[Opinião] Homossexualidade no K-Pop, existe?

20111208_seoulbeats_shinee31

Oi pessoal, que saudade que eu estava de vocês, não postei nada esses dias porque, como mencionei antes, eu estava estudando para um vestibular que faria no dia 09, que para meu alívio, passei! (prazer, futura arquiteta). Compensando a minha ausência, acho que esse é um bom momento pra postar uma coluna que eu já venho pensando há tempos, é uma coisa que todo mundo tem uma opinião, mas ninguém na verdade discute sobre: Há K-Idols gays?

Antes de começar, vamos esclarecer que: é uma coluna de opinião, embora eu esclareça fatos, a mensagem ao todo é na verdade o que eu penso sobre o assunto, e vocês podem sentir-se a vontade para, discordando ou concordando, compartilhar sua opinião também. E não vou, e nem posso insinuar quem eu acredito que seja gay, porque na verdade não é esse o “tabu”.

Todo mundo já ouviu, com certeza, comentários maldosos sobre o comportamento de seus bias meninos. Por serem mais afeminados, muitos acham que eles são gays, mas não podem assumir por causa da cultura digamos, careta, da Coréia do Sul. Só que na verdade, ninguém sabe a verdadeira orientação sexual dos K-Idols e talvez nunca saiba, já que nenhum deles costuma falar abertamente de assuntos tão pessoais. Mas a dúvida da sexualidade não é apenas pelo comportamento feminino, eu por exemplo, já vi atitudes bem peculiares entre K-Idols homens que nos levantam a questionar se eles são gays, como essa performance dos cantores Jonghyun e Taemin do grupo SHINee:

Jonghyun e Taemin (SWC ll in Seoul)

Imagem de Amostra do You Tube

Não Shawols, não estou insinuando que Jonghyun e Taemin são gays, estou apenas tentando explicar o porquê de existir essa questão. O contraditório é que ao mesmo tempo que essa cena de quase beijo é chocante, ela também é vista como fofa pela maioria das fãs. Lá não tem nada demais em fazer couples do mesmo sexo, e um beijo entre eles é quase um presente pra elas, contanto que os K-Idols não sejam gays. Mas como assim? Vou explicar.

Na cultura sul-coreana, é muito atraente para as garotas o comportamento “afeminado” (da parte dos meninos) que também pode ser descrito como fofo, isto é, atitudes infantis, o uso de maquiagem, acessórios, e etc. Enquanto aqui algumas garotas se sentem mais atraídas por atitudes másculas e despreocupadas dos meninos, lá o inverso é muito comum. Para muitas delas, é mais interessante os meninos parecerem doces e inocentes. Sabendo disso nós podemos deduzir que a maioria dos K-Idols ao contrário do que pensam, não são gays, muito pelo contrário, eles agem assim para chamar mais atenção das meninas.

Mas e o comportamento íntimo entre eles? Como se explica? Bem, é o seguinte: não sei se vocês conhecem a expressão “bromance”, mas vou simplificar pra vocês. Se trata do amor entre dois homens heterossexuais influenciadas pelo feminismo da década de 90, isto é, com troca de carinhos sem medo de ser interpretada como homo afetivos. É o que acontece com a maioria dos K-Idols, a amizade masculina na Coréia do Sul é bem forte, isto reflete nos relacionamentos de integrantes do mesmo grupo, e é totalmente cabível o amor entre os mesmos, que diferente da nossa cultura, é completamente normal troca de carinho físico, que são abraços, beijos, etc.

Ou seja, o comportamento da maioria dos K-Idols, empiricamente vai ser interpretado como gay, mas se você parar para analisar os fatores culturais por trás disso, você conclui que tudo não passa de um preconceito. Porém, não estou dizendo que não existam K-Idols gays, existem, e isso independe do comportamento culturalmente comum, é perceptível. Mas os fãs reagem de forma negativa à essa possibilidade. Qualquer e todo indício de orientação homossexual dos ídolos homens é visto como brincadeira, amizade mais íntima, ou outras coisas, mas nunca como homossexualidade.

A homofobia é tão presente na Coréia do Sul que existem casos de ídolos que assumiram ser gays e por isso passaram a sofrer represarias de todos os lados, como se tivessem confessado um crime. Como o ator Hong Seok-cheon, que foi despedido e passou por maus bocados por assumir a homossexualidade. Parece bem improvável, certo? Não na Coréia do Sul, onde o preconceito é fortemente atuante. Um K-Idol assumir que é gay pode até não fazer as fãs deixarem de amá-lo (não todas), mas sem dúvidas faria a população mais velha, ou seja, os pais e mestres, proibirem o contato dos mais jovens com tal ídolo, para manter intacto os “bons costumes”. Isso prejudicaria muito a fama e influência do mesmo. É um perigo que ninguém está disposto a correr, por isso, muito dificilmente um ídolo gay vai assumir sua orientação sexual.

Mesmo o carinho sendo comum entre os meninos na Coréia do Sul, já houve questionamentos preocupados dos fãs à sexualidade de alguns ídolos, devido a rumores, ou eventos, enfim. Um exemplo foi o que aconteceu com Jo Kwon de 2AM e Soohyun de U-Kiss, por causa de uma amizade muito expressiva, os ídolos tiveram que negar publicamente que eram gays (e que tinham um relacionamento) para tranquilizar os fãs. Essa pressão sob os meninos só prova o quanto a sociedade sul-coreana é conservadora.

03

A dúvida de uma possível orientação sexual gay assola muitos fãs, outro exemplo é a Amber do f(x) que já recebeu várias insinuações e questionamentos de fãs devido ao seu jeito masculino de se vestir e agir. E devido há exatamente o contrário, jeito feminino demais, muitos já apontaram o Key do SHINee como gay, e há vários outros exemplos. Mas esse tabu talvez nunca seja de fato desvendado, ainda falta muita evolução para não só os ídolos, como qualquer pessoa, não terem medo de assumir que são gay na Coréia do Sul. Mas quanto ao comportamento, que sei que a maioria de vocês não compreendia (por não conviverem com tais costumes) espero ter esclarecido um pouco. Então, se vocês achavam que seus bias eram gays por serem afeminados, há uma grande possibilidade de vocês terem se enganado (comemorem meninas), mas há possibilidade de estarem certos (chorem meninas). Contudo vale lembrar que não deve importar se os K-Idols são gays ou não, porque isso é irrelevante em qualquer circunstância, certo? Certíssimo!

Bom gente, espero que vocês tenham gostado da coluna, fiz com muito amor e carinho, mas eu não poderia encerrar sem deixar essa perguntar: Quem vocês acham que é gay e quem vocês acham que ao contrário dos rumores, não é?

There are 131 comments

  1. NanyMcPheeV

    Gostei muito do artigo, não sei não, mas minha intuição é que acontece a mesma coisa com todos os idols do mundo inteiro, ou seja, é pouquinho aqui e ácola. E pelo menos aqueles que disseram tipo ideal e falaram sobre casamento, parecem livre de suspeitas u.u

    1. G-Dragon fan fic

      É ordem dos coreanos preservarem esses idolos. Só que não. Pq a gente sabe que eles tem fôlego pra tudo. Pra transar, dançar, correr. Sempre dizem que são um país desenvolvido, mas ainda sim preferem manter essa discrição gay.

    2. Adriana

      A Amber com certeza é, mas ela é como os outros, não vai sair do armário tão cedo, assim como tem muitos gays na Coréia escondidos dentro armário, até mesmo alguns se casam e constitui família 👪 pra disfarça, tenho certeza que ela é gay mas tem medo igual a grande maioria.

  2. Dayany de Sousa

    Apesar do fato ser irrelevante e não me afetar em nada, eu fico triste quando vejo essas manifestações de carinho excessivas, afinal como um dorameira assídua eu não vejo esse tipo de comportamento entre os personagens, vejo muito em animes onde as meninas preferem aquele que mais parece uma boneca, mas é questão de costume mesmo. Mas acho engraçado em um pais tão conservador, você poder beijar alguém do mesmo sexo em publico, mas não poder ser gay. É meio contraditório.

      1. Zildenaria

        kkkkkkkkkkkk….. NEah! Estranho esse conservadorismo contraditório! É tipo assim: Não gente, ele disse ta tido,foi só um bejinho de amizade! Ele não é gay e pronto! Foi coincidência estarem naquela boate GLS… 99′

  3. Rebeca

    A sociedade coreana é realmente bem rígida com isso, talvez muitos k-idols sofram por não poderem se assumir e ter que ficar mentindo, mas é o preço que eles tem que pagar pela fama. Porém espero que isso realmente mude, o primeiro passo já foi dado por esse ator e também soube que o ulzzang Lee Nam Soo também se assumiu. Espero que esse contato com o ocidente ajude a mudar isso também
    Eu acredito que alguns k-idols sejam gays, nao por serem afeminados, mas atitudes que eu já percebi claramente, como o JoKwon (pra mim tá escancarado que ele é gay, desculpe) e o Key (eu não acho o key feminino, mas ele tem certas atitudes que me fazem desconfiar dele).

  4. Vinniesyoung

    Amei a coluna e é algo que não foi discutido, achei tendência.. Parabéns!
    E na verdade acho que todos do SHINee deveriam ser gays, assim as fanfictions fariam sentido.. o Jokwon dá nos pistas da homossexualidade e o caso da Amber, pode até ser questão de estilo (Tomboy e etc..), mas acho que tudo faz reverência ao gene ou hormônio que os K-idols receberam a mais.. Enfim, apoio a homoafetividade entre nossos K-idols, mas sei que isso eles não revelarão tão cedo..

    1. Angel

      Sinceramente eu não entendi seu comentário,as empresas estão tão radicais a ponto de injetar hormônios e genes nos trainees e idols?

      ~Wow,é a ciência invadindo o k-pop.

  5. In-c

    Considerando a cultura coreana é realmente muito difícil dizer quem é o quê entre os ídolos, pois, não tem como comparar com padrões brasileiros e por mais familiarizados que estejamos com a cultura oriental, ainda assim é penoso dizer com absoluta certeza quem é gay.

    Nos meus primeiros contato com o K-pop eu achava que todos os homens tinham um pé na homossexualidade, mas era besteira de alguém nascida em um país como o nosso, que reprova terrivelmente esse tipo de comportamento. Com o tempo fui aprendendo as características da população coreana e o que é bem visto ou não por lá.

    Como já citaram, é extremamente contraditório um país permitir tais insinuações e ao mesmo tempo usar represálias tão fortes quando alguém assume sua sexualidade. É uma atitude triste, mas acredito que mesmo em passos de tartaruga mudará.

    Para mim isso realmente não importa, sexualidade é individual e ninguém tem o direito de criticar a orientação dos outros. Eu não consigo achar esse tipo de apresentação do SHINee ou de qualquer outro grupo como algo rude ou desrespeitoso, afinal, é o público que incita esse tipo de coisa, e, como ídolos, apelar para o que agrada a população é natural.

    Eu não percebo romance entre os grupos que eu gosto – ainda sou meio besta para afirmar qualquer coisa -, mas se eu descobrisse algo do tipo, e se eles se amassem de fato, eu iria achar lindo como qualquer outro casal.

    Ótimo ponto de vista o seu, adorei. Continue sempre essas colunas de opinião, são fantásticas!

    1. NanyMcPheeV

      É o que você falou, é tipo etnocentrismo, quando a gente analisa uma cultura a partir da nossa, e acaba sendo ruim. Pra poder realmente analisar é preciso olhar com os olhos da cultura deles :/

  6. sl

    Na verdade para um fã isso é irrelevante mas para um coreano num pais tão fechado como o deles é dificil se abrir ou talvez se assumir sendo ou não um gay qualquer pessoa sabe que talento não interfere em nada com a sexualidade mas para um coreano tradicional totalmente antiquado do tempo das cavernas isso conta e muito e pode afetar o artista ate destruir uma carreira por lá é triste mas é verdade ainda falta muito pra coreia ser liberal e ter um pais sem preconceito otima materia parabens

  7. Thais Brenda

    Flavia tocando na ferida dos capopeiros! Adorei sua coragem e a forma “limpa” como tu abordou o assunto, parabéns.

    Sempre tem um ou outro artista que a maioria suspeita, tem outros que só os fãs mais ‘chegados’ conseguem perceber um indício, mas no fim fica como tu disse, não temos e provavelmente nunca teremos certeza de nada. O jeito é ficar no achismo haha O mais importante é respeitar, seja hétero ou não.

    Confesso que virei fã do Jokwon primeiramente por causa desse jeitinho traveco assumido dele u.u adoro um k-idol semi assumido uhashusa

  8. Filipe Colucci

    Obviamente acho que alguns K-Idol’s sejam gay’s,mais a cultura sul-coreana super estranha não iria aceita-los,
    Post super polemico o seu arrazou *–*,morri na foto do SHINee lá em cima bom exemplo HAHSHAHSH,mesmo eu acho que o Key seja Gay,me desculpem eu sou Shawol mais não e possivel u__u
    Enfim,Otimo post

  9. Maria Eduarda

    Eu adorei o post, foi muito bem pensado e eclético! Eu realmente concordo que é extremamente incoerente o “bromance” ser aceito, inclusive apoiado e incentivado pelas próprias fãs, enquanto que assumir a sua sexualidade ser um pecado mortal!
    Claro que por causa da cultura seja praticamente impossível dizer quem são gays e quem só tem pinta mas eu tenho minhas suspeitas! Exemplos: Amber do f(x), Jun.K do 2pm ( sou ultra, mega, power e completamente Hottest mas ele é absolutamente o único que eu não gosto exatamente pelo geitinho que ele tem), Sandeul do B1A4 ( mesmo sendo uma completa BANA e ele sendo um dos meus bias preferidos eu tenho que admitir que ele… Bom assistam o Clipe Baby Good Night(Korean Version) e tirem suas próprias conclusões!), Leeteuk e Heechul do SuJu ( gente tb sou E.L.F de corpo e alma mas pelamordeDeus esses dois ai basicamente, pra não falar TOTAL e IRRESTRITAMENTE se assumirão, no MV No Other!), etc! rsrsrsrsrs
    Bom parabéns pelo post e espero novos!

  10. Júnior Sone

    hahaha eu fui criado Coreanamente, por que Deus/Jesus deixou o AMOR para compartilharmos com todos independente do sexo…

    então não é errado beijos no rosto, abraços e brincadeirinhas entre o mesmo sexo ¬¬ apesar de alguns k-idols abusar dos afetos

    População preconceituosa e que por alguns gestos já aponta dizendo que “fulano” é gay, eu quero que vcs se EXPLODAM ~^

    E as meninas da Coreia estão mais do que certa, garotos fofos são melhores para elas do que esses trogloditas por aqui do nosso lado ¬¬ ridículos machão-

    PARTIU ARRUMAR MULHER NA COREIA ~^

    LÁ ELAS ME ENTENDEM E ME QUEREM… FUIIII …….

  11. Jade ~

    Eu acho que e isso que faz o k-pop ser interessante pra gente, acho que se não tivesse toda essa insinuação o k-pop não seria tão legal assim.
    Não vejo problema em um k-idol ser gay ou não o importante e a musica deles, a voz , a dança, a atuação o talento em sí .

  12. Moon

    Eu acho que o Key é meio gay. Sou shawol e sim, as vezes eu REALMENTE me questiono sobre a sexualidade dele. Não estou dizendo que ele é gay, mas é estranho. Porque ele não tem um jeito feminino, ele tem um jeito gay.

  13. Jaque Coelho

    Ah, esclareceu muito agora, mas não me importaria se fossem gays U.U, n sei por que esse preconceito todo, n dá p/ entender! eles se beijam, se agarram e tal, mas desde que não confessem td bem?! Coreia do Sul é um país desenvolvido só que não, pq né!

  14. 범키

    Bem, o Jo Kwon eu tenho um pouco de desconfiança, e creio que não sou a única.. Mas quanto ao Key eu sou incerta em afirmar ou levantar qualquer hipótese. Muitas vezes ele demonstra um comportamento afeminado, mas, já vi MUITAS vezes, ele agir como homem, sério, como um homem. Acho que este assunto de sexualidade é como religião, um dogma, não dá pra discutir. As vezes aparenta uma coisa mais porém pode ser outra, e vice-versa.
    However, comparada a garotas tenho atitudes muito masculinas, minha voz em si é alterada, sou um desleixo de pessoa, já cheguei a duvidar da minha sexualidade, mas sou hétero.. Acho que ter um pré-conceito baseado naquilo que vemos é uma maneira errada de julgar uma pessoa !

  15. Eduardo (찬열)

    “Porém, não estou dizendo que não existam K-Idols gays, existem, e isso independe do comportamento culturalmente comum, é perceptível. Mas os fãs reagem de forma negativa à essa possibilidade.” Concordo com essa parte, mais sendo ou nao, no que depender de mim, to la pro que eles precisarem

  16. Giovani Gorski

    Ha um tempo atrás saiu uma notícia de uma garota que já tinha trabalhado para a SM Entertainment. Em entrevista a vários sites de K-Pop, ela contou que ficava muito próxima aos Idols e sabia bastante coisa da vida deles. Ela resolveu contar tudo a esse site. Ela contou que o YunHo do TVfXQ! é gay e que ele era apaixonado pelo ChangMin, que é hétero e portanto não correspondia, a YuRi das SNSD também e o SiWon do Super Junior também é gay (também contou que ele tem mais motivos para não revelar sua orientação sexual do que os outros: sua religião). Ela também contou que o HeeChul não é gay.
    Bem, eu não sei se tudo isso que a garota falou é verdade, mas eu realmente acredito que o YunHo e o SiWon sejam gays, assim como o JoKwon, o Kevin (U-Kiss) e Brian Joo (ex- Fly to The Sky). c:

    1. Flower Power

      A agencia que mais tem Idols gays é a SM com certeza…

      Minhas apostas:
      TaeYeon (snsd)
      YuRi (snsd)
      YunHo (tvxq)
      Key (shinee)
      Amber (fx)

      Sungmin (suju)
      ZhouMi (suju-m)
      etc.

          1. Amanda

            Pra mim o Heechul é tão seguro de sua sexualidade que não se incomoda de beijar outros membros e etc. Os próprios membros do Suju já falaram que Heechul é o mais ‘pegador’

      1. NanyMcPheeV

        A Amber eu acho que você mesmo tendo sua opinião pode acabar saindo preconceituosa por conta do estilo dela .-.
        E a TaeYeon foi uma surpresa na lista, se ela for, ela encobre super bem, porque ela é muito natural, sei lá .-.

        1. Flower Power

          Pois é, pode até parecer que seja meio preconceito com esse estilo da Amber de ser tomboy, o qual eu adoro, mas não é só por causa disso… Ñ sei se realmenta a SM a manipula nesse quesito, creio eu que não, mas olha só o jeito que ela fala, que ela anda, e como ela abraça a Victoria, a Sulli e a Krystal (principalmente…), é no mínimo suspeito… Existem algumas tomboys que quando você vê, você diz “Não, ela é hétero…”, por exemplo, a CL (2ne1), todo mundo sabe que ela é a maior poser com essa pinta de machão que tenta passar… mas da parte da Amber (e de outras tb… ) vejo que isso é mais natural… claro que tudo isso é a minha opinião…

          1. In-c

            A CL não é tomboy, a imagem que ela construiu é de mulher forte, independente, ela jamais adotou esse estilo, peloamor.

        2. Flower Power

          Sobre a TAE… tipo, ela é minha bias ultimate do kpop, e foi isso justamente que me fez chamar atenção pra ela, além do incrível talento é claro… Existe uma aura nebulosa, um mistério incrível nela… como ela se comporta quando esta com as meninas, e quando esta com meninos… ela fica mto forçada tentando fazer aegyo p/ chamar atenção dos meninos, mas quando é com mas meninas ela fica muito mais solta… Por exemplo, o lance dela com a Tiffany, os beliscões nas bundas das outras meninas, etc, etc… Ficou mais nítido pra mim bem no ano passado, na época do debut do TaeTiSeo, e do Music Core… apesar da diferença de cultura, um pouco estranho, pelo menos, posso dizer que é.

          1. NanyMcPheeV

            Verdade muito mistério a TaeYeon, mas eu sinto como se ela fosse uma pessoa depressiva, prestes a desmoronar, como um castelo de cartas. Ela mesma dá indicios disso, quando falou que se sente muito sozinha e tudo mais. Muita dó da nossa líder T-T

          2. ㄴ Priscila ㄱ ^-^♥

            todas meninas são gays, se for por causa desse tipo de atitude
            só que se divulgam mais essas fotos de taeny
            nem ficaria surpresa se a tae fosse gay, mas tbm não ficaria surpresa se ela fosse hetero
            acho que ela é visiualmente mais próxima da tiffany, pq ela tem dificuldade para falar sobre seus sentimentos e com a tiffany ela conseguiu, mas só, não pq ela goste menos das outras meninas
            ficaria MUITOOO surpresa se a tiffany falasse que era gay, pq se ela for ela merece um oscar, pq quando ela comenta de meninos, parece sim q ela é hetero

      2. Tete

        eu acho que a Tae é porque: ela já demonstrou publicamente a necessidade que ela tem da tiffany (pode ser paixão, ué); ela tem o jeito mais masculino do grupo, embora sua fofura disfarce; todos os amigos disseram que ela mudou muito o estilo quando debutou (ela podia ser uma amber da vida).

        1. ㄴ Priscila ㄱ ^-^♥

          quem é a viciada em maqueagem do grupo é a Tae, até ela ajudou na tour do álbum do Japão a maquear as outras meninas, e sempre que falam de maqueagem as MENINAS elogiam a Tae e dizem que ela é que sabe usar melhor a make e que é a viciada em maqueagem
          ela só está “masculina” agora com I GOT A BOY, mas todas mudaram seu estilo de vestir, pq elas ganham roupas para divulgarem, então querem aproveitar o sucesso do álbum delas
          mas, em the boys, por exemplo, as roupas dela são super femininas
          se ela for gay, não sei, mas não acho que ela seja “masculina”

      3. Verdade

        VÃO TODOS SE LASKAR

        Só porque a YURI DO SNSD TEM NOME DE HOMEM VOCÊS FICAM AÍ ACHANDO BOSSHTA.

        Ela é 100% Hétera, tanto é que namorou uns par de atores sul-coreanos e integrantes de bandas às escondidas e gostou de um monte de caras.

        Quem é lésbica lá eu desconfio da TAEYEON e da TIFFANY. Elas vivem se esfregando, se lambendo, todo mundo vê elas se arrastando asa e no fim culpa a gostosona feminina da Yuri.

        E quer saber de uma coisa? Vocês fazem tempestade gayzola na Coreia do Sul, pois no Japão se vocês quiserem saber lá as meninas e os meninos se chupam, se lembem e se namoram e ninguém liga. Agora só porque é na Coreia do Sul ficam aí tirando onda.

        E se eles forem mesmo gays, problema é deles. Cada um sabe o que faz e ninguém é obrigado a ser o que não é.

        Agora não venham colocar a Yuri do SNSD no meio porque vocês nem sabem da verdade.

  17. Filipe Colucci

    (Falando de artistas da SM)Estranhamente não vejo as garotas do SNSD como Lesbicas,Taeyon pareçe ser muito depressiva,já no Suju eu realmente acho o Sugmin,Siwon e o Zhou mi,Mil perdões para quem shippa EUNHAE,mais eles são hetero ‘—‘
    Já em f(x) so vejo a Amber mesmo,e no SHINee o Key concerteza,já o Taemin eu fico na duvida,sabe ele e muito inocente(quem ja viu programas fora do palco)as vesez as coisas de ”mulher” que ele faz pareçe meio forçado
    e no EXO ainda não sei eles se escondem muito,mais Tao e Baekhyun são concerteza HJAHSHAHHSA
    #Lembrando que e tudo minha Opinião

    1. ^^

      Ok algumas do SNSD não deve ser lésbicas mas a Sunny tem minha dúvidas e no começo a Sooyoung e a Yuri também :) mas só acho. A Tiffany tbm deixa minha dúvidas….

      1. Bel

        Ren pra mim é hetero.PASMEM. Sério,eu acho o visual dele super voltado pra marketing e apenas. Se vcs forem ver, quando os meninos vem mt com graça pro lado dele, ele fica bem irritado. Se bem que com o Jr ele nao se incomoda tanto. Não sei. BaekHo eu acho que é pelo menos bissexual.

  18. ^^

    É então, li tudinho e com cordo plenamente com a sua opinião. E como vários falaram eu não ligo se eles forem ou não, cada um com seu cada um e pelo contrário eu até gosto ;) Mas como tem várias gente preconceituosa é óbvio que eles vão negar. Eu acho que muto dos k-ídolos são Bissexuais e não totalmente gays ;) gostam tanto de mulher e de homem ao mesmo tempo. Antigamente o kpop tinha um certo tabbu sobre isso mas agora parece que eles estão mais abertos e falando até como eles tomam a iniciativa de chegar perto de uma pessoa que está afim. O Kwanghee do Ze:a fez par com a Sunhwa do Secret várias pessoas acahvam que ele era gay pelo seu comportamento inclusive a própria Sunhwa mas ele se mostrou ser bem masculino e mudando a opinião nos outros pelo seu comportamento masculino resumindo “não julgue um livro pela capa” O Heechul do Suju já falou várias vezes que ela já namorou mulheres. O Eunhae é bi o Woogyu é bi e assim vai. Nada contra, pra mim gente que é contra isso é totalmente ignorante e idiota ;).

    1. Nu'Est 4 Ren

      Eu acho que o Baekho do Nu’Est é bi, mas sei lá, ele não dá tanta bandeira assim.
      Aqueles caras que se beijaram no show (esqueci agora), também não sei pq não curto muito.

      1. ^^

        A tem gente que gosta outros não, cada pessoa tem sua reação não gostar é uma coisa ser contra é outra ;) Mas o Ren sério ele pra mim é gay mesmo nem bi é, ele é muito afeminado e sensível mas nada contra =D

        1. silvio pinheiro

          Conserteza, tudinho do nu’est e bi, mas as vezes fico em dúvida se o baekho e bi ou hétero mesmo. Agora JR,minyhun,jason (novo integrante) , ren, pra mim são todos bi, com exceção de ren, esse eu acho que e gay mesmo.

  19. mana-chan

    Eu acho qe isso depende muito,todo lugar do mundo tem gente hetero,gay,bi,assexuado…mas iss depende,por ex,eu tenho um amg qe as pessoas pg se elle é gay mas qem conhece beem elle sabe qe elle eh um pervertido por mulheres eh não tem nenhum interesse em homens.elle é kpopper…

  20. Jão

    Li uns post aê sobre a Yuri e a Tae serem gays e, desculpa, posso parecer antiquado quanto a isso, mas se uma das Girls Generation for homossexual, gente, o mundo ta perdido. TODAS elas são tão naturais, não forçam um estilo mais femininozinho, ou mais machãozinho e tal. Até a Sica que é toda “sonsinha” passa o ar disso, é algo natural dela. A Sunny que tem o lance do aegyo e tal… e a MAIS natural de TODAS é a Tae, ela é aquela típica garota que só gosta de se arrumar sob protesto. Gosta de roupas comuns, tem um estilo super “povão”, é toda desajeitada, não tem medo de ser como é no palco, tem o lance lá de ser a “dorky” do grupo… quanto ao lance da Fanny, creio que veio com o tempo, tipo, os fãs FORÇÃO MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO o lance TaeNy, pelo que vejo, o couple do k-pop que mais forçam é o delas duas, e tipo, é claro que a SM, no passado, deve ter mexido os pauzinhos deles (é tanto que o TTS surgiu e misteriosamente TaeNy está no meio, quando, logicamente, o Subunit devia ser formado pelas idols mais famosas do grupo ~ se fosse pelo pensamento lógico claro ~) pra elas ficarem mais unidas. Porém, creio que com o tempo, elas realmente ficaram unidas e quer um exemplo mais forte do que o fato da Fanny ter ido sozinha pra lá? O resto da familia dela é do USA e a mãe dela havia morrido e tal, ela, provavelmente, era a mais carente de atenção, e como a Tae é a líder do grupo, ela tem que confortar as outras mais do que a ela mesma. Eu já li até um relato da Soo que elas haviam passado por um tempo bem nebuloso no grupo, que a Tae chegou pra todas elas e falou que não aguentava mais a pressão de ser líder na época do Debut delas, e a Soo disse que a Tae vivia triste e tal, só que elas conseguiram fazer ela mudar de ideia.

    Particularmente, eu acho a amizade de todas as integrantes do GG MUITO real. Elas sempre estão juntas em eventos, raramente uma aparece sozinha e, a prova mais real disso, foi o video do especial do dia das mães que levaram a mãe da Seo pra um programa onde elas foram cantar e elas deviam adivinhar quem era a pessoa e tal, e no final, quando a apresentadora começou a falar das mães elas logo pediram pra que ela parasse por causa da Tiffany (o que não rolou porque a Tiff começou a chorar e todas as outras também ~ gente eu falo isso e até eu sinto vontade de chorar KKKKKKKKKKKKKKKKKK)

    EU não acho que uma das GGs seja gay, como eu disse, se uma delas forem, elas fingem MUITO bem. E tipo, se a Tae fosse gay por causa do lance TaeNy, creio que ela será eterna platônica, porque a Fanny não da nenhum indício MESMO de ser.

    Mas GGs a parte, obviamente existe gays entre os idols, gente, são VÁRIOS grupos, com VÁRIOS integrantes, é impossível que não… e outra, se existir, pra mim, vai ser algo normal, eu não tenho nada contra isso. O ruim mesmo, e como foi falado no artigo acima, o que pesa é o público Coreano que não costuma aceitar isso!

    1. Douglas Torres

      Eu acho que você tem um conceito um pouco equivocado quanto a homossexualidade, isso é um tipo de preconceito e é um dos mais tristes por passar despercebido. Desde quando alguém ser gay significa que ela não é natural? O que eu quero dizer é que, sexualidade não define ninguém, nem nada. Se uma delas for gay, se qualquer um for gay, nada muda, por que deveria mudar? Por que infernos tudo estaria perdido? É só a sexualidade, é só por quem elas se atraem. Isso muda alguma coisa? Pra quem é preconceituoso, sim. Esse tipo de coisa, não varia de cultura pra cultura, o que varia são as formas de expressão do preconceito. Enfim…

  21. Cíntia Macêdo

    Jo Kwon, Heechul e Key mostrando que isso tudo é não só pra torturar suas fãs, mas também como um ato de ~~carinho~~ com seus amigos <3

  22. Douglas Torres

    Acho que muita gente aqui é bem hipócrita quanto ao seu próprio preconceito. Dizem que “é muito ruim uma sociedade como a deles” e dizem que ficam tristes vendo carinhos ou se descobrirem que algum ídolo é gay. Vocês precisam parar pra pensar sobre o que é orientação sexual, sem todo o preconceito que existe MUNDIALMENTE.
    Vocês deviam pensar que o fato de ser gay não vai definir a personalidade de ninguém. O erro de achar que tal pessoa por agir de tal maneira é gay, é o que mostra esse preconceito. Tudo bem que uma pessoa pode ser gay e ser afeminada (o que não há problema algum), mas dizer e achar que todo mundo por ser gay será e agirá dessa forma é um absurdo dos maiores.
    Alguns dizem que tudo estará perdido se o ídolo for gay, como se por serem gay, tudo muda. Mas, acordem, não muda nada! A orientação sexual de uma pessoa é algo pessoal, não acredito que deve ser falado publicamente, porque nunca vemos um cantor/ator/etc se apresentar dizendo que é heterossexual, por isso mesmo ninguém precisa dizer que é homossexual!
    Essas pessoas que comentaram coisas do tipo aqui, de nada diferem das pessoas da Coréia.
    Pensem que o preconceito é o mesmo pro mundo todo, o que muda são as formas de expressão do preconceito. E o pior preconceito é aquele que passa despercebido. Se vocês não se acham preconceituosos, parem pra pensar melhor nisso e assim vocês podem evoluir mais e serem pessoas mais e mais abertas quanto a isso. :D
    Gostei do texto, apesar de achar que ele só reflete tudo que citei acima, mas é sempre bom discutir, se todos ficarem calados, nada muda.

  23. Ítalo Damasceno

    Concordo que alguns (ou a maioria) dos k-idols é gay, mas agente não pode generalizar porque tem toda essa questão cultural, agente não sabe como as relações sociais funcionam lá gente, é a Ásia, do outro lado do mundo. Eu costumo ver o “Funny Moments” deles no You Tube e realmente, alguns são tão afeminados que é impossível considerá-los héteros, porém também existe a questão de que eles são um produto
    da gravadora e que devem seguir suas regras, portanto, se o fanservice é algo que dá “Ibope” é lógico que eles vão investir nisso enquanto ficar só
    na imaginação. Eu adoro fanservice a única coisa que odeio nele é aquela
    pulguinha atrás da orelha que fica, porque eu até que torço para que os couples sejam reais. O maior problema é a questão dos países asiáticos ainda serem muito conservadores, até mesmo relacionamentos héteros têm sua restrições, sem falar da imagem que as mulheres são obrigadas a ter de submissas e inocentes, vide Hyuna, coitada, ela sofre muitas críticas por adotar uma imagem sensual em seus clipes, na China até um tempo atrás se você pintasse seu cabelo mesmo que de castanho já não era visto com bons olhos, não sei como está hoje em dia, então ainda tem muito que se pensar antes de ter certeza de quem é gay ou não, há várias coisas a se considerar, mesmo com o “gaydar dando a loka” kkkkkk.

  24. maria oelho

    Honestamente adoraria que todos que acho ser gay, fossem de verdade,
    adoro os gays e sou uma defensora eterna deles, eu viajo legal nos fanservices que eles fazem, e realmente é muito contraditório o fato de acharem fofo dois homens se pegando, mas não aceitar que isso seja real, amo todos eles sendo gays ou não, o importante é o amor que eles demonstram pelo trabalho e fãs, vou apoia-lo por todo sempre.

    Beijos de uma K-poper maluquinha, kkkkkk

    Maria Coelho.

  25. Manu Dias

    QUANDO EU LI O TITULO DA MATÉRIA, ATÉ RI PORQUE NÉ, ACHO QUE OS QUE PARECEM SER GAYS SÃO GAYS MESMO, ATÉ MEUS BIAS HEECHUL, UMA MOÇA GENTE!

  26. Julia Silva

    Eu sou uma SONE desde 2009, e definitivamente não é por preconceito ou nada parecido, mas eu não acho que alguma SNSD seja lésbica. TaeYeon tem lá seu jeito um tanto quanto fechado, mas acredito que seja a personalidade dela. Sinceramente não vejo nada de lésbico nela. Sobre TaeNy, eu realmente gosto e acho uma fofura, mas na minha opinião o nome daquilo é amizade. Eu sou assim com minhas amigas, somos grudadas e trocamos carinhos, mas nunca nos imaginamos juntas. Também não vejo nada de lésbico na Yuri.

    Se algum dia elas assumirem, eu ficarei surpresa, mas não porque sou preconceituosa, e sim pois não enxergo isso nelas. É claro que continuarei as amando da mesma maneira.

    Sobre SHInee, tenho lá minhas dúvidas no Key. Em f(x) eu também fico em dúvida com a Amber. Os que eu tenho uma mínima certeza de que são é o JoKwon e o Ren… Os outros são incertos…

  27. Zelo Junhong

    O pessoal aí disse quase tudo, beijie, pegue e coma, mas se dizer na TV ” Não sou gay tá pessoal”… “Ufa…” pronto, passou.
    Na minha sincera opnião, não consigo apontar alguém como gay ou hétero, mas se fosse pra escolher alguém eu escolheria o Ren do Nu’Est, MA SÓ SE FOR PRA ESCOLHER MESMO ALGUÉM.
    No geral mesmo, pra mim tanto faz..

  28. izahwayleto

    Eu acredito que mais da metade dos k-ídols masculinos sejam “sim” gays. Com relação a Amber,ela mesmo fora dos olhos da SM ela se comporta como rapaz,ela talvez realmente seja. Mas como qualquer outra no grupo 4 minute,afther school, podem acabar sendo e nós nem imaginamos. A questão é de lá terem uma mente e padrões muito controladores. Temos que nos conformar,mas eu preferiria transparência,ele poderiam ser até mais felizes.

  29. Amanda

    A homossexualidade está em qualquer lugar e é óbvio que o kpop não é uma exceção.

    A questão é, diferentemente do que acontece no ocidente, provavelmente as “fãs” coreanas nunca iriam aceitar ouvir seu idol dizendo “eu sou gay”, ou “eu sou lésbica”. O que resta para nós é ficar imaginando o que realmente é real ou é apenas uma imagem formada pelas agências.

    ps: eu sinceramente não acho que o Ren seja gay. Se tem algum gay no nu’est eu acho que é o MinHyun :3

  30. Cho KyuHyun

    Eu espero que eles sejam gay , prefiro casal gay do que hetero odeioo que shippam shinee com f(x) e super junior com girls generetion , nem gosto do meu idolo comigo quero mas que eles sejam gays u.u

  31. Jheniffer

    Gostei muiito da sua coluna!
    amei o jeito que vc abordou o assunto. No começo tava preocupada mas ficou muito legal. Amei, parabéns!
    Então, só respondendo a pergunta, mesmo sendo SHAWOL, acho o Key muito afeminado.

  32. Louise

    Eu não entendo porque as pessoas dizem sempre “ele tem que ser gay. aposto que está escondendo”. Como se tentasse arrancar do idolo um segredo escondido, como se fosse obrigatorio um homem ser absolutamente masculino – do contrário ele é gay – e o mesmo vale para as garotas. Sou do Rio de Janeiro e conheço várias pessoas diferentes, algumas pouco femininas e outras pouco masculinas. Mas esse jeito delas não interfere ou obrigada diretamente a ter um sexualidade diferenciada. Uma mulher pode muito bem ser hetero e pouco feminina – tenho uma amiga que é assim, alias – e um homem podem sim ser um pouco feminino e ainda ser hetero.
    Não entendo esse obrigação de julgar o comportamento dos idolos, tentando arrancar algo fora dos padrões. Sim, talvez eles sejam gays. Mas acho que dizer “eles tem que ser gays, já que agem assim” é um pouco demais.

    1. Carol-chan

      Concordo plenamente! A definição de homossexual é: uma pessoa que sente atração e desejo por uma outra pessoa do mesmo sexo. Se um homem quiser se vestir de mulher todos os dias não quer dizer que ele é gay, ele apenas gosta da moda feminina, mas não se sente atraído por outros homens. Acontece que a maioria das pessoas não entende isso, nós somos uma das poucas que compreende. u.u

  33. silvio pinheiro

    Sinceramente, tem uns que não tem como tipo: ren,minyhun,sehun do EXO, e entre outros, acho que 99% são bi, e 10% são hétero. Muito dificl, tem uns que dão muita pinta.

  34. Samara

    Claro que existe (não são todos, mais existe) só que é OBVIO que eles não vão se “assumir” agora por causa dos fãs e principalmente por causa da Coréia que ainda não aceitam a homossexualidade. mais acredito que daqui alguns anos, alguém vai se assumir, e todos nós vamos falar : EU JÁ SABIA ! rs (brincadeiras à parte) mais não tenho nada contra que é gay, lésbica, transsexual, etc. (até porque eu tenho amigos gays e eles são um amor de pessoa, melhor que muitos héteros) o mais IMPORTANTE é RESPEITAR.

  35. Carol-chan

    Gostei muito desse artigo! É um assunto muito delicado que precisava ser esclarecido. Eu adoro o jeitinho fofo e afeminado dos garotos na Coréia, não vejo problema em um selinho de vez em quando entre homens (sou suspeita pra falar porque sou uma fujoshi louca!) u.u
    Eu sou uma das que torcem para os couples serem reais, e mesmo querendo muito que eles se assumam e tals também quero que continue em segredo, o que menos desejo é ver um dos meus couples favoritos sofrendo com a homofobia, então prefiro que fiquem dentro do armário por enquanto. Minha imaginação fica a cargo do resto! kkk!

  36. Anne

    Homofobia é uma coisa triste em qualquer lugar do mundo, isso me deprime demais. Eu amo meus idols pelo trabalho maravilhoso que eles fazem e pelas pessoas que eles são, e não por causa de orientação sexual. Pros que ficam de ‘mimimi” que “ain se fulano for gay eu vou ficar horrorizada, não vou gostar mais” só digo duas coisas: Abra sua mente ou vá pra pqp com seu preconceito. Obrigada.

  37. Rafael

    Acho que esse negocio do cara parecer mais afeminado pra agradar as garotas, só funciona com Adolescentes. E não acho que seja algo exclusivo da Coréia, talvez la seja mais comum, mas acho que nem por agradar mais, e sim por costumes, já que orientais em sua maioria nunca foram muito “casca grossa”.
    Bem no Brasil e no mundo todo, sempre tiveram Grupos e Idolos que eram considerados mais “afeminados”, e que faziam sucesso monstruoso entre as adolescentes. Cito exemplos como: Justin Bieber, Restart, Cine, BackStreetBoys, N-Sync. Talvez não eram como os coreanos, mas é como eu disse antes, já é da cultura deles um pouco disso.
    Acredito que depois de uma certa idade, as garotas quando mais maduras, elas não começam não se atrair tanto por esse “estilo” de garotos.

  38. Giovanna

    Acho que essa história de ser ou não ser Gay só dá “confusão” porque as pessoas insistem em estereotipar e rotular um Gay. Quando as pessoas acabarem com essa obsessão, isso nem vai fazer tanta diferença. Assim como antigamente mulheres tinham que assim e assado e hoje ninguém(ou quase ninguém) liga para como uma mulher tem que ser ou vestir.

  39. thais

    Eu,assim como todos tem aqueles temos duvidas,pra mim em todo grupo tem pelo menos 1 gay ou 1 bi,por que impossivel fazer fan service e nao ter alguem que ta gostando,querendo,todos nós ja vimos fan servicee aquela tensao não e manipulado e de verdade,não to dizendo que todos são,mas naquele momento e real,cara que diabo,vcs não acham que naquele esfrega esfrega não ficam exitados,aqueles olhares mesmo longe um do outro,eu tenho agumas suspeitas; o KEY do SHINee,eu sinceramente acho e não acho(e muito confuso),mas se ele se assumise não ficaria surpresa,tenho plena certeza que o JongHyun do SHINee é BI,eu acredito que JongKey tiveram ou tem algo especial,um amor entre eles,os outros do SHINee são Bi,cara sou puta merda SHAWOL sou louca por eles,mas eles são,tbm acho que o YunHo do TVfXQ é gay,e acho que JaeJoong do JYJ é,YunJae era real,eu ja vii muitos videos em que os proprios membros tentavam cobri o romance deles e era impossivel eles estarem um ao lado do outro sem se tocarem,eu sinceramente não tenho duvida que o Jo Kwon e Choi SiWon é são gays,o Jo Kwon mesmo em apresentaçoes normais eles não muda o jeito,tipo ele faz aquelas maluquices mas brincando,a vdd e que ele não consegue esconder quem ele é,o SiWon ele e como heechul,mas o heechul e bi,o Zhou Mi eu não sei dizer,acho que os bi são SungMin,EunHyuk,DongHae,RyeoWook,Leeteuk,HeeChul os heteros KiBum YeSung KangIn KyuHyun Henry eu tenho certeza que HangChul era real mas o Hangeng e hetero.Acho que sou a unica que acha que o Chansung e gay,não sei explicar pq,os unicos que eu acho q sao gays do EXO é o Luhan e o sehun,nao pq eles sao um casas mas individualmente,o Brian Joo e conserteza,o SungJong do INFINITE é,do NU’EST eu acho o baekho e o jr,o ren e todo feminino,estilo,jeito e etc nao acho que seja,pq ele falo algumas vezes para os membros pararem de ficar agarrando ele,do SS501 o Park JungMin e o Kim Hyung Jun são bi e eles se pegam, do U-KISS o Kevin,do VIXX o N e o Hongbin,ZE:A KwangHee,eu tenho certeza que a Amber e lesbica,por que nenhum menino trata ela como mulher,ela não gosta de ser chamada de unnie mas sim de hyung, sobre as meninas do SNSD não sei nd,bem eu sinceramente não ligo se são ou não,eu respeito todas essas coisas,só acho que deve ser muito dificio para alguns k-idols essa questão de se assumir,mas deixando isso de lado EU QUERO É QUE ELES SE PEGEM,homem com homem,mulher com mulher,isso é o que faz a diferença K-POP.
    EU NÃO SEI VIVER MAS SEM O K-POP,tudo oq eu falei opnião minha,e ALGUMAS coisas que EU CITEI eu vi em alguns videos e li sobre os rumores e outra coisas sobre.
    K-POP FOREVER<3<3<3<3

  40. lili

    estranho dizer isso da Koreia do Sul, eu vi um documentario na HBO, sobre os sul koreanos e eles realmente não parecem se importar com isso, mas no caso de integrantes de boybands, claro que eles devem ter cuidado, eles são o sonho de muitas meninas, as meninas querem se casar com eles, o fato é que nesse documentario mostrava que os jovens sul koreanos, ao completar 18 anos são livres e seus pais não se intrometem na vida deles e ainda um fator interessante, lá não existe açao discriminatória contra dois meninos se beijando no metro, ou namorando num parque etc, aqui eles seriam ofendidos e agredidos, lá ninguem dá a minima, existem direitos iguais e inclusive um casal gay sul koreano, em caso de morte de um dos dois(se eles morarem juntos)automaticamente o que está vivo, tem direitos legais sobre herança sem precisar entrar com processo na justiça, isso no Brasil é um grande problema, o fato é que vivemos num mundo fangirly e quando se fala em fangirly,a vida se complica,realidade e ficção se misturam e vira um mossóró,seja lá o que for isso.Temos o One Direction como maior exemplo disso, 50% do fandom quer que Harry seja gay e os outros 50% afirmam que Harry e Louis são gays,vai vendo, depende de muitos fatores,mas dizer que a culpa é cultural, isso é uma grande bobagen

  41. Só acho

    Eu acho a amber um pouco estranha tipo ela e to mesmo jeito da filha de greti do brasil
    Eo taemin ja disse que gostava de meninos e disse mais que e legal sair com els no 1 episódio de we marrige o programa de csais de idols de la tem um episódio que ele leva tres do shinee pra conhece a cunhada e a moça que fez sua esposa no programa e do grupo apink ela levou ums amigas do grupo tbm ele levou o jonwok o key eo min ho o o unico que descolou uma foi o key , mesmo que o programa seja so do taemin teve uma boa parte que mostrou o esforso do key pradisola a moça e tinha umas la dando sopa pro minho e jonwok mais els foram muito besta pra pecerbe.

  42. MP Molter

    Nós temos culturas diferentes da deles, igual aqui no Brasil é “imposto” que menino gosta de azul e menina de rosa, que menino brinca de carrinho e menina de boneca…
    Para eles lá é diferente a cultura é bem mais conservadora, tanto que eles só têm “contato físico”(beijar,abraçar,etc) quando começam a namorar, aqui já não tem isso antes do namoro já há o contato, tanto que só depois desse contato que a maioria começa um relacionamento.
    Lá é muito mais fácil ver 2 meninos se abraçando do que um menino e uma menina, pq esse contato é levado como sei lá uma “invasão”.
    Menino que abraça menina geralmente é pq se conhecem a muito tempo então eles já não veem tanto problema,por isso muitos cantores, atores, enfim artistas em geral para nós parecem afeminados demais até mesmo gays, mais como ela disse no post para as mulheres é atraente, e não só para os coreanos mais para os orientais em geral (pelo menos a maioria)

  43. MP Molter

    Mesmo a cultura sendo conservadora não é imposto como aqui no Brasil.
    Sem dizer que na Coreia eles se preocupam bastante com a “indústria do entretenimento” diferentemente do Brasil que qualquer um pode ser cantor ou ator ou “artista”, lá vc tem que estudar para isso merecer essa denominação (algumas empresas levam isso a sério demais e tratam os artistas como “escravos do entretenimento”) por isso para eles é até bom ter esse bromance entre os artistas pq as meninas ficam loucas r acabam acompanhando a banda ou o artista cada vês mais, fazendo gerar mais lucro.
    Às vezes eles são até obrigados pelas gravadoras a usar desse artifício para chamar mais público, no caso apostando nas meninas mais novas pq é fato que elas vão adorar e começar a espalhar a “febre”.
    Vivemos em um mundo capitalista qualquer artifício é válido na hora de geral lucro/dinheiro.

  44. Wiska Sachê

    Gostei muito desse post.

    Confesso que quando entrei no mundo do Kpop, achei esses “contatos íntimos” deles bem estranhos, e tive realmente minhas “suspeitas”.

    Porque imagina, eu tinha acabo de conhecer o Kpop, e logo de cara me deparo com um monte de Ships entre eles, e esses contatos íntimos deles não ajudavam em nada.

    Mas, eu fui me acostumando com essa, digamos assim, peculiaridade deles (de acordo com o quê nós estamos acostumados, é uma coisa peculiar, né).

    Percebi que, o que muito de nós aqui no Brasil (entre outros países) chamamos de “coisa de Gay”, lá eles chamam de simplesmente Amizade.

    Eles se abraçaram e disseram “Eu te Amo” um pro outro = São um casal e vão se casar mês que vem.

    Ele chora = Homossexual.

    Veste rosa = Homossexual.

    É delicado = Homossexual.

    Ela veste roupas de menino = Homossexual

    Eu abomino a generalização, não gosto e não pratico.

    Amor é tudo igual! A única diferença de Amor de Amizade e o Amor de um casal de Homem e Mulher, é que o casal terá o sexo. Fora isso, Amor é Amor.

    Não vejo NENHUM problema em amar o seu amigo (independente do sexo) e demostra esse amor por ele.

    Acho que é isso que eles pensam. Eles são amigos que amam seus amigos, e demonstram. Bromance/Sistermance (acho que é assim que escreve :v)

    Enfim, né.

    P.S.: Vou confessar que também acho esses jeitinhos delicados deles bem atraente e “cuti cuti” <3

    1. Wiska Sachê

      Pra finalizar, quando conheci mais a Cultura deles, nunca mais suspeitei de nada.

      Não só por causa que a Cultura deles “permite” essas coisas. Mas, por causa que, primeiro, não me acho no direito de opinar na vida de ninguém, seja se eu fosse fã ou sei lá outra coisa, aliás, principalmente fã. Fãs deveriam apenas cuidar da CARREIRA de seus ídolos, não inventar de opinar na vida pessoal deles, o que eles são ou deixam de ser e etc.

      Segundo, como eu já falei, não gosto de generalizar nada. Não importa se ele é afeminado ou não afeminado, delicado ou não delicado, se ele falar “Sou hétero. Gosto de garotas.” eu irei acreditar nele.

      O jeito de vestir, o jeito da pessoa, o jeito que a pessoa trata as outras pessoas, não define em NADA a sexualidade dela.

      Mas, Deus nos deu livre arbítrio, então, cada ser humano pode fazer, pensar, agir como bem entender, não é mesmo?

  45. layla

    quando comecei a gostar de kpop também achava que todo mundo era gay, mas atualmente acho que é só amizade mesmo.
    vi uns comentários falando que siwon, heechul, leeteuk e sungmin são gays e fiquei meio????
    siwon mostrou-se homofóbico atualmente. HeeChul eu acho que eh hetero, sorry glr, sungmin eh casado e já vi o KyuHyun falar que o teuk namora constantemente meninos nao-famosas, o que só me faz pensar que é errado sair apontando quem eh gay e quem hetero.
    eu sou bissexual e tenho amigas meninas heteros que eu abraço, dou beijo na bochecha e etc. coisa de amizade mesmo. existem idols LGBT? sim existe, . mas enquanto a Coréia for homofóbica do jeito que eh, a gente nunca vai saber qm eh.

  46. RenanHCP

    porque o: há uma grande possibilidade de vocês terem se enganado (comemorem meninas), mas há possibilidade de estarem certos (chorem meninas). ????!?!?!

    como se algumas de vocês dem alguma chance de namorar ou algo assim com eles!!! kkkkkkkkkk

  47. Wonderful

    Não deixemos Jung Tunho fora da lista. Muita gente fala que é por causa de YunJae, mas eu não acho. A boA já disse que ela tem muitos amigos gays próximos, e acho que isso se aplica também a ele.
    Sabemos que a maioria é fanservice, mas como em todo o lugar do mundo, existem SIM os gays, e namorar mulher não significa muita coisa, já que, também no mundo todo, as pessoas fazem isso de fachada.

    1. Vitória

      Gostei do artigo, eu comecei a gostar de k-pop esses dias, e não sabia que era normal os meninos terem esse tipo de afeto na Coreia do Sul. Achei estranho, muito estranho, o fato de que eles podem se beijar, se abraçar, se comerem com os olhos, baterem na bunda um do outro, segurar na cintura – como namoradinhos -, mas se não disseram que são gays, tá tudo de boa. Gente (???) eles são inocentes assim ou simplesmente fecham os olhos?

      Eu, sinceramente, comecei a gostar de BTS esses dias e eu comecei a achar que o membro mais novo, o Jungkook, tinha alguma coisa com o mais baixo, o Jimin. Pelos motivos que eu disse ali em cima, o fato de segurar na cintura, o vídeo de um deles falando que iria dar um beijo de aniversário no outro e essas gayzisses aí. Mas agora vendo como é a cultura do país, vi que pode ser nada menos que amizade, – embore eu ache muito estranho haha -.

      Pode ser que eu esteja sendo preconceituosa também por pensar desse jeito. Já que aqui não se pode nem abraçar direito o próximo que acham que estão namorando. Porém, o mais engraçado, é que quando é ao contrário, digo, quando é um homem e uma mulher que agem desse jeito, já taxam como namorados. Isso mostra que, na minha opinião, eles fecham os olhos para muita coisa.

      1. Namjin girl

        O Kookie disse queria namorar o Jiminie hehe. Geralmente a amizade dos k-idols são mais íntimas mesmo, mas é claro que existe idols gays e eu não ligo e super apoio e acho pura hipocrisia por parte da Coreia (eu só não sei quem é gay e quem não é ainda). Acho que eles aproveitam que podem demonstrar afeto em público e não serem chamados de gays, mesmo talvez eles sendo. Enfim, se é amizade entre Jungkook e Jimin eu não sei, só sei que eu shippo JiKook♥

  48. Minhy-Chan

    Adorei! Esclareceu muitas das minhas dúvidas.
    É que eu sou nova no ramo de k-pop e eu gosto muito do Monsta X, estava desconfiando do Minhyuk, por certas atitudes em público e o jeito que se dá com os outros meninos. Porém, se ele realmente for, eu não me importo, isso não me tornaria “menos fã”, pelo contrário, eu aceitaria, respeito a sexualidade de todos, acho que todos nós temos o direito de escolher com quem nos relacionamos… Mas, pelo visto, há muitas pessoas que discordam da minha opinião, principalmente os coreanos.

    1. Namjin girl

      Concordo com tudo que você disse, independente deles serem gays ou não eu vou continuar gostando da mesma forma e acho que quem tem preconceito quanto a isso tem sérios problemas.

  49. Dani Cristina

    Eu shippo muito Namjin e Vhope MUITO MESMO, com os membros do bts tem hora que eu falo “NOSSA ELES SÃO MUITO GAYS” Mas tem outras horas que eu falo “NOSSA ELES SÃO MUITO HETEROS” (essa parte é mais difícil d acontecer rsrs) O Namjoon em uma entrevista falou que assiste porno, e em outra entrevista o Jin dividiu o hachi com ele comendo frango (Siiiim eu amei isso) e o namjoon bateu na bunda do kook. Muitas pessoas vêm como fonte de ofensa falar “Nossa você gosta daqueles gays” Sim eles são gays sim mas tem um porém, eles são os meus gays BUHAHAHAHAHA, mentira eles são de todas as armys <33 Adorei a coluna, e é vdd da pra diferenciar muito a cultura br e da sul coreana.

  50. Andrielly ╰(*´︶`*)╯♡

    Sinceramente adorei esse artigo, me sinto mas aliviada, nem um problema com a opção sexual deles, mas só de imaginar dá uma dor no coração ❤️ de saber que eles nunca vão ficar com uma garota (quase como se o seu sonho de um dia namorar com seu bias fosse destruído(iludida))kkkk

  51. Carlos

    Em minha opinião algumas bandas e grupos etc são sim gays mas ainda não sei pois eu tenho amigos que agem de forma bromance pois nos somos irmãos em Cristo mas eu continuo com a minha opinião

  52. Livia

    Se já existe esse preconceito todo com os homossexuais na Coreia, imagina como as pessoas transsexuais devem se sentir? Puta merda, deve ser horrivel ser trans e ser coreano mano, eles devem se sentir uma aberração

  53. Alexandra

    Bom meu bias da vida tipo que eu amoooooooooo muito é o Kim Namjoon(Rap Monster BTS) e já vi vários videos em que o jin beija ele e tals mas n sei o que dizer…..só espero que n seja!(n que eu tenho preconceito mas é que tipo admito sou obcecada por ele tipo sou fã msm! por isso!)

  54. hellen bedin

    Tipo a Amber é só estilo tomboy mesmo (creio eu), mais se ela fosse lesbica eu apoiaria e gostaria de ver a Amber com a Krystal (coisa de outro mundo ver Amber e Krystal juntas). A Amber é super gostosa e nao tem nada a perder se ela for lesbica ou nao um dia ela vai ter que falar, eu amo muito a Amber. Amber tesuda oh my gosh.

Poste o seu comentário