[Perfil] Você conhece o Super Junior?

super-junior magic

Super Junior é um grupo masculino de K-pop formado pela SM Entertainment que teve sua estreia em 2005 com o single “Twins (Knock Out)“.

Integrantes

Formação principal e atual:

  • Leeteuk
  • Heechul
  • Yesung
  • Kangin
  • Shindong
  • Sungmin
  • Eunhyuk
  • Donghae
  • Siwon
  • Ryeowook
  • Kyuhyun

Super Junior-M atualmente:

  • Zhou Mi e Henry

Ex-integrantes :

  • Han Geng e Kibum

Subgrupos

  • Super Junior-K.R.Y.;
  • Super Junior-T;
  • Super Junior-M;
  • Super Junior-Happy;
  • Super Junior-D&E.

Pré-estreia
SM_Entertainment_Logo
Super Junior Twins

No início de 2005 a SM Entertainment anunciou que estava preparando um novo grupo de garotos com 12 integrantes, que seria lançada perto do final do ano.

A maioria dos integrantes, já seguiam carreira no ramo do entretenimento durante o período de treinamento, antes da estreia, como atores, Mcs, modelos ou DJs. Os integrantes Heechul, Siwon e Kibum começaram atuando, Leeteuk, Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin e Eunhyuk já eram DJs e MCs ativos e Han Geng fez sua primeira aparição como modelo. A SM Entertainment também disse que o grupo sofreria alterações na formação, com novos integrantes substituindo as gerações anteriores a cada ano, formato inédito no K-pop, baseado na formação rotativa do girl group japonês Morning Musume, que existe até hoje como um grupo rotativo.

Inicialmente o grupo foi chamado O.V.E.R., abreviação de “Obey the Voice for Each Rhythm(Obedeça a Voz para Cada Ritmo)”, porém, antes da escolha definitiva do nome do grupo, a empresa referia-se a eles simplesmente como “juniors”, por terem começado seu treinamento muito jovens. Mas no final das contas a empresa estabeleceu o nome Super Junior. Logo, o grupo foi nomeado como Super Junior 05, a primeira geração do grupo.

Estreia do grupo

Imagem de Amostra do You Tube

Super Junior 05 fez sua primeira apresentação no programa de TV “SBS Inkigayo”, no dia 6 de novembro de 2005.  O grupo performou o single “Twins (Knock Out)“. Esse single e mais quatro faixas foram lançados online no dia 8 de novembro de 2005. Um mini-álbum foi agendado para ser lançado em novembro, mas ao invés disso o álbum de estúdio completo “SuperJunior 05 (Twins)” foi lançado no dia 5 de dezembro de 2005. O álbum vendeu 28,536 cópias no primeiro mês de lançamento e alcançou o terceiro lugar no chart mensal de dezembro de 2005.

Logo após a estreia do grupo houve uma colaboração entre Super Junior 05 e TVXQ. Eles lançaram um single de chamado “Show Me Your Love“, uma música bem divertida para a época do Natal. Durante esse tempo, os dois grupos eram vistos nos mesmos programas juntos para promover o single, na mesma época “Show Me Your Love” se tornou o “top-seller” de dezembro de 2005.

Depois que acabaram as promoções com o TVXQ, o grupo lançou seu segundo single, “Miracle”. Essa música foi o primeiro single do grupo a atingir o primeiro lugar em diferentes charts da Coreia do Sul e também em charts internacionais, como a Tailândia.

Imagem de Amostra do You Tube

Esse seria o último single do SuperJunior05 (Twins) a ser promovido. Como as promoções da primeira geração do grupo foram lentamente acabando, a SM Entertainment decidiu começar a substituição dos integrantes originais. Antes da estreia do grupo, a intenção era de ser um grupo rotativo com novos integrantes substituindo os antigos depois de um certo período. Depois do Super Junior 05, a segunda geração, Super Junior 06, seria lançada e a gravadora começou a agir para anunciar novos membros, mas depois da adição do 13º integrante, o projeto se transformou em um grupo fixo e se tornou conhecido apenas como Super Junior, sem o sufixo “05”.

Adição de novo integrante

No dia 23 de maio de 2006 Kyuhyun foi adicionado ao Super Junior, sendo o integrante mais novo do grupo(maknae). Agora com 13 integrantes o grupo lançou seu novo single, “U“. A música teve mais de 400,000 downloads em 5 horas, excedeu os 1,7 milhões de downloads, derrubando o servidor. Em seguida foi lançado “Endless Moment” no dia 29 de Maio de 2006. O mini-álbum “U”, com um total de 3 faixas, foi lançado oficialmente no dia 6 de Junho de 2006, vendendo mais de 83,000 de unidades. A faixa título se tornou uma das mais populares de 2006, ficando na primeira colocação por cinco semanas seguidas em dois programas musicais da Coreia.

Imagem de Amostra do You Tube

Quando as promoções para “U” ainda estavam ativas, o novo single, “Dancing Out“, foi lançado no dia 23 de julho de 2006. “Dancing Out” ganhou dois prêmios assim que foi lançada. Com o lançamento de “U”, o Super Junior coletou mais de sete prêmios em cinco cerimônias de 2006 na Coreia do Sul, ganhando na categoria “Melhor Grupo Rookie” e outros prêmios de popularidade.

Super_Junior_fans

Um fã-clube oficial foi criado para o grupo,intitulado de  “E.L.F”, uma sigla derivada de “Everlasting Friends”. Como os fãs coreanos têm o costume de apoiar seus ídolos com balões de uma certa cor, azul safira perolado foi escolhida como a cor oficial do Super Junior .

Com o fim de 2006, o grupo começou a promover em diferentes sub-unidades. Super Junior K.R.Y., a primeira sub-unidade do Super Junior que estreou em 5 de novembro de 2006, começou a performar separado do grupo para divulgar suas músicas. Em fevereiro de 2007, foi formado o Super Junior-T, que lançou seu single, “Rokkugo!!!“. Han Geng, membro chinês do grupo, tinha problemas com seu visto e foi limitado a performar na Coreia do Sul, por conta disso foi para a China para promover suas atividades por lá. No dia 19 de abril de 2007, quatro integrantes do grupo (Leeteuk, Shindong, Eunhyuk e Kyuhyun) sofreram um acidente de carro que afetou profundamente a agenda e o progresso do grupo, Kyuhyun  foi quem ficou mais ferido e ficou internado por quatro meses , por isso não pôde participar do single do grupo para SMTown, “Full of Happiness“.

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

 

2007- “Don’t Don”

Em 20 de setembro de 2007 foi lançado o álbum “Don’t Don”. Nos primeiros dias após o lançamento, as vendas online do álbum ultrapassaram a marca de 11,000, ficando em primeiro lugar, superando os álbuns de Lee Soo Young e Wheesung. No total 60,000 unidades foram vendidas na primeira semana após o lançamento e cópias adicionais foram impressas. Depois de três meses de lançamento, Don’t Don vendeu 164.058 de cópias, se tornando o álbum com o melhor número de vendas do Super Junior. O álbum foi também o segundo “best-seller” de 2007, com 26,940 de cópias a menos do que “The Sentimental Chordde” do SG Wannabe.

Imagem de Amostra do You Tube

 

2008-2009

Super Junior M

Em 2 de outubro de 2007, foi anunciado uma terceira sub-unidade, o Super Junior-M, um subgrupo designado para o mercado chinês. O Super Junior-M foi lançado se apresentou pela primeira vez na China no dia 8 de abril de 2008 no “8th Annual Music Chart Awards” com o lançamento de seu primeiro videoclipe, “U”.

Imagem de Amostra do You Tube

A criação do novo subgrupo criou uma polêmica entre fãs e a companhia: a maioria dos fãs não gostaram nem um pouco da adição dos dois novos integrantes, Henry e Zhou Mi, ao grupo. Um quarto subgrupo foi criado pouco tempo depois do Super Junior-M, com cinco integrantes do Super Junior-T e Yesung, chamado “Super Junior-Happy”, que lançou a música “Cooking? Cooking !” no dia 5 de junho de 2008.

Imagem de Amostra do You Tube

Em 8 de julho de 2008, o Super Junior fez sua primeira aparição oficial no Japão, com seu primeiro fanmeeting no Nippon Budokan em Tóquio e para a alegria dos fãs japoneses, foi lançado o primeiro single japonês “U/Twins“. O single estreou em quarto lugar na Oricon e se tornou o primeiro single coreano a entrar para o top 10 das paradas. Estima-se que 10,000 fãs japoneses estiveram presentes no fanmeeting.

No dia 12 de março de 2009 o grupo lançou seu terceiro álbum de estúdio, “Sorry, Sorry”. O álbum vendeu 29,000 cópias no primeiro dia de vendas e um mês depois do lançamento tornou-se o best-seller de 2009, vendendo mais de 250,000 cópias na Coreia do Sul. “Sorry, Sorry” foi o álbum de K-pop mais vendido em Taiwan, Tailândia, China e nas Filipinas, e ainda foi o primeiro álbum de K-pop a alcançar o primeiro lugar nas paradas musicais internacionais.

Imagem de Amostra do You Tube

O single título “Sorry, Sorry” ficou dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Coreia, além de ficar por 37 semanas nos charts taiwaneses de K-pop. O novo álbum conquistou sucesso nacional e internacional, tornando-se o álbum mais bem vendido do grupo na Coreia do Sul.

Super Junior ganhou diversos prêmios no 24th Golden Disk Awards, incluindo o Daesang, equivalente a música do ano. Após o enorme sucesso, o grupo iniciou sua segunda turnê pela Ásia, o “Super Show 2”em julho de 2009.

2010 – 2011: Problemas sérios e Bonamana

Apesar do sucesso, o grupo sofreu com processos e mudanças na formação. Embora Kibum tenha participado da promoção da última turnê, ele não participou dos shows, e a SM Entertainment anunciou que ele estaria deixando as atividades do grupo temporariamente para focar na sua carreira como ator.

super junior bonamana

Em outubro de 2009, Kangin foi acusado de dirigir alcoolizado, batendo o carro em um táxi estacionado com três passageiros e fugindo logo em seguida. Em dezembro Han Geng, membro chinês do grupo, entrou na justiça com um pedido de término de contrato com a SM Entertainment, alegando que as disposições de seu contrato eram ilegais, e que feriam seus direitos. Ele saiu do grupo e começou uma carreira solo na China em 2010.

Ainda em dezembro, Kangin anunciou que se afastaria do grupo para cumprir os dois anos de serviço militar obrigatórios. Agora, com apenas dez membros, Super Junior lançou seu quarto álbum, “Bonamana”, em maio de 2010.“Bonamana” ultrapassou a venda de 300,000 cópias na Coreia, batendo as vendas do álbum anterior e permaneceu no topo das paradas musicais asiáticas, quebrando o antigo recorde do grupo.

Imagem de Amostra do You Tube

Para promover o álbum, Super Junior embarcou em sua terceira turnê pela Ásia, o “Super Show 3”, em 2010 e 2011. Em fevereiro de 2011, foi lançado um filme em 3D sobre a mais recente turnê, o “Super Show 3 3D” em diversos cinemas. O filme estreou em sexto lugar nas bilheterias, e se tornou o filme 3D mais vendido da Coreia.

2011 – 2012: Novo visual e mais sucesso

super-junior-mr.simple

Em 3 agosto de 2011 foi lançado o álbum “Mr. Simple” que alcançou o primeiro lugar no Gaon Chart, vendendo 287,427 cópias. O álbum ficou na primeira posição por quatro semanas, vendendo 441,000 cópias até outubro de 2011, na Coreia do Sul. “Mr. Simple” estreou na terceira posição no Billboard World Albums Chart e na décima-sétima posição na Oricon. A faixa título, “Mr. Simple” ganhou o primeiro lugar em sua primeira apresentação no M!Countdown da Mnet.

Imagem de Amostra do You Tube

Em setembro de 2011, Heechul deixou temporariamente o grupo para cumprir seu serviço militar obrigatório de 21 meses. Em novembro do mesmo ano, Super Junior deu inicio a sua quarta grande e primeira turnê a se estender pelo mundo, “Super Show 4″. O grupo lançou a canção “Santa U Are The One” juntamente com os membros do Super Junior-M, Zhou Mi e Henry, para o álbum “2011 Winter SMTown – The Warmest Gift”, lançado dia 13 de dezembro, além disso, Donghae e Eunhyuk lançaram o single digital “Oppa, Oppa”, no dia 16 de dezembro, mesmo dia em que apresentaram a canção no Music Bank, finalizando as promoções do ano. Ainda em 2011, Super Junior foi escolhido como a estrela da Hallyu que os fãs estrangeiros mais gostariam de conhecer. Uma pesquisa feita pela Arirang TV também revelou que Super Junior é o artista coreano mais querido em 188 países.

Em 2012 Super Junior ganhou muitos prêmios e quebrou o próprio recorde permanecendo por 46 semanas consecutivas (a partir de 4 de julho de 2012) no topo dos charts musicais e em 9 de maio de 2012, o single japonês “Opera” foi lançado, vendendo 159.798 cópias em sua primeira semana e alcançando o número 1 do ranking diário da Oricon.

Imagem de Amostra do You Tube

Em junho de 2012, a SM Entertainment anunciou a volta de Kangin para o lançamento do sexto álbum, “Sexy, Free & Single”, que foi lançado online no dia 1 de julho e dia 4 nas lojas. O clipe de “Sexy, Free & Single” foi lançado dia 3 de julho e o clipe de “Spy” foi lançado dia 13 de agosto. O álbum inclui quatro canções inéditas, das quais duas foram compostas por Leeteuk e uma por Donghae.

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

O album ficou em primeiro lugar nos charts coreanos, vendendo 335,744 cópias em um mês, e permanecendo e na primeira posição por três semanas consecutivas, totalizando 459,182 cópias vendidas em dois meses. Super Junior também atingiu a primeira colocação no ranking do Hanteo Chart Top 5 K-Pop Artists de janeiro-setembro de 2012, ganhando o Singer Award, além de alcançar a primeiro lugar e ganhar o Album Award de janeiro-novembro de 2012. No dia 30 de outubro de 2012 o líder do grupo, Leeteuk, se afastou das atividades do grupo para cumprir seu tempo obrigatório no exército sul-coreano.

Super Junior veio pela primeira vez á América Latina em 2 de novembro de 2012, junto com MBLAQ, Rania, CNBlue, Davichi e After School para participar do Music Bank realizado no palco da Quinta Vergara em Viña del Mar, no Chile, reunindo mais de 8,000 pessoas.

2013: Super Show 5 e novidades

Em 6 de janeiro, foi lançado um novo álbum e o clipe de “Break Down” do Super Junior-M. O álbum alcançou o primeiro lugar no Billboard World Albums Chart em pouco tempo.

Imagem de Amostra do You Tube

Pela primeira vez, o subgrupo voltado para o público chinês também promoveu em programas coreanos, assim como em Taiwan e Hong Kong. Em 23 de janeiro, o trio Super Junior-K.R.Y. lançou seu primeiro single original, “Promise You“, no Japão. O single estreou em segundo lugar no ranking da Oricon, mais tarde chegando ao número um, vendendo mais de 69.000 cópias na primeira semana.

No dia 10 de março, o grupo anunciou que sua segunda turnê mundial, o “Super Show 5”, passaria pela América Latina, incluindo o Brasil, Argentina, Peru e Chile. A turnê foi teve início em 23 de março em Seul. O show no Brasil ocorreu no dia 21 de abril, no Credicard Hall, em São Paulo, sendo o primeiro grande evento de Kpop no país. Super Junior se tornou o único artista coreano a realizar um concerto de sucesso em quatro países da América do Sul e quebrou um recorde depois de liderar o maior número de público no continente para um artista sul-corean. No dia 06 de maio de 2013 Yesung deixou o grupo temporariamente e se alistou no exército.

No dia 24 de julho foi lançado o primeiro álbum de estúdio japonês do grupo, “Hero”, que disparou direto para o topo da Oricon, permanecendo na mesma posição da lista ao durante a semana. Um dia antes do lançamento do novo álbum, o grupo lançou o trailer de seu segundo filme em 3D através do canal oficial da SM Entertainment no YouTube. “Super Show 4 3D” sobre a primeira turnê mundial do grupo, realizada entre 2011 e 2012, mostrando as melhores performances mais detalhadamente. O filme foi lançado nos cinemas sul-coreanos em 8 de agosto de 2013.

2014 : Mamacita e nova turnê mundial

super-junior-mamacita

Os subgrupos do Super Junior continuaram a realizar suas promoções. DongHae & EunHyuk continuaram suas atividades no Japão com seu primeiro álbum completo japonês, “Ride Me”, lançado em fevereiro, além do single “Skeleton“, em agosto. O subgrupo também realizou sua primeira turnê no Japão, a “Super Junior D&E The First Japan tour 2014”, que passou por 8 cidades em 22 concertos, reunindo cerca de 100 mil fãs, no total. Em março, Super Junior-M retornou com o álbum e o clipe de “Swing”. Henry, integrante do subgrupo, continuou a mostrar seus talentos em suas atividades solo com cantor, com o lançamento do mini-álbum “Fantastic“. Em agosto de 2014, a SM Entertainment anunciou que Leeteuk, que encerrou suas atividades no serviço militar sul-coreano no dia 29 de julho de 2014, e Heechul, que não participava de atividades oficiais do grupo na Coreia do Sul desde que se alistou, em 2011, voltariam às atividades do Super Junior, para o sétimo álbum do grupo, “Mamacita”, que foi lançado digitalmente em 29 de agosto, e lançado fisicamente, nas lojas, em 1 de setembro.

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Após o lançamento, o clipe de “Mamacita” alcançou 1 milhão de visualizações no Youtube em menos de 8 horas, atingindo 2 milhões de visualizações em um dia. Para agradecer, o grupo realizou eventos especiais on-line e presenciais para os fãs.

Outros dois membros também anunciaram seus lançamentos solo: Zhou Mi, integrante do Super Junior-M e seu primeiro mini-álbum solo, “Rewind” e, depois de muitos rumores de um álbum solo que circulavam desde 2013, Kyuhyun finalmente lançou seu primeiro trabalho solo, o mini-álbum “At Gwanghwamun”, que alcançou o topo de diversas paradas musicais sul-coreanas por algumas semanas.

Imagem de Amostra do You Tube

Imagem de Amostra do You Tube

A terceira turnê mundial do grupo, “Super Show 6” teve início em 19 de setembro, com um show em Seul, seguidos por mais dois shows na mesma cidade, marcando seu centésimo concerto no dia 21 de setembro, e também levando o grupo a ser o primeiro artista coreano a realizar cem concertos mundialmente.

2015: Saida oficial do Kibum e aniversário de 10 anos do grupo

Em 7 de março, a dupla Donghae & Eunhyuk fez seu retorno com o mini-ábum “The Beat Goes On”, promovendo com as canções “Growing Pains” e “Can You Feel It?“. O sucesso das vendas físicas ocasionou no primeiro prêmio da dupla, no programa Music Bank. A dupla também realizou sua segunda turnê no Japão, com o mini-álbum lançado no país, “Present”, e iniciou uma nova turnê, dessa vez passando por vários países asiáticos.

Imagem de Amostra do You Tube

Nos dia 24 e 31 de março, Shindong e SungMin iniciaram seu serviço militar obrigatório e em 5 de maio de 2015, Yesung foi dispensado oficialmente do serviço militar, após cumprir 23 meses como servidor público. Durante o mês de junho, o subgrupo Super Junior-K.R.Y. realizou uma nova turnê no Japão, a “Super Junior-K.R.Y. Japan Tour 2015 Phonograph”, marcando a volta de Yesung aos palcos.

Nos dias 11 e 12 de julho, Super Junior realizou os últimos shows da turnê Super Show 6. Além de performar grandes sucessos, o grupo apresentou quatro novas músicas: “Devil“, “Alright“, “Don’t Wake Me Up” e “Stars Appear…”. Em 16 de julho, Super Junior lançou, em comemoração aos 10 anos do grupo: o álbum “Devil“. O álbum também é marcado por conter canções de vários subgrupos. Super Junior-M aparece com “Forever with You“, Super Junior-T com “Love at First Sight“, Super Junior-K.R.Y. com “We Can” e Donghae & Eunhyuk com “Don’t Wake Me Up“. “Devil” ficou na primeira posição no ranking de álbuns mais vendidos do Hanteo, na segunda posição no Gaon Chart, além de ficar em primeiro lugar no iTunes em 10 países diferentes.

Imagem de Amostra do You Tube

 

kibum

Kibum

Em 20 de agosto de 2015, Kibum, que estava em inatividade desde 2009, anunciou o término de seu contrato com a SM Entertainment através de sua conta no Instagram, desligando-se oficialmente do grupo. Em 13 e 15 de outubro de 2015, Eunhyuk, DongHae se alistaram no exército e em 19 de novembro foi a vez do Siwon se alistar.

O fã clube do grupo, Everlasting Friends (E.L.F.) realizou um projeto de comemoração pelos 10 anos de carreira do Super Junior. Projeto denominado “Escola SJ” contou com a participação de fãs de mais de 50 países, incluindo Brasil, onde arrecadaram dinheiro para a construção de uma escola em Tegola, sul do Mali, na África Ocidental em nome do Super Junior. Um certificado foi emitido e entregue nas mãos do líder Leeteuk e a escola ficou pronta no início de 2016.

2016 : Estreia solo do Ryeowook e novas atividades

RyeoWook_03

Ryeowook

No dia 27 de janeiro de 2016 foi lançado o clipe e o mini-álbum “The Little Prince”, do Ryeowook, desde então Ryeowook vem promovendo como cantor solo. Devido ao fato de cinco membros do grupo estarem no exército, as atividades do Super Junior em 2016 ainda não se desenrolaram, basta aos fãs esperar por eles.

Imagem de Amostra do You Tube

 

 

E fim…por enquanto !

Bom, essa é a história(resumida) do Super Junior, o grupo é considerado o rei da onda Hallyu e possui 10 anos de carreira, mas mesmo assim ainda há grupos coreanos com mais de tempo de promoção, será que quebrarão o recorde de tempo do Shinhwa ? Sente-se e espere, Super Junior ainda promete muito!

Com informações da: Wikipedia

Espero que tenham gostado do post !

Comente o que acha do Super Junior e se há algum grupo no qual gostaria de ver a biografia aqui no site também. Até logo, bjs !

There are 21 comments

  1. eujimim

    Achei bem legal n sou muito fã de super Junior mas é bom conhecer a historia do grupo. Gostaria q vcs fizessem um post assim do Kara ( sim sou Kamilia e ainda estou em negação ) seria muito legal e Kara tem um grande legado tanto na Coreia quanto no Japão.

    1. Jorja

      zijn enthousiaste voorstanders van experimenteel en creatief koken en dat zie je duidelijk terug in de manier waarop zij hun recrcten spheijven [es]: Seguimos utilizando la berenjena como sustituto de la pasta de trigo. Colocamos una capa de

  2. dd

    Caramba que legal adoreiiii <3
    super Junior foi o primeiro grupo kpop q conheci a 7 anos atras cm a musica MR.simple eu era mt fã foi através deles que conheci vários outros kpops ate hoje adoro eles mas n conhecia de fato a historia e a carreiras deles ate ent. nossa tantos anos se passaram é tao engraçados ver cm as roupas os clipes o jeito a aparencia o cabelo kkkkkk de cada um mudou tanto as musicas tbm espero q a SM. mantenha eles em atividades por anos são ótimos cantores e dançarinos sem fala q são mt engraçados adoro ver eles em programas de variedades dou mts risadas cm eles.
    realmente adorei super junior forever. <3 Kyuhyun<3

    1. Victor_fx

      Esse artigo deviria ser uns dos primeiros a serem feitos desde que esse site abriu mas antes tarde do que nunca não é mesmo? Eu não sou fão do SJ, só acompanho como outros artistas mas é uma pena como o serviço militar vem desgastando grupo.

  3. Matheus

    Glória deus um colunista diferente que não seja a Ingrid, ela mal fala de outros grupos com profundidade só os da YG. Parabéns pelo post ficol 10!!!!

  4. Luan

    Parabens pelo post, esta muito bom 😉Seria bom que fizesse primeiro dos grupos antigos, até pq muita gente ñ conhece. Se ñ fosse por eles ñ teríamos os grupos de hj.
    No caso a segunda geração do kpop.

    1. Ana

      É triste ver muitos fãs novos xingando os grupos antigos, sendo que se não fosse pelo dinheiro que os grupos antigos trouxeram para as agências esses novos nem existiriam…

      1. Luan

        É bom ver alguém que concorda comigo nesse ponto. Sério, a segunda geração são os grupos que debutaram entre 2003 a 2009 (2010 estourando), seria a década de 2000.
        Quando eu comecei no kpop aconteceu o inverso comigo, eu acabei gostando dos grupos mais antigos e depois dos mais novos. Seria bom que fizessem primeiro desses grupos, até pela mínima consideração que devemos ter por eles.

  5. Ana

    Muito legal a matéria, mas concordo com quem disse que ela veio atrasada…
    O Super Junior foi o meu primeiro grupo favorito de K-pop, antes até de eu saber direito o que era K-pop e é triste ver como eles não tem mais a mesma força de antes. Eles não são mais considerados os reis da Onda Hallyu, eles eram considerados um dos grupos que exportaram a onda, mas essa onda nem existe mais gente! Voltando ao SuJu, nossa, não foi o serviço militar que desgastou o grupo, mas a SM, a agência nem dá uma promoção ou conceito sério para eles, todos deveriam ter se alistado ao mesmo tempo, mas não, vai um, depois outro, e a maioria nem serve ativamente, só vão para fazer promoções com a polícia, isso, somado aos escândalos individuais dos integrantes (que não são poucos) fez o grupo se desgastar aos olhos do público, sou ELF, mas não vou mentir, se não fosse por nós o grupo nem estaria mais ativo, porque não vende mais fora do fandom.

  6. regina

    Eu adorei ,demorou muito mas amei obrivada por iniciar com suju porque eles sao un incone do kpop . Bom se for pra escolher eu amaria do SNSD mas se quiserem de outra empresa eu quero wonder girls 😍

  7. Jully

    Se puder, faça de todos os grupos, primeiro comece pelos mais antigos, e até 2014 (porque 2015 é cedo).
    – Só uma sugestão! Faria muitas pessoas assim como eu, felizes e não julgar um grupo porque não gosta disso e blá blá blá – (Eu tenho um certo preconceito com um grupo por causa de seus fãs, mas não estou aqui para semear discórdia com ninguém.)
    Super Junior é um grupo excelente e queria ter conhecido na época de seu debut e não a dois anos atrás. (Ou melhor, ter dado mais atenção a eles a dois anos atrás)
    Faça mais, por favor! (:
    <3

  8. Bells Sho Ji

    Cara! Amei a postagem! <3 SUJU tem história!
    SUJU foi meu 2º grupo de k-pop conhecido. E isso foi há 2 anos! (sério gente conheci K-pop em 2014)
    Foi com a música Sorry, sorry esse sucesso mundial que me apaixonei pelo Super junior!
    Isso é uma das coisas mais tristes porque conheci eles num período em que muitos integrantes estão no exercito sul-coreano. Claro que gosto de paixão grupos mais novos como BTS, EXO, MADTOWN,SHINEE,BTOB … mas, SUJU tem história, tem sucesso, tem integrantes super lindos e carismáticos como Leeteuk, Siwon,Eunhyuk,Kyuhyun,Heechul (esses são meus preferidos).
    Assisto praticamente todos os programas onde eles são MCs!
    Muito triste que muitos estão no exército … voltem logo oppas!

Poste o seu comentário