[Opinião] Fandoms: por trás dos nomes

dreamconcertfandomsVolta e meia nossos kNers perguntam no ask do site, “Qual o nome do fandom de grupo X e por que ele tem esse nome?”. Achei importante fazer essa coluna de hoje para informar alguns de vocês sobre as razões de certos fandoms terem esses nomes e discorrer se alguns condizem com o grupo, se pensa nos gêneros,  se completam uma ideia e se são boas sacadas.

Infelizmente não poderei citar todos os fandoms que existem por motivos de: eu ficaria escrevendo e escrevendo, não acabaria tão cedo e esse texto ficaria enorme. O segundo motivo é que certos fandoms não tem nome oficial ainda, se você se chama de “exotic” saiba que é um termo não oficial, a SM ainda não revelou o nome do fandom de EXO. Agora, vamos as informações.

Na minha opinião existem 3 fandoms que eu considero ter os melhores nomes. Os critérios que eu utilizei foi o de fácil associação, não é necessário grande, ou nenhuma, explicação e entende-se rapidamente o significado, mas é claro que eu vou explicar aqui pra vocês.

B2ST (Beast) – B2UTY (Beauty) = “Beauty and the Beast” (“A Bela e a Fera”). O nome do fandom se completa com o nome do grupo, nada mais criativo que chamar suas fãs de belas e passar a imagem de que vocês se completam, de que para toda fera existe uma bela. Mas é triste pensar que eles só pensaram nas fãs, tudo bem que a maioria é menina, mas e os meninos? Bem, a palavra “beauty” pode ser traduzida como beldade, não fica de todo ruim para os moços.

2NE1 – Blackjacks = O nome do fandom é uma outra forma de se chamar o jogo 21. Caso vocês não saibam, 2NE1 é pronunciado como “to anyone” (para qualquer um) ou “twenty one” (vinte e um). Foi uma sacada linda pra essa escolha, completa a ideia do nome do grupo e abrange todos os gêneros.

Rain – Cloud = As criançinhas de 4 anos começando a aprender inglês devem vibrar de emoção com a simplicidade e esperteza. “Rain” significa chuva, e “cloud” nuvem. Todo mundo sabe que a chuva só aparece por causa das nuvens. É simples, fofo, a ideia do nome do artista se completa com a do fandom e engloba os gêneros.

Depois de citar o que considero os três melhores nomes de fandom, vamos partir para os outros. Não direi que são melhores ou piores que A ou B, apenas diferentes.

Super Junior – E.L.F (Everlasting Friends) = Significa amigos eternos/para sempre. É uma ideia bonita, utópica mas bonita. Digam o que quiserem, mas é uma sigla horrível. Elfs pra mim são criaturas mágicas de orelhas pontudas. O único ponto positivo é que não descrimina os gêneros. Sugestão: pra não sair do tema amizade eu sugiro que o fandom se chame “Super Friends”. É bom? Não! Mas é melhor que E.L.F.

elfs

T-ara – Queen’s = “Queen” significa rainha, e para quem não sabe T-ara é pronunciado como tiara. Eu acho a ideia linda, porque tiaras são acessórios usados pela nobreza, porém são as mulheres que usam. T-ara possui muitos fãs masculinos e acho que eles não se sentem confortáveis em falar: “Eu sou uma rainha.” Ideia boa, mas e os gêneros? Sugiro que o fandom de se chame “Royals”.

Boyfriend – Bestfriend = Enquanto o nome do grupo se chama namorado, o fandom é o melhor amigo. Que tristeza! As fãs estão condenadas a zona da amizade pra sempre. Okay que engloba os gêneros, mas não acho que Boyfriend tenha muitos fãs masculinos e por isso apoio a mudança no nome do fandom para “Lovers”.

MBLAQ – A+ = Isso é o que eu chamo de egoísmo. O fandom se chama A+ porque todos os meninos do grupo tem o tipo sanguíneo A positivo. Desculpa, mas o que o fandom que te apoia tem a ver com isso? Não seria justo um nome bonito que pensa no fandom também?

SHINee – SHAWOL = SHAWOL vem da junção de SHINee + World. É triste. Eu não sei o que se passa na cabeça da SM ao criar o nome dos fandoms dela, pelo menos ela geralmente pensa nos gêneros. Eu acho que “Light” seria um nome mais digno e bonito.

CNBLUE – BOICE = É pra ser a junção de Blue + Voice. Pra mim parece que eles estão pronunciando Voice com o jeitinho coreano de se falar certas palavras como “balentines” (valentines). Pelo menos serve pra meninas e meninos.

F.T. ISLAND – Primadonna =  Primadonna é uma das músicas do primeiro álbum dos meninos. É um termo usado pra atriz principal de uma casa de ópera e pode ser dito que eles veem o fandom como as heroínas da vida deles. Novamente, só as meninas são lembradas. Acho que “Treasure” seria um nome bonito pro fandom e não é sexista.

B.A.P – Baby = Foi criado pelo líder do grupo, Yongguk. É fofo eles chamarem os fãs de babys, é um nome carinhoso apesar de quebrar com o estilo poderoso do grupo, mas e os meninos? Porque não fica muito bom. Saibam que eles se intitulam “Warriors”, e honestamente esse seria um ótimo nome pro fandom, ou quem sabe “earthlings” ou “matokians”.

2PM – HOTTEST = Significa mais quente. Tio JYP considera 2 horas da tarde a hora mais quente do dia.

2AM – I AM = Significa eu sou e o tio JYP criou esse nome porque se você juntar com o nome do fandom de 2PM completa um dia e fica “I AM HOTTEST”. O inglês manda lembranças porque isso tá meio errado. Pra mim o nome do fandom dos dois grupos deveria ser “Timeless”, sim e se fulano não for fã de um dos grupos? Ah, mero detalhe!

Big Bang – V.I.P (Very Importante Person) = É um termo para pessoa muito importante e remete ao segundo single do grupo onde tem uma referência de que o grupo seria V.I.P. É bonitinho dizer que seus fãs são muito importantes (ainda bem que sabem disse), mas é tão sei lá, acho que “Boom” teria mais a ver com o nome.

vips

Wonder Girls – Wonderful = Significa maravilhoso e eu não sei se tem uma história por trás. O nome do grupo seria garotas maravilhas, então o nome do fandom completa o nome do grupo e abrange os gêneros.

Jay Park – Jaywalkers = Jaywalker é uma palavra para aqueles pedrestres que não atravessam direito e ficam correndo perigo atravessando fora da faixa, com sinal aberto e afins. Nesse caso é porque são os “seguidores” do Jay, e combina com a história do Jay Park, um pouco rebelde. O nome foi escolhido pelos fãs numa votação.

U-KISS – KISS ME = O nome do grupo é U-KISS, vem de “you kiss” que significa você beija. Mas parece que falta alguma coisa, não? Você beija o que, quem? O nome do fandom completa essa ideia já que quer dizer me beija. É bonitinho, não é sexista, mas fica estranho para os fãs masculinos.

4Minute – 4Nia =  4Minute + Mania. Desculpa, mas quando eu somo essas duas palavras elas ficam 4Mania e acredito que minha versão fica melhor que 4Nia. Pelo menos combina pros fãs de ambos os sexos.

Kara – Kamilia = Kara + Familia. Mais uma da história de somar duas palavras e conseguir algo estranho. Quem não vive confundindo e chamando de Kamila?

BTOB – Melody = Significa melodia e o nome foi ideia do Ilhoon. O grupo se chama Born to Beat (nascido pra vencer, mas é relacionado também a batida musical, algo como nascidos pra fazer música/ritmo) e o Ilhoon disse que a única coisa que vai bem com a batida musical é a melodia. Completa a ideia do nome do grupo, e na verdade não fica estranho pra homem.

Miss A – Say A = Foi criado para quando as meninas do Miss A falarem “Say What?”, os fãs responderem “Say A!”. É estranho, parece que jogaram uma ideia e pronto.

SS501 – Triple S = Traduzindo: “S Triplo”. Dois Ss são tirados do nome do grupo e vêm de Super Star. O terceiro S vem de “supporters” (apoiadores/torcedores) e quer dizer que o fandom é maior suporte do grupo. É bonito e pensa nos gêneros.

MYNAME – MYGIRL = Minha garota… E os meninos ficam onde? “MYLIFE” ou “OURLIFE” ficaria perfeito. Imagina? Meu nome, minha vida/nossa vida.

Infinite – Inspirit = Infinite + Spirit. Está aí uma junção que não ficou estranha como outras. É para significar a união da vitalidade com a mente, o espírito. Unindo o grupo e o fandom em um só. Combina para ambos os gêneros. O nome foi escolhido numa votação e ganhou com 70% dos votos.

Sistar – Star1 = Porque pronunciando ficaria “style” (estilo). Francamente é um nome tão pobre que me desanima, e olha que podiam ter escolhido coisa melhor.

After School – Playgirlz = Ó o desânimo de novo. E os fãs masculinos fazem o que da vida? Eles se chamam de playboyz por motivos óbvios.

NU’EST – L.O.Λ.E = É um nome criativo, mas é um pouco demorada a explicação. A forma de se escrever NU’EST em coreano é 뉴이스트 e quando tiramos as vogais sobram só as consoantesㄴㅇㅅㅌ que se assemelham muito a palavra LOVE (amor).

SNSD – SONE = Vêm de SO + ONE. O S viria de SNSD e o ONE significa um, no final quer dizer que o grupo e os fãs são um só. Mas sério SM, qual o teu problema com nomes, pra que complicar tanto?

sone

TVXQ – Cassiopeia = É o nome de uma constelação com 5 estrelas e eram 5 membros no grupo. Sem uma estrela a constelação não seria Cassiopeia, enfatizando a importância de cada membro. Acho que o destino não cogitou reviravoltas aqui.

Estarei mandando sugestões para as empresas, elas precisam me contratar. Eu tenho ideias ótimas!

E vocês, mudariam o nome de algum fandom?

Sobre Renata Kurisu

Jornalista apaixonada por livros, séries, dramas e música. Descobri o kpop acidentalmente enquanto ouvia BoA cantando em japonês. @renkurisu

There are 96 comments

  1. Little Melody~

    BTOB – Melody = Significa melodia e o nome foi ideia do Ilhoon. O grupo se chama Born to Beat (nascido pra vencer, mas é relacionado também a batida musical, algo como nascidos pra fazer música/ritmo) e o Ilhoon disse que a única coisa que vai bem com a batida musical é a melodia. Completa a ideia do nome do grupo, e na verdade não fica estranho pra homem.

    Infinite – Inspirit = Infinite + Spirit. Está aí uma junção que não ficou estranha como outras. É para significar a união da vitalidade com a mente, o espírito. Unindo o grupo e o fandom em um só. Combina para ambos os gêneros.

    AMO/SOU <3333

  2. QUEEN'S

    Olá! Eu gostaria de fazer uma pequena observação sobre o nome do fandom do T-ARA. O nome do fandom foi escolhido justamente por causa dos fãs masculinos. Foi escolhido o plural da palavra “Queen” justamente pelo apóstrofo e o “S”, que significa que não somos as rainhas e sim pertencemos ao T-ARA, as nossas rainhas. Pode continuar estranho pra um fã masculino dizer que pertence ao fandom QUEEN’S, mas pelo menos deu uma amenizada. O fandom também é conhecido por “Diadem”, o nome não-oficial usado antes do anúncio do nome oficial no ano passado.

    1. Ren Kurisu

      Sim, eu sei que o fandom antes se chamava “Diadem”, mas como eu só estava colocando a forma oficial dos fandoms não achei necessário adicionar esse dado, mas quem não sabe pode acabar se informando aqui com seu comentário. E eu acho que perderia a diversão do texto se eu não brincasse com o “Eu sou uma rainha”. ;3

  3. Camis

    Tem uns nomes aí que são tensos, hein? Você se pergunta “Por que? Por que???” e na maioria das vezes a explicação é pior ainda. Tenho que concordar com você em vários pontos. Uns são até engraçados, de tão sem pé e cabeça.

    Nem quero ver quando a SM revelar o nome do fandom de F(X). E o de EXO? Prefiro o termo Xoxotics.

    Mande as suas sugestões para as empresas que eu assino embaixo!

      1. Camis

        Se a SM nomear o fandom de XOXotics vou até lá e dar para dar um beijo no CEO!!!! Tipo, será o melhor nome EVAH!!!

        Imagine só: você em um almoço de família, do nada surge o assunto, você explica quinhentas vezes o que é K-Pop para o povo e te perguntam “Qual seu fandom?” “Xoxotics”. Silêncio desconfortável no local….

        UHAHUAHUAUHUHAUHAUHAUUHAUHAA

  4. Victor Maximo

    A explicação oficial para o significado do nome do fandom do Girls’ Generation não está correta, por mais que essa sua tenha ficado muito bonita. Sone, em coreano se pronuncia como “so-uon”, e é escrito Sowon(소원). Significa desejo e é o nome em coreanos da música Honey/Perfect For You, que é a primeira balada do grupo e fala do amor dela pelos fãs e do desejo que elas têm de possuí-los. Por esses motivos essa música se tornou o “hino” do fandom e depois a SM lançou Tell Me Your Wish (Genie) (소원을 말해봐 (지니)), “me conte seu desejo”, que em coreano se pronuncia sowon-eul malhaebwa, que é considerada por muitos o “hino” do Girls’ Generation.

    1. Héveny

      Eu já tava pra postar isso também haha Explicou bunitim, tá ótimo =3
      Porém, acho explicação dela válida, claro, devia ter citado a oficial, mas boa parte dos fãs costumam usar. Particularmente, sempre gosto de explicar de ambas as formas quando me perguntam ^^
      E meu, como eu adoro o nome desse fandom! <3 Justamente pela "complexidade" que a escritora pareceu não gostar muito.

  5. dayane

    o nome mais ruim pra mim é o do KARA tipo se era pra chamar o fandom de Kamilia, chamam-se logo de ”Karinia”, ficaria bem melhor por que esse nome derivaria de KARA.

  6. Jade ~

    Eu prefiro mil vezes Shawol do que “Light”
    Como Shawol me vem a ideia de que o SHINee e os fãs formam um mundo próprio, acho que Shawol combina com o grupo, acho que Light não seria tão legal, seria simplesmente luz….Ou seja como Shawol acho mais bonito Shawol mesmo ~~

    1. Ren Kurisu

      Não achei importante explicar o porque, mas não é só luz. É porque da luz que vem o brilho. Então quando houver luz é o momento certo do brilho aparecer. Enquanto existirem os fãs é a razão suficiente pro grupo retornar. Mas cada um tem sua opinião claro. ;3 Eu gosto da ideia do mundo de SHINee, mas como Shawol eu não gosto dessa sigla.

  7. Hello

    Adorei a matéria, mas faltou muitas pesquisas pra ela, acho que se você está fazendo uma matéria e é colunista e se for falar de algo importante como isso, precisa de no mínimo um leve conhecimento de cada grupo.
    Só para salientar um pouco, U-KISS não vem de you kiss, a maioria dos grupos tem os fandom’s levados para o nome feminino, por que na Córeia meninos não curtem K-pop, sim, tem alguns inclusive em grupos femininos, mas fora comprovado que quase mais de 70% são fãs femininas, é como a banda restart aqui, só quem curte são menininhas.

    1. Ren Kurisu

      Eu sei que a maioria dos fandoms de grupos masculinos tem em sua maioria garotas como fãs, mas ainda assim tem garotos e eu acho importante salientar sobre o detalhe dos gêneros. Perceba que no caso de Boyfriend eu cito sobre isso. ;3

    2. sleepy_snorlax

      Não sei de onde você tirou essa informação de 70%, mas vamos dizer que seja verdade. 30% ainda é um número extremamente expressivo do público, não tem como simplesmente dizer que por ser uma parte menor, não deve ser levado em consideração.

  8. 소녀시대 ~ ♥

    Minha ideia é meior ruim para minhas divas do Girls’ Generation, ja que as vezes ela falam em Girl Power. Seria legal ser GIRLPOWER para meninas, e FLOWERBOYS para os meninos kk

  9. NanyMcPheeV

    Fiquei chocada com sua opinião sobre o Shawol, mas tudo bem u.u, eu gosto muito do nome e acho bom e a sua ideia também não é ruim, mas é assim né, então vamos deixar desse jeito.
    Amei o significado de Inspirit, eu amo tanto o INFINITE T-T

  10. Joao Victor Leite Nascimento

    Confesso, não concordei com suas sugestões de nomes em nenhum dos casos kkkkkkkkkk Mas achei bem legal a matéria para quem é novato no K-Pop.

  11. Angie

    Nunca vi tanta reclamação em um post só,calma são só fandoms ninguém vai morrer se o nome dele é feio ou bonito e possivelmente as fãs também não estão nem aí pra nome de fandom,afinal quando se gosta o nome é do menos.

    PS:Sou shawol e ainda prefiro shawol,o nome “LIGHT” é muito sem-graça.

      1. Angie

        Acho que a partir do seu comentário a minha opinião se torna mais pessoal,eu confesso que eu não gostei da maioria sugestões que ela deu e acho que criticar um nome de fandom uma coisa meio desnecessária,sei lá,tem coisas mais “criticáveis” do que isso no kpop.

  12. Marinho Guimarães

    Pelo menos SONE é um nome que até nós, fanboys, podemos usar.
    E pensar que o Girls’ Generation “deu errado”, já que era pra ser um girlgroup PRA MENINAS.

    Só que tem mais fanboy que tudo nesse mundo.

    1. Ren Kurisu

      Não tirei de lugar nenhum. Sei muito bem o significado do nome do grupo e o que significam as letrinhas, mas literal, a razão do porque o fandom se chama Kiss Me, é tecnicamente por causa disso.

    2. Jinuah

      O objetivo dela era falar sobre os nomes dos fandoms e não explicar o nome dos grupos e falando nisso eu acho uma boa ideia ela fazer um post falando dos nomes dos grupos. O que acha?

        1. Alguém

          U-KISS não vem de “You Kiss”, o nome do grupo é uma abreviação de “Ubiquitous Korean International idol Super” Star. O nome do fandom é Kiss Me porque a abreviação se assemelha com “You Kiss”, acho eu.

          Você deveria ter pesquisado antes de publicar a matéria. e-e’

          1. Renata Kurisu

            Eu pesquisei. ;3 Agora, como eu já tinha respondido ali em cima: “Sei muito bem o significado do nome do grupo e o que significam as letrinhas, mas literal, a razão do porque o fandom se chama Kiss Me, é tecnicamente por causa disso.”

  13. In-c

    Esclarecedor, obrigada! Como não curto a maioria desses grupos não fazia a mínima ideia de onde vinham os nomes dos fandoms, tinha curiosidade sobre vários, você matou quase todas. Como se chama os fãs de Brown Eyed Girls? Não lembro de ter lido em nenhum lugar, e por ser um grupo antigo não é possível que ainda não tenha, ou é? Rs.

    Sempre achei o do 2NE1 um dos melhores, foi uma sacada fantástica e ficou extremamente original, adoro estar incluída nisso, hoho.

    Alguns são muito simples, nem parecem que acreditaram no potencial dos grupos. Outros são bem engraçados ou sem noção. Me diverti abeça! Seria legal ter uma segunda parte para os grupos menos “conhecidos”.

    1. Ren Kurisu

      Queria poder te dar um abraço muuuuuuito forte. Sabe por que? Porque você é uma das poucas pessoas que entenderam o objetivo do post. Entendeu que era pra esclarecer, pra apresentar os nomes, que minhas sugestões são meras brincadeiras e que era um texto divertidinho. Tem gente que leva tudo muito pro pessoal e fica biased pelo grupo que ama e acha que estou ofendendo de alguma forma.

      O nome do fandom de Brown Eyed Girls é Everlasting/4Everlasting.

      Vou ver sobre os grupos menos conhecidos, às vezes eles nem tem nome oficial para o fandom, mas sua sugestão está anotada.

      1. In-c

        Ahh, que isso! Eu que queria te dar um abraço por me proporcionar tal diversão, que além de tudo me esclareceu um pouco mais sobre esse mundo vasto do K-pop; quando você pensa que sabe bastante, percebe que tem muito mais ainda para conhecer, é incrível. Tem gente muito radical mesmo, sério, isso sempre me espanta, tudo levam para o lado da ofensa, acho preocupante essa questão.

        O nome é até bonito, mas achei que fosse algo mais poderoso que sentimental, de qualquer jeito agradeço pela explicação.

        Imaginei; se grupos monstros não tem, quanto mais os menores, enfim. Seria bem legal, gostei do estilo do post; descontrair faz bem.

  14. sl

    amei o post sinceramente amei respeito todos os fandoms mas sempre aqueles que nós amamos mais eu sou uma ELF realmente a primeira que se ouve se pensa porque do nome mas o significado é o que importa para nós que amamos incondicionalmente o suju.O que posso dizer do bigbang foi meu primeiro boy band do qual me apaixonei e tbm me considera uma v.i.p mas discordo qto a troca do nome este nome é perfeito mas trocar jamais nós agradecemos os respeitos que o grupo nos dá nos dando este nome e o que seria da minha vida sem o tvxq amuu de paixão os cassiopeia é o nome do imenso oceano vermelho que abraça a asia de amor e alegria fiquei só um pouco chatiada que o 2ne1 não estava na lista foi por causa delas que eu conheci o kpop e sou alem ELF,VIP,CASSIOPEIA sou BLACKJACK com muita alegria e amor mas amei demais

  15. Maíra

    Oh, God, finalmente alguém que escreve preocupada com o que fica bom para ambos os sexos!!

    Ótimo texto, Ren, de uma ironia finíssima (tão fina que muita gente não conseguiu compreender) e com um senso crítico apurado.

    Adorei!

    1. Ren Kurisu

      As pessoas levaram um textinho que era pra ser divertido a um ponto tão sério que eu até reli e reli pra ver, né? Vai que sem querer eu realmente ofendi Zeus e o mundo?
      Que bom que você gostou!! ;3

    1. Ren Kurisu

      Então, faltou e não faltou. No começo do texto eu falei: “Infelizmente não poderei citar todos os fandoms…” Quem sabe não fica pra um outro post? ;3

  16. Carol

    Olha, vi alguns comentários aqui e fiquei bastante surpresa. Até onde sei e li, o título deixa bem claro que a matéria feita pela Renata é uma opinião DELA. É um ponto de vista pessoal.

    O que não estou entendendo é alguns mimimi e blablabla e uma cobração meio que sem pé e cabeça. Vocês deveriam ficar felizes que alguém tirou um tempo do dia e fez uma matéria super interessante, dando os nomes dos fandoms e os significados. Coisa que, provavelmente, esclareceu a vida de muitos.

    Não estou dizendo que não se pode dar a opinião. Se você não gostou, beleza. Se você gostou, beleza também. Mas, por favor, vamos ter o bom senso.

    E antes que me esqueça, ler o texto sempre faz bem. Não adianta nada você fazer uma pergunta desesperada se a resposta se encontra no segundo paragrafo do texto.

    Enfim. Só isso.

    1. Ren Kurisu

      Você tem que reclamar com as empresas porque são elas que dão os nomes pros seus fandoms. ;3
      P.S.: Eu só fiz explicar os nomes dos fandoms, então o problema realmente é de quem criou eles.

        1. Ren Kurisu

          Ah, eu curti. É divertido que eu faço parte da maioria dos fandoms que eu dei alguma sugestão. O problema de vocês é que não sabem levar nada na brincadeira, já vem tacando pedrinhas. Deixem de ser absurdamente biased, a gente fala uma coisinha que desagrada e vocês já acham que ofendemos a vida.

  17. ricardo

    na verdade o fandom sone se chama pela musica tell me your yish ou genie de 2009 como uma homenagem ao fomdom sendo que é como victor falou , significa desejo por isso o 2nd mini album genie ^^ sendo os dois maiores fandoms femininos nós já sabemos sone ^^ e blackjack ^^

  18. Zelo Junhong

    Perfeito, eu acho que os nomes de 2NE1 e Nu’Est são os mais inteligentes, SÓ ACHO.
    O de 2NE1, please… você já explicou e o de Nu’Est tipo, perfeito.
    Parece at[e que o nome do grupo colabora com o nome do fandom
    뉴이스트 (menos) ㅠㅣㅡ ㅡ (é ígual a) ㄴㅇㅅㅌ, perfect.

  19. Dinha

    Bem, acabei de ler a matéria e a maioria dos comentários e vou fazer um elogio e uma crítica positiva sobre a mesma.

    O meu elogio é envolta na matéria em geral, adorei o abordamento do assunto e a sua disponibilidade de fazê-la, mas ao mesmo tempo vem a minha crítica.

    Assim que acabei de ler os comentários percebi no que as pessoas acabaram se ofendendo tanto. Bem, você é colunista, e diferente das matérias que leio no Kpop Now, essa não é uma coluna informativa e sim uma coluna opinativa. Você deu a sua opinião sobre os nomes e gêneros e tals, então ao mesmo tempo que você opinou, um crítico/leitor, pode opinar sobre a sua opinião, mas você rebateu com a seguinte resposta “Culpe as empresas, por que foram eles que criaram os nomes.”. Então opa, se isso fosse uma coluna informativa a resposta estaria correta, mas isso é sua coluna opinativa, as pessoas não criticaram a escolha da empresa, criticaram a sua opinião sobre a matéria e sem contar que muitos fatos estão de certo modo errados na matéria, faltou um pouco de profissionalismo nessa parte da pesquisa sobre o assunto que você foi abordar.

    Bem, acho que é isso. Enfim, como eu disse, por mim eu adorei a matéria, mas ao mesmo tempo estou levando em conta o lado dos leitores.

    1. Ren Kurisu

      Se você reparar eu só respondi o “culpe as empresas” 2 vezes e pra pessoas que comentaram coisas como “não curti”, “só li merda”. Bem, eles não especificaram o que exatamente eles não curtiram ou o que acharam uma merda, logo posso interpretar de uma outra maneira.
      Agora, minha matéria é informativa e opinativa. Estou dando informação dos nomes dos fandoms e bem, dando minha opinião, acontece que muita gente acabou se ofendendo com coisas que não eram pra ofender. Algumas pessoas leram essa matéria antes e acharam ela divertidinha por causa dos meus comentários. Eu acho triste que as pessoas acabam sendo biased e achando que estou de alguma forma criticando seriamente os nomes dos fandoms, tendo em vista que eu mesma faço parte da maioria deles.
      Eu acho que todo mundo tem o direito de expor sua opinião assim como eu expus a minha.

    1. Ren Kurisu

      Então, faltou e não faltou. No começo do texto eu falei: “Infelizmente não poderei citar todos os fandoms…” Quem sabe não fica pra um outro post? ;3

  20. Carolina Lippi

    Não sabia que eu era obrigada a gostar do post. ):
    Sou obrigada a curtir os os nomes que ela pos no fandon’s? Para os fãs não é importate se é criativo ou não, e sim se tem um significado especial.
    Agora seu querem fazer barraquinnho por pouca bosta, eu não tenho tempo para isso.
    Realmente, achei uma bosta falar que “a tal fandom foi sem criatividade”. Se tem um significado, já ta valendo ali.
    Mas se você preferem fandom com nomes bonitinhos do que acompanhar a banda isso é idiotice.

    1. Roberta

      Ninguém disse que você é obrigada a gostar, lol, mas não é só porque você tá na internet que as pessoas vão deixar de esperar um mínimo de educação da sua parte.

      Sinceramente, entendo seu ponto de vista, não vejo tanta relevância em questionar os nomes des fandoms, mas por favor, né.

        1. Roberta

          Chegar num texto que uma pessoa provavelmente demorou, se dedicou pra fazer e comentar que só leu merda não é a atitude mais educada que eu já vi.

          Pode não ter sido sua intenção, mas não foi educado, really.

  21. Vanessa Campelo

    Pra mim o nome mais legal é blackjack (meu fandom, pára!), mas eu particularmente também adoro BBC do Block B e KISS ME do U-Kiss. Além de achar Cassiopeia muito bonito mas… bem, não funciona mais.

    Agora… EXO não tem um nome “oficial” não é? As fãs se chamam de EXOtics, que eu acho muito legal, mas já vi eles falando em chamar de EXOrcists, tipo… não.

  22. ダニエル

    Sobre o nome do fandom do T-ara , Eu não digo que eu sou queen , Vejo muitos garotos falando que são ‘ kings ‘ e pra mim fica mais facil tb !!

  23. Rie

    Os fãs masculinos do TARA são kings, oshe e-e
    A única coisa que me incomodou foi do Super Junior, cara já pensou toda hora que falar o fandom pronunciar Ever Lasting Friends..não é melhor E.L.F ? Tem um significado por trás..não é nada de elfo e nada disso..Quanto ao negocio do genero concordo com algumas coisas..mas se está assim então fica assim, algumas sugestões ficaram estranhas, como o do 2PM e 2AM, botar nome igual também é falta de criatividade, só acho.

  24. Karen

    Os fandoms são muito perfeitos, e acho todos os nomes lindos, e também discordo sobre o egoismo do fandom do MBLAQ, pelo que eu soube, esse nome foi escolhido pelos fãs, então, não é egoismo, já que os próprios fãs escolheram esse nome.
    E o fandom do FTIsland para garotos é Primadude ^^

  25. Takerofa

    Amei o post, mas senti falta do fandom de B1A4, tá parei. A escolha do de Nu’est foi ótima, e se está ruim pros fãs de F(x) e EXO, imagina pros meninos que gostam de MYNAME, sério, como o menino disse lá em cima, mesmo que só 30% do fandom seja meninos, eles deveriam ter levado em consideração, pq 30% das vendas fazem falta pra qualquer um. Obrigado pelo post e espero ler mais das suas colunas que são ô uma delixia

  26. Ma_

    TVXQ – Cassiopeia = É o nome de uma constelação com 5 estrelas e eram 5 membros no grupo. Sem uma estrela a constelação não seria Cassiopeia, enfatizando a importância de cada membro.

    Cassiopéia tem um sigfinicado fofo e combina muito porque realmente os meninos eram mto unidos *^^*
    e eu adoro simplificar e me chamar de “cassie” haha <3
    Que pena que o fandom do BEG não entreou na lista.

  27. LayII

    Eu amei a ideia do nome do fandom do SHINee, é como se eles falassem q somos o mundo deles.
    Sobre o Ilhoon <3
    E sitpo, já q vc não falou, vou falar aq, um fandom q eu acho lindo o nome é EXO-L, no alfabeto é K L M, temos o EXO-K e EXO-M, estamos no meio.
    Essas ideias de nomes são tão liamdas cara djsidbgh

  28. Andreza

    Eu gosto do nome E.L.F, V.I.P e shawol, acho lindos. Também adoro shawol e cassiopéia, embora eu simplifique chamando de cassie, faltou o fandom do b1a4 que é bana.
    O do Exo se chama Exo-L e sinceramente acho muito legal, até de falar, dá uma viradinha legal na língua, kkkk
    Lo/\e também é lindo.
    Suas idéias foram divertidas kkkkkkk.

  29. Jay

    Olá Renata. Acredito que você tenha tomado uma sábia decisão em colocar como título [Opinião] em sua postagem, pois ela não passa mesmo da sua visão sobre cada fandom, e não unânime. Eu vou te explicar o que significa ser Cassiopeia, antes de mais nada. Você citou “acho que o destino não cogitou reviravoltas aqui.” Você sabe o que é uma constelação? Ela deixa de existir quando uma das estrelas “morre”. Se cada integrante representa uma estrela e nenhum deles morreu, continua sendo uma constelação. Mesmo que os artistas tenham seguido caminhos diferentes, eles são as “estrelas” que o fandom apoia, não importa quais decisões eles tomem referentes a suas carreiras. Em segundo lugar, mesmo que um deles venha à falecer – espero que isso demore muitos e muitos anos para vir acontecer – a constelação não morre. Sabe por que? Quem é fã de verdade não deixa de respeitar e levar consigo um enorme carinho pelo mesmo. Mesmo que ele não habite mais a terra. O sentimento permanece, e é isso que manterá a Cassiopeia viva por muitas décadas. Integrantes do fandom podem sair, outros podem entrar. Isso acontece com qualquer fandom. As nossas estrelas podem não estar juntas no mesmo palco, porém, elas habitam os corações dos verdadeiros fãs. Não é Cassiopeia quem apoia apenas dois. Não é Cassiopeia quem apoia apenas três. É Cassiopeia quem torce, se alegra e até mesmo chora por essa constelação completa, pelos cinco. Isso é ser Cassiopeia. Não estou aqui para criticá-la, pois está óbvio que você não é fã deles, senão saberia disso. Vim em meu nome e de tantas Cassiopeias que são criticadas pelos outros só pelo motivo de seus ídolos terem tomado caminhos diferentes. Nós sabemos o porquê deles terem feito isso. Nós sabemos o quão difícil foi para os cinco. E isso que importa de verdade. Esse é o significado da Cassiopeia. A constelação só deixará de existir de verdade, quando o último fã deixar de habitar a terra. Grata pela atenção.

  30. Suelen

    Achei super leal tudo, porém descordo de vc achar que BOOM seria um nome melhor para o fandom do BIGBANG kkkk Acho que alem de V.I.P não ha nenhum nome que representaria melhor o fandom em si.

  31. Suelen

    Achei super legal* tudo, porém descordo de vc achar que BOOM seria um nome melhor para o fandom do BIGBANG kkkk Acho que alem de V.I.P não ha nenhum nome que representaria melhor o fandom em si.

  32. kots

    rank de melhores nomes nao posso falar muito, mas se for pra dar top 1 barraqueiras as sones ganham disparado… oh povo que gosta de uma confusao…ahahhahahah…

  33. Daniela

    eu acho que no caso do shinee os fãs poderiam ser chamados de star assim ficaria shinee star que seria estrela brilhante. eu acho bonito e que da para ser usado por ambos os gêneros.

  34. Stephanie

    O fandom do SISTAR se chama Star1 porque as meninas querem que os fãs acreditem que todos sejam estrelas, que todos podem ser estrelas. Vem aí nome do fandom…
    Eu me informaria melhor antes de falar isso

Poste o seu comentário