TOP5: Videoclipes mais interessantes de 2014

Com o fim de 2014, em meio ao meu “balanço geral” dos lançamentos, notei que o saldo de videoclipes estava mais positivo do que de costume; parando para refletir, lembrei inúmeros trabalhos dignos desenvolvidos no ano passado, porém, entre tanta variedade sempre tem aqueles que se destacam mais, trazendo até nós cenários antes inexplorados, uma sensibilidade fora do comum e a reinvenção de uma fórmula já desacreditada. Considero esses cinco vídeos os protagonistas dessa pequena evolução, então, vamos falar desses senhores.

2NE1 – Come Back Home

Imagem de Amostra do You Tube

Com um cenário apocalíptico trazido pela tecnologia em excesso, o quase longa-metragem “Come Back Home” nos força uma reflexão sobre os avanços cada vez mais rápidos da tecnologia, nos deixando na dúvida em até que ponto conseguiremos separar o virtual do real e, mais importante ainda, até quando nossa realidade se manterá predominante. Trazendo um tema mais do que plausível com tamanha maestria, o clipe do 2NE1 se consagra fácil como um dos mais interessantes de 2014.

HA:TFELT – Ain’t Nobody

Imagem de Amostra do You Tube

“Ain’t Nobody” foi um dos clipes mais controversos do ano, causou estranheza em grande parte do público por sua coreografia feroz, mas é justamente esse fator “estranho” que o faz tão digno de atenção, nossa antes Ye Eun levou a dança a outro patamar, ela não está ali apenas para tornar o vídeo mais atraente, entreter em apresentações e, muito menos, somente para acompanhar a melodia, ela vai um passo além, ligando-se a letra em sua plenitude, fazendo com que a dor e o desespero ali mostrados ganhem mais uma forma de expressão. A cada passo bruto e impaciente podemos perceber as nuances do sentimento exposto, levando-nos a uma experiência com gosto de ineditismo. Sinceramente, brilhante.

Orange Caramel – My Copycat

Imagem de Amostra do You Tube

O videoclipe mais criativo do ano não poderia deixar de ser obra do Orange Caramel, o grupo sempre inova e garante nossa diversão todos os anos. Integrando jogos clássicos com sua música, “My Copycat” revolucionou a chamada interatividade, o resultado é tão bom que te faz pensar em como ninguém teve essa ideia antes. Até hoje estou procurando alguns erros, Lizzy, Nana e Raina.

AKMU – Melted

Imagem de Amostra do You Tube

“Melted” retrata nossa sociedade por um de seus ângulos mais lamentáveis, mostrando o quanto as pessoas podem sucumbir aos obstáculos e injustiças da vida, tornando-se mais frias e menos benevolentes com o próximo. Vemos o jovem protagonista enfrentando tudo isso seguidamente ao longo do vídeo, e, mesmo que ele lute para se manter bem, em um certo momento a carga dessas situações extrapola seu limite, fazendo-o, por pouco, também desistir de tudo em que acredita e, é aí que, finalmente, encontra alguém que não apenas parece uma boa pessoa, mas o é de fato, o que impulsiona sua fé mais uma vez sobre o mundo ao seu redor. Não tem como não se identificar, todos nós já passamos por cenários parecidos, que nos deixaram desacreditados, mas, felizmente, também tivemos a sorte de contar com o apoio de alguém nesses períodos de crise. Resumindo: mais do que tocante.

f(x) – Red Light

Imagem de Amostra do You Tube

A SM, para mim, sempre ficou devendo – e muito – em suas produções, a velha forma de caixa e sequência clássica dança-dança-cara-cara-efeito-tosco-dança-de-novo, sempre garantiram monotonia e clipes esquecíveis, porém, entretanto, jogando uma luz no fim do túnel, eis que surge “Red Light”. A fórmula em si não mudou de fato, ela continua ali, alimentando o sistema mais uma vez, só que dessa vez dotada de superioridade. A fotografia do clipe tem um cuidado a mais, junto à iluminação e efeitos bem posicionados tornam o comum interessante de novo, também se soma aqui uma preocupação maior com as imagens complementares, que, surpreendentemente, agregam ao invés de tornar o vídeo confuso. A empresa ainda tem que comer muito feijão com arroz para se igualar ao tato e dedicação de suas concorrentes, mas esse trabalho do f(x) me fez acreditar que a SM esteja tomando alguma consciência sobre isso, vamos ver se em 2015 algo progride por aquelas bandas.

Sobre Ingryd

Estudante de Design Gráfico, blackjack com uma certa paixão pelos frutos da YG, entusiasta do indie e hip-hop coreanos e certa de que sua alma gêmea se chama Nell.

There are 20 comments

  1. CCAA

    Só hinos nesse top 5, infelizmente 2014 foi um ano muito fraco cm muitos conceitos parecidos e totalmente esquecíveis, só espero que esse ano tenha ótimos lançamentos e que supere o ano terrível que foi 2014.

  2. Estela

    Não achei o MV do Orange Caramel o mais criativo do ano nem de longe, sinceramente ainda tô procurando a criatividade nele, mas essa é uma opinião minha, claro.

    Esse MV do F(x) mitou mesmo, foi o melhor pra mim! ^^

    1. Diogo

      Como não é criativo o MV do Orange Caramel??? o.0 Eu assisti esse clipe primeiramente e depois fiquei pausando em cada tela procurando os erros… Vc se diverte duplamente com o clipe: Com a música e procurando os erros entre as imagens (E tem uns que dão trabalho pra achar… o.0 ) Esse clipe é provavelmente o único clipe interativo que já fizeram (Se tem outro com a mesma proposta não conheço) É uma ideia simples mas que provavelmente ninguém pensou antes… Acho ilógico dizer que algo tão singular não seja criativo…

    2. Diogo

      PS: Ficou até parecendo que vc não entendeu que o clipe é um jogo dos 7 erros e que o número entre as janelas são os erros e que nas partes que aparecem vários personagens é uma espécie de “onde está o Wally?” pra vc procurar a Nana, Lizzy e Raina… :P

  3. ALF

    Nss, que injustiça Born Hater não ta na lista, foi sem duvida o MV mais original e com mais significados do ano passado, além do tema(haters) ter tudo haver com o kpop atual.

    1. ingryd

      Born Hater não entrou na lista por um triz, fiquei em dúvida entre ele e Red Light, enfim, mas reconheço totalmente o mérito do clipe, afinal, foi um dos meus lançamentos favoritos de 2014, rs.

  4. Hime

    Gente, me perdoe, mas eu não acho os mvs de Orange Caramel criativos.
    Na minha opinião eles na verdade só pegam elementos wtf e jogam num mv, sempre foi assim…com exceção de Magic Girl.
    Senti falta de outros mvs…Infinite, Crayon Pop, Vixx …
    Acho que só concordo com come back home nessa lista :/

    1. Jess jung

      My Copycat do orange caramel é criativo sim,se vc perceber é um jogo dos sete erros e ainda é inspirado no “onde está wally?” Ou seja é um Mv “interativo”(vc já viu outro clipe assim?).

  5. Raven

    Alguém aí já ouviu falar do grupo VIXX!!!???
    “Error” o mais novo MV deles, deveria sem duvidas estar nesta lista.
    Falam tanto dos mesmos artistas, mais nunca falam dos que estão crescendo a cada dia.
    Pesquisem mais sobre eles, esse é um grupo que vale muito a pena conhecer…

  6. Li

    Também n achei o MV do orange caramel criativo, embora tenha viciado na musica. Amo elas, mas acho q o VIXX merecia estar nessa lista, já que surpreenderam com “error”, me arrepiei com esse mv deles e olha que nem conheço muito o grupo ainda. Eles estão ganhando cada vez mais a minha atenção, acho o estilo deles bem interessante.

  7. M

    Tbm estou muito indignada que “VIXX” não esta aí!
    Concordo plenamente com o “Raven” e a “Li”.
    “VIXX” está crescendo muito a cada novo MV, é notável, gostaria muito que falassem mais deles… afinal é impossível para quem conhece o grupo não gostar. Eles são incríveis e ralaram muito (e continuam) para poder ter o reconhecimento que tem e terão. Indignada!!!

  8. Lee

    Hummm.
    Pra mim Come Back Home teria sido mais interessante se tivesse tido um roteiro melhor, a ideia ficou apenas nas nossas cabeças…
    Achei “Catallena” mais criativo do que “My Copycat” pra dizer a verdade.
    Não achei “Red Light” um dos top 5 da lista, foi interessante por ser o melhor mv do f(x) isso sim, mas acho que outros do ano foram melhores.
    Gostei muito do MV da HA:TFELT, acho que ela teria tido mais reconhecimento se tivesse promovido com seu nome da época de WG, pois vi muitos comentários de gente perguntando quem era ela.

Poste o seu comentário