

  1. Manu Dias

    Eu esperei muito para que você falasse, me decepcionei. Acho que você não explorou realmente o dorama em si, e discordo quando você diz que Mo Yoo Jung tinha personalidade para ser protagonista, por ser manter alegre, apesar da alegria, ela não possuia o carismo adequado ao papel principal. O papel da Eun Ji foi excelente, pois ela sai da linha normal de protagonistas. Ela mostrou o lado realmente humano que a personagem lhe cabia. Para finalizar, eu recomendo a todos esse dorama.

    1. Camila Bonadio

      bom, vou responder para você mas vale para os outros… a Shi Won é uma menina meio egoísta, preguiçosa e vive brigando com os pais, o que não é normal para uma protagonista típica! Mas eu falei que gostei dela assim como uma personagem principal… assim como gostei que a Yoo Jung, que tinha uma personalidade mais “nobre”, ficou como personagem secundária :S em nenhum momento eu falei que queria que elas trocassem de personalidade ou de papel no drama o_o

  2. NanyMcPheeV

    Também não concordo quando você disse que a Shi Won não tinha nada para ser uma protagonista. Vocês esta enganada se pensa que todo protagonista precisa ser rotulada como alegre, e uma pessoa que se coloca em segundo plano para ajudar os amigos. E não teve nenhum problema na questão da cronologia, tenho certeza que você não prestou atenção, porque afinal ele apenas ia do passado para o presente, nada difícil de entender. Você não soube apontar nenhum defeito, e ainda por cima, criticou o que fez dele o melhor drama. Alias como você viu, já que colocou ai, ele ganhou muitas premiações, de ost, casal e atores. E acredito que você desmereceu o drama ‘-‘

  3. Miih

    Sendo sincera “Reply 1997” foi um dorama muito bom. O papel da Eunji foi incrível, a atuação dela foi o que me surpreendeu, pois antigamente não botava fé por ela ser a protagonista, mais ela conseguiu me fazer muda de ideia. Não conseguiria ver a Mo Yoo Jung como protagonista, mesmo ela sendo legal e tudo mais,a Shi Won era quem mais encantava.
    Eu acho que você não explorou bastante do dorama.

  4. thaisfred

    Como assim o flashback é um ponto negativo? Em minha opinião é um ponto positivo é que positivo, não me confundi em nenhum ponto, foi super criativo e dinamico, dava um ar extremamente diferente p/ serie. Para mim Reply 1997 é o melhor drama que assisti, tem cliches (mas qual serie não tem), mas acho que todo clichê pode ser uma coisa única se
    for bem trabalhado, e foi exatamente nesse ponto, que Reply 1997 soube
    trabalhar…
    Mas cada um tem sua opinião.

    1. Camila Bonadio

      Onde eu falei que o flashback era um ponto negativo?? O fato deles estarem em 2012 relembrando o passado foi ótimo, não critiquei isso :/ eu me referi à cronologia baseada na parte do drama que se passa em 1997… aliás, a cronologia também foi um ponto positivo (como eu disse), mas não foi bem trabalhada e se tivesse sido melhor desenvolvida se tornaria um bom concorrente para ser “o melhor”. Mas EU, particularmente, não fiquei satisfeita com a forma em que a cronologia dessa parte do drama fora construída. Mas o máximo que posso fazer é pedir desculpas por expressar demais uma ideia baseada na minha opinião pessoal, e tentar melhorar isso nos próximos reviews.

  5. Paat

    Olha, não concordo com muito da sua review, muitas das minhas críticas seriam as que os outros comentários já pontuaram por isso vou passar dessa vez. Opinião é opinião.

    Só um conselho, se você vai encher a resenha de spoilers, avise no início do modo mais óbvio possível.
    Você basicamente entregou toda a história sem nenhum aviso à um desatento que nunca assistiu ao drama.

  6. In-c

    Entendi o seu ponto de vista, acho que alguns fãs fervorosos se exaltaram ao levar meras explanações como verdades. Muitos se confundiram achando que você afirmava que as protagonistas deveriam ter sido trocadas, quando apenas estava nos destacando o fato de Shi Won fugir de padrões recorrentes em dramas coreanos.

    Outro ponto de divergência foi a cronologia, confesso que de início fiquei meio perdida também, pois não estava acostumada as idas e vindas tão rápidas de datas, mas como você expressou, depois de um tempo fica fácil, e o que parecia confuso se torna corriqueiro e nos faz perceber o quanto isso soma à qualidade do drama.

    Não posso deixar de dizer que você foi bem direta nesse review, mas ultimamente tenho visto essa tendência em vários lugares, parece que expressar demais sua opinião causa dores de cabeça mais tarde.

    Enfim, não sei se tenho direito a te deixar esse conselho, mas da próxima vez, para evitar estresse, deixe mais claro o que você quer dizer, e também deixe a sua opinião soar de um jeito menos definitivo. Acho que foi isso que causou discórdia.

    Um pedido, não coloque mais as premiações que o drama recebeu, pois, nelas fica evidente quem é o casal principal, digo isso por experiência própria, já descobri que um casal do qual eu tinha dúvidas acabavam juntos através disso. Perdeu um pouco da “magia”, se é que me entende.

    De qualquer modo peço desculpas se pareci rude, tanto a você, como para quem escreveu os outros comentários.

    Reply 1997 foi uma grande surpresa para mim, não esperava muito dos atores e nem do enredo, mas acabei criando respeito por ambos. Foi um drama realmente enriquecedor, gostei de vários recursos que usaram e de como desenvolveram bem certos personagens, trazendo muitas personalidades fortes e pouco abordadas, como o Jong Hee que tornou o drama e os personagens ainda mais humanos na minha opinião.

  7. Lucas Alves

    Eu achei esse drama muito bom. Me interessei pelo os grupos antigos de K-Pop e gostei muito. A trilha sonora tenho baixada no meu pc e sempre ouço porque é de ótima qualidade. Indico esse drama pra todos. É um dos meus preferidos :D

  8. NanyMcPheeV

    Em relação a sua resposta pra Manu Dias. Eu disse e REPITO. Nenhum protagonista deve ser rotulado, isso que a protagonista tem que ser uma pessoa com o defeito básico de pessoa, é da sua cabeça querida. E ainda mais TODO MUNDO briga com os pais, TODO MUNDO é preguiçoso e TODO MUNDO é meio egoista. Então você não soube apontar a diferença dela como papel de protagonista. E de novo a cronologia não teve nenhum problema TUDO MUITO SIMPLES, ela não foi malfeita, e se você acredita ainda que é, apresente detalhes pra que todo mundo entenda seu lado. Porque ninguem vai gostar se você vier e simplesmente disser que não gostou do jeito da cronologia.

      1. NanyMcPheeV

        Não o que eu queria. Mas isso é uma resenha. Comparada as outras essa foi a pior ( se tem alguma pior além dessa ). Eu já disse, os verdadeiros defeitos ela não apontou e falou demais de uns que para pessoas como eu nem se passam por defeitos.

  9. July

    Camila, eu quero saber de você e de quem já assistiu se o drama explora muito o lado sentimental? Se você ficou emocionada ao reviver de alguma forma aqueles tempos (não digo somente em relação ao kpop, mas aos fatos do dia-a-dia)?

    Tenho um certo medo de assistir progamas que relembram o passado… É uma sensação tão nostálgica, que faz uma coisa que era para ser boa e engraçada se tornar triste. Sempre que assiato a um dorama eu já choro no final e fico com um sentimento de vazio por alguns dias, imagine se eu for ver algo que me faz lembrar da minha infância…

    1. Camila Bonadio

      olha, de certa forma sim, ele explora o lado sentimental, mas não (sempre) de uma forma triste… por exemplo, quando apareceu um tamagotchi ou uma fita de música, eu ria e pensava “nossa quanto tempo eu não vejo um desses?”…eu não chorei no drama, pelo contrário, ri muito… e a risada não deixa de ser uma forma de expressar emoção, certo?
      Meu conselho? assista sim! Olha, eu não sou a dona da razão aqui, mas na minha humilde opinião eu acho que você vai mais rir do que chorar… espero ter te ajudado, qlqr coisa é só perguntar :)

  10. Aline F.

    Eu sou tão apaixonada pela OST desse drama. Todas as músicas são muito boas :D Pra quem quiser ouvir, super indico: Hope do Toy, Memories do Sa Joon e To Heaven do Jo Sung Mo. Como eu disse, todas as músicas desse drama são ótimas mas eu indiquei essas porque são as minhas preferidas. Vale muuuuito a pena ouvir e assistir ao drama também :D Mal posso esperar pela segunda temporada que vai ter esse ano (uma pena não ser os mesmos atores) mas mesmo assim pretendo assistir :) Reply 1997 é um drama perfeito.

  11. Victor Maximo

    O drama foi bastante interessante e bem legal. Um dos melhores dramas adolescentes da Coréia do Sul. O grande problema que eu vejo nesse drama é que a partir da metade ele se foca bem mais em romance do que em mostrar a cultura pop da década de 90, que era o maior atrativo da série. Mas claro que ele não poderia ser exceção, já que todos os k-dramas são românticos ou tem romance como um dos tópicos principais.

Poste o seu comentário