[Opinião] Vida de trainee: uma jornada de incertezas

winner-NII-3

Muitos acabam tendo ilusões de que a vida de trainee é um mar de rosas, mas não é bem assim. Não podemos generalizar todas as agências, mas esse período de treinamento é um dos mais complicados para quem deseja se tornar um ídolo no K-Pop. De vez em quando alguém pergunta no Ask algumas coisas sobre os trainees, então aqui vai alguns pontos que acabei guardando ao longo dos anos depois de ler relatos de ex-trainees, de ídolos, de notícias e afins.

Antes de estrearem em suas carreiras solos, em duplas ou em grupos, os ídolos coreanos passam por um período de treinamento. O tempo que eles passam como trainees não é determinado – pode ser 2 ou até 7 anos – e durante essa etapa a agência fornece aulas de dança, técnicas vocais, atuação, ajuda na desenvoltura deles durante apresentações, como devem se comportar em programas de variedades e muitas outras técnicas para ajudar no seu crescimento.

Mudanças radicais

A vida de um trainee não é fácil: eles muitas vezes precisam mudar de seu país, cidade e da casa de sua família em busca do sonho de ser famoso. Ele passa a morar com outros jovens que podem acabar se tornando amigos ou rivais, porque vale lembrar que eles estão disputando por uma vaga importante e nem todos conseguem ser selecionados.

As agências fazem essas crianças e adolescentes assinarem contratos tirando qualquer compromisso da mãos delas se eles acabarem não fazendo sua estreia na indústria do entretenimento coreano, ou seja, o esforço deles pode ser em vão e a empresa está de consciência limpa com isso.

Um exemplo bem recente disso foi com a YG Entertainment ao lançar o reality show “WIN(Who Is Next?) e deixar “na mão do público” a escolha de que grupo de trainees estava apto para fazer sua estreia. O Team A foi o vencedor e ainda aguarda para estrear como WINNER enquanto o Team B voltou para o limbo dos trainees e só Papa YG sabe o que vai acontecer ou não com esses garotos. Enquanto uma decisão não é tomada, eles continuam lá ralando e treinando para aperfeiçoar suas técnicas.

teamb

Vida de trainee

A vida de um aprendiz é bem complicada – isso muda só um pouco depois que eles estreiam. Eles precisam entrar em dietas alimentares para conseguir chegar ao peso ideal que varia de 40kg a 60kg dependendo do sexo e alguns acabam ficando anêmicos e usando os recursos de vitaminas em cápsulas para ficarem nutridos com tudo que o seu organismo precisa.

Outro fator é o tempo de prática diário: 10 horas no mínimo de muitas aulas de dança e de voz. Vale lembrar que muitos só voltam para seus dormitórios de madrugada depois de completarem todas as suas tarefas e conseguem dormir por 5 horas. É por esses motivos que certos trainees acabam abandonando a escola e seus estudos para se concentrar em apenas uma meta.

Para o sonho deles se tornar realidade muitos abandonam seu orgulho, já que precisam se esforçar ao máximo que puderem para serem escolhidos, e abaixar a cabeça para seus superiores. Em uma notícia que há muito tempo eu li dizia que em diversos casos eles são punidos e vivem ouvindo gritos porque isso é necessário para motivá-los a ter sucesso em uma indústria tão competitiva. Como eles querem ser famosos, acabam deixando isso de lado.

seventeen

E onde os pais entram nessa história para não interferir?

A razão dessas práticas abusivas continuarem é porque muitos pais não se importam em verem os filhos sofrendo já que eles possuem um desejo incontrolável de ver o filho no mundo do entretenimento e ganhando destaque. E convenhamos que isso não acontece só na Coreia.

Outro fator é que não existe o termo falhar para a maioria das famílias coreanas. Se o filho abandonou a escola – local que ensinaria o necessário para eles se tornarem médicos, engenheiros, advogados e etc –, abandonou uma vida de estabilidade e certezas para trás pensando em se tornar um ídolo, ele então precisa se esforçar e alcançar essa meta mesmo com essas condições.

Mas tem quem pule de um barco para outro

Só que nem sempre esses trainees continuam na empresa para qual eles fizeram audições. Muitas vezes acabam mudando de companhia durante esse processo e acabam por estrear em outra agência. Por que então mudar de agência se o trainee se empenhou tanto para passar pelas audições e finalmente entrar na gravadora que ele queria? Para essa pergunta existem várias respostas:

1- A agência não era aquilo que ele pensava.

2- A agência o limita e não deixa ele mostrar seu potencial como compositor ou não permite que ele cante o estilo musical que deseja.

3- A agência estava preparando a estreia do grupo, mas ela acabou não o lançando.

4- Acha que ia ter maior oportunidade em uma outra agência.

5- Entrou com um objetivo e acabou mudando de ideia.

6- Não quer mais ser ídolo.

Essas são algumas das principais razões na troca de agências quando ainda se é trainee e também depois que se estreia no cenário mas não vamos entrar nesse caso, pelo menos agora. Na maioria das vezes os ídolos não revelam o porque deles decidirem mudar de companhia, mas é possível deduzir alguns e isso será assunto mais para frente.

Sobre Renata Kurisu

Jornalista apaixonada por livros, séries, dramas e música. Descobri o kpop acidentalmente enquanto ouvia BoA cantando em japonês. @renkurisu

There are 16 comments

  1. sl

    se a maioria das agencias demonstrase desde o principio que os seus treinees terão oportunidades de estrear e de mostrar o que podem fazer tendo o apoio da agencia acho que não haveria tanta migração de trainees para outras agencias e de muitos desistindo pelo meio do caminho não porque não querem ser idolos mas pelo situação dificil e complicada que enfrentam sem apoio para chegarem lá ,porem são poucas as agencias que dão chances e respeitam os trainees antes deles msm estrearem como idolos mas sonho meu sonho meu…por um mundo de igualdade

  2. ricardo

    disso já sabia bastante , mas foi bom bom ver sua opiniao tbm sobre isso tipo vida de trainner nao é moleza mesmo mas sempre torço para todos os milhares de tranners realizarem seus sonhos lol , pq é dificil mesmo por isso sempre penso quando uma nova banda faz seu debut lol ufa conseguiram ^^, sem contar como sao algumas agencias né

  3. regina

    credo aqui no brasil e só tirar a roupa e por no you tube e pronto la vc tem que estudar e sacrificar mas a vida e assim se vc quer augo tem que ir a luta

  4. louise jungkook

    E em relação a escola no brasil por exemplo? sou portuguesa, mas moro no brasil, e tenho 13 anos.
    Estudo em Brasília, e se eu passasse no teste, eu iria me mudar pra Coréia e tbm parar de estudar?

  5. Karinny evellyn

    oii gente vou dar minha❤ opinião,gente eu realmente acho que nao deve ser facil eu acho que e uma rotina muito pesada rigida. E eu quero ser uma k-idol mais mesmo assim nao cou dessistir e quem quiser ser tambem eu so digo uma coisa: corra atras dos seus sonhos lute por eles aproveite as oportunidades que voce tive se voce nao passar nas audiçoes mostre confiança e va de cabeça erguida com um sorriso maravilhoso mais nunca dessistar bom foi isso bjs ❤ #força ❤

  6. chikinitus

    Gente, alguém sabe me dizer se os trainees estrangeiros têm que pagar por acomodação e despesas? eu li uma vez que tipo os trainees pagam pelo tempo que são trainees… o.O

    A SM fará audições em São Paulo em setembro/2017. Mas há muito pouca informação sobre o que é a realidade de um trainee, além de que é sabido que não é fácil.

  7. Isabella

    Oi gente, estou lendo os comentários de vcs e realmente eu tbm queria ser uma k-idol eu entrei nesse mundo esse ano 2018 e eu tenho 11 anos e eu queria muito fazer audições na YG eu achei bem legal, mais não sei muito disso, E meu sonho cantar, tbm falo uma coisa pra vcs, se vcs tem esse sonho assim como eu, não desistam nunca sempre batalham pelo oque vcs querem, nunca deixe de ter fé em Jesus Cristo pq ele vai abençoar que um dia pode ser daqui 1000 anos n importa oque for, um dia eu chegarei ao topo,, um dia eu serei uma
    IDOL e eu espero isso de vcs tbm. Beijos. desculpem os erros e pq meu teclado e bem ruim de escrever! Beijos ❤❤

Poste o seu comentário