A Werewolf Boy

werewolf-boy-capa

Título: A Werewolf Boy/ 늑대소년
Também conhecido como: Wolf Boy
Gênero: Drama, Fantasia, Mistério, Sobrenatural, Romance
Direção: Sung Hee Jo
Ano: 2012

Suni, uma senhora coreana que mora nos Estados Unidos, recebe uma ligação a respeito de uma propriedade que ainda possui para uma possível venda, obrigando-a a viajar metade do globo e visitar suas memórias de mais de 40 anos.

AWB

Sim, trata-se de uma história em flashback, um melodrama.  E tudo que eu sabia da trama antes de assisti-la acaba aí. Me propus a ver o filme sem saber nada dele e sinceramente não achei que fosse me surpreender tanto, nem esperava grandes emoções. Achava que o menino-lobisomem do título tratava-se de alguma espécie de metáfora ou que ele fosse algum tipo de Mogli ou Tarzan.

suni_chul

Park Bo Young como Suni; Song Joong Ki como Chul Soo

Mais ou menos na década de 1960, por causa de seus problemas de saúde, a jovem Suni e sua família (mãe e irmã mais nova) tiveram de se mudar para uma pequena vila. Apesar de um novo estilo de vida, e vizinhos um tanto fora dos padrões, nada parece capturar a atenção da garota. Justamente por causa de sua doença, Suni é reclusa, não frequenta a escola, vive de cabeça baixa e anotando suas tristezas num diário.

Até que um garoto misterioso aparece na casa. Sujo, sem falar nada e agindo como um lobo, a família recém-chegada ao vilarejo se vê com um grande problema: o que fazer com esse menino? Enquanto a mãe busca as autoridades para uma possível adoção e a irmã mais nova o trata como um novo amigo, Suni inicialmente o rejeita. Porém, pelo comportamento animalesco dele, a garota se vê obrigada, inicialmente, a “domesticá-lo”. A convivência faz com que a vida de ambos se transforme, Suni sai de seu estado depressivo-letárgico e o estranho parece evoluir, deixando a posição de animalzinho da casa, ganhando um nome, Chul Soo, e um espaço como membro da família.

AWB_1

A aproximação de Suni e Chul Soo não agrada Ji Tae, antigo sócio do pai da menina. Poderia aqui ser um triângulo amoroso, mas não o é, primeiro porque Ji Tae não gosta de Suni, ele a deseja apenas e, claro, ela não cede aos caprichos do playboy, o que o deixa ainda mais enfurecido.

Jitae

Yoo Yeon-seok no papel do arrogante Ji Tae

Provavelmente esse filme pegou carona no sucesso que as criaturas fantásticas ganharam depois da febre Crepúsculo (confiram o trailer e me digam se faz lembrar ou não). Contudo, para mim, A Werewolf Boy é algo muito maior e mais profundo: além do amor impossível entre uma humana e um lobo, das dificuldades que uma família formada só por mulheres enfrenta para conseguir se mantes, envolve segredos de Estado, a paranoia de um mundo polarizado por uma Guerra Fria e as consequências deste fato – criações de armas, das mais potentes às mais inusitadas.

Imagem de Amostra do You Tube

No mais, essa releitura bem escrita e bem desenvolvida de A Bela e a Fera não traz exatamente um final feliz, mas sim algo bem próximo do real. Suni perfeitamente representa o desejo de toda mulher de mudar um homem a seu bel-prazer e ela consegue de fato fazer isso. De lobo, monstro irascível e incontrolável, ao lado dela Chul Soo é apenas um cachorrinho, sempre pronto para receber um carinho na cabeça, recompensa de sua dona por ter se comportado bem, sempre a postos para defendê-la de qualquer mal e o mais importante: sempre fiel. E aqui temos o ponto mais tocante e mais triste da história, por entendermos, ao final do filme, que a fidelidade foi unilateral.

A música mais marcante do longa é My Prince, com letra do diretor do filme, Sung Hee Jo, e docemente interpretada por Park Bo Young.

Imagem de Amostra do You Tube

Mas se você é apaixonado por  trilhas sonoras como eu e  fica angustiado para conhecer as passagens instrumentais, recomendo prestar atenção em Where There’s Love, Chul Soo In Chain e Walking Away.

Imagem de Amostra do You Tube

Queria enfatizar o ótimo desempenho dos atores principais, entretanto me permitam dar mais destaque a Song Joong Ki. A versatilidade do ator, a incrível capacidade de se moldar em personagens tão distintos e denso, tudo isso salta aos olhos, seja em A Werewolf Boy, em Innocent Man ou em qualquer outro trabalho que esteja envolvido.

SJK_

Também queria destacar o belíssimo tratamento de imagem do filme, que marca não apenas a passagem de tempo, mas também reforça como o mundo de Suni é sempre escuro sem Chul Soo. E, uma vez juntos, tudo é quente e claro.

claroX escuro

#Curiosidade: o sucesso do filme foi tanto que ele foi relançado com um final alternativo. Dentre as mudanças, além mexer na história de Chul Soo e Suni, o diretor incluiu cenas deletadas que falavam um pouco da infância de Ji Tae, como também mostrou  mais da vila e seus moradores. A Werewolf Boy foi o 3º filme mais visto nos cinemas da Coreia do Sul em 2012 e em 2013 foi indicado e ganhou vários prêmios.  Fazendo o caminho contrário dos grandes sucessos do cinema, a história saiu das grandes telas e ganhou uma versão em livro, além do tradicional laçamento em DVD.

book

capa do livro A Werewolf Boy

dvd

A versão em DVD

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espero que vocês, leitoras e leitores do kpopNOW, se emocionem com essa história da mesma forma que eu. Convido-os, ainda, a comentarem e darem sugestões de filmes aqui nos comentários. Até a próxima!

A Werewolf Boy

Sobre Maíra

Kpopper e dorameira desde 2010.
Costumo escutar muitas coisas, então considero que pertenço a vários fandons sem participar de nenhum efetivamente.

There are 18 comments

  1. Thais Brenda

    Eu estava com A Werewolf Boy aqui fazia um bom tempo. Li sua review e fui ver imediatamente. Seu texto me tocou tanto que eu comecei a chorar com 3min de filme, sem brincadeira e chorei até o final. Não sei se fico triste ou desolada haha mas valeu a pena ter visto. Amei o que você escreveu e além de me incentivar a ver o filme já me passou um pouco da mensagem que ele tem. Parabéns.

    1. Maíra Carneiro

      Thais, que linda!!! <3

      Obrigada pelo comentário, de verdade!
      São palavras assim que fazem querer sempre dar o meu melhor para todos os leitores e leitoras do kN! <3

  2. VinasDoramas

    Esse filme é lindo demais, meu Deus!! Quando chegou mais pro meio do filme e ela meio que ‘domesticou’ ele, gente, era tudo tão bonito, leve e puro, que eu quis que não acabasse nunca! Passei o resto do filme com um peso a mais, rezando pra que acabasse tudo bem mas de certa forma já sabendo que não ia, e por isso eu quis ainda mais que o filme ficasse só naquela fase ‘a menina e seu lobo’. O final foi muito triste mas passa uma mensagem realmente muito bonita e forte de fidelidade (mesmo que, como você disse, unilateral).
    Destaque também pros cenários e o figurino, tudo bem clássico e bucólico, me deu vontade de viver naquela época, naquele lugar e vestir as roupas dela (e ter um lobo daquele <3).
    E claro, o Song Joong Ki, essa coisa perfeita e maravilhosa!!! Amei ele em todos os papéis que já fez, realmente um ótimo ator!! Além de lindo e carismático XD
    Não conhecia a Park Bo Young, mas achei ela tão fofa que já procurei outros trabalhos dela, já até baixei Hot Young Bloods, dela com o Lee Jung Suk <3
    Enfim, obrigada pelo post, muito bem escrito!!

    1. Maíra Carneiro

      esse lance da fidelidade, noooosssa, foi um ponto triste, né?
      mas então, eu tenho mais uma interpretação sobre o filme, um pouco mais “sombria” (não sei classificá-la direito), mas prefiro guardá-la só pra mim.

      que bom que você gostou do meu texto, de verdade. aproveito a deixa e sugiro vc dar uma lida nos outros reviews aqui do site, todos foram feitos com muito carinho e dedicação!

      bjos! =*

      1. VinasDoramas

        hahah fiquei curiosa com a sua interpretação “sombria”!! Eu, particularmente, acho que nem consegui captar toda a mensagem do filme, vou ter que ver de novo heheh
        Vou dar uma olhada nos outros simm ^_^
        beijoss

        1. Maíra Carneiro

          hahahahahaha, então, como eu disse, não sei se sombria é a palavra certa, mas é uma interpretação mais pesada, densa, que deixaria tudo muito mais triste comparado com o que eu apresentei no meu texto. até pensei em fazer algumas considerações, mas depois desisti, fiquei pensando que o problema sou eu e minha percepção de mundo. LOL

          enfim, a werewolf boy não deixa de ser um conto de fadas que pretende transmitir uma ou várias mensagens. assista com carinho e venha me falar depois suas impressões, beleza?

          =****

          1. VinasDoramas

            *mais curiosa ainda aqui*
            Tudo bem, dou uma passadinha aqui depois ;D Você que fez todas as reviews do site? Deixei um comment em The Classic, mas não sei nem se foi você que fez xD O que eu sei é que é o meu filme coreano preferido e como revi semana passada -sequei de tanto chorar- decidi deixar minha opinião ^^

  3. nina

    Oi novamente. Sempre comento algo que desejo e já tive até o prazer de me responderem. Mas dessa vez eu vi esse filme e apreciei muito, e gostaria até de saber aonde encontro o outro final surpreendente. E também quero lhe recomendar esse filme que assisti a um certo tempo. Talvez você poderá até encontrar outra forma de assistir se desejar.

    Filme 100 DAYS WITH MR. ARROGANT ou 100 dias com o Senhor Arrogante

    https://www.youtube.com/watch?v=APZASJfJlMk

  4. Daniele

    Esse filme me emocionou muito… mesmo depois do final do filme eu não conseguia parar de chorar, simplesmente amei o filme, conheci as séries fantásticas da Coréia faz pouquíssimo tempo através de Innocent man, que tbm amo, confesso q já tinha olhado antes o filme mas não assisti, não dei a devida importância, e a pouco tempo fui assistir o filme por causa de Joong Ki.Como foi tocante a história e o fim,sobretudo por ele ( personagem de Joog Ki ) , que final emocionante.. ai q vontade de cuidar dele (Joong Ki) rsrsrs.

  5. daniella

    Gente não tem nada havê com esse filme mais eu gostaria que alguem me responde se! Alguem sabe o nome de filmes coreanos de suspense tipo a empregada ou inocente thing! Por favor se alguem souber de um filme como esses me responda!!

  6. Momoko

    Meu filme preferido!
    ME APAIXONEI pelo dvd, quero AGORA! HSUAHSAHSUAHS’
    Mas não sabia que tinha final alternativo, alguém sabe onde posso encontrar o final alternativo pra ver?

    1. Angel

      Também queria saber. Porque algumas pessoas que eu conheço falam que no final eles não ficam juntos, ai quero saber esse do final alternativo para eu poder ver.

Poste o seu comentário